domingo, 16 de agosto de 2009

POR DETRÁS DA MÁSCARA

POR DETRÁS DA MÁSCARA
Theodiano Bastos (*)

. “Quem vê cara não vê coração” diz a sabedoria popular; daí a necessidade de se ser um observador treinado para conhecer algumas características que ensejem se desconfiar o que se esconde atrás das máscaras, porquanto “coração de gente é terra que ninguém anda”, conforme se comprova nesse caso do assassinato de Isabella Nardoni, tendo os pais como suspeitos..
Por exemplo, a diferença entre o psicótico e o psicopata: o psicótico não reconhece o que faz e o psicopata reconhece, mas não dá importância. Ele é um típico exemplo da nova geração que deseja algo de maneira inconseqüente. Quer porque quer, e pronto; não conhece o caminho do não-limite.
O psicopata não é exatamente um problema mental. É preciso muita sensibilidade para se conhecer a fronteira oscilante entre a loucura e a mente sã, uma zona fronteiriça entre a sanidade e a loucura. Ainda é um desafio para médicos e cientistas, porquanto têm o perfil para se tornar chefes e líderes de rebeliões. Os psicopatas são sedutores, eloqüentes, charmosos, capazes de impressionar e de cativar rapidamente, são peritos em manipulação, sabem enganar e dizem exatamente o que se quer ouvir, daí serem perigosos. Não há método de análise de comportamento do psicopata, mas se sabe que é um distúrbio de comportamento anti-social, atinge uns 5% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde. Muitos não têm delírios e alucinações, nem perdem o sentido da realidade. Geralmente são inteligentes, mas uma inteligência a serviço do mal, não sentem pena ou piedade, não se enquadram nos padrões éticos e morais da sociedade. “perdem a capacidade de se reconhecerem e simpatizarem com os outros”, o que resulta em maneiras agressivas, anti-sociais e comportamento manipulativo. Não têm nenhum sentimento de culpa por fazerem o mal, até assassinatos em massa, como são exemplos líderes históricos como Hitler, Stalin, Mao Tse Tung, o atual Bin Laden etc.
Já o esquizofrenia ainda é um mistério para a ciência e ainda não tem cura. É uma doença crônica que atinge 60 milhões de pessoas do planeta. Não se conhecem as causas. Sabe-se que há uma predisposição genética.
O PSICOPATA ENTENDE INTELECTUALMENTE A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, MAS É DESPROVIDO DE PIEDADE, EMPATIA, REMORÇO E EMOÇÕES QUE ESTÃO NA BASE DO SENSO MORAL DAS PESSOAS. INDIVÍDUOS ASSIM SÃO IRRECUPERÁVEIS.
É possível que alguns dos leitores já tenham conhecido ou até tenham sido vítimas de estelionatários, que também são psicopatas, pessoas que nasceram com o caráter deformado e este tipo de gente, dizem os criminalistas, serão sempre perigosas e são irrecuperáveis. Mas não podem deixar impunes pelos crimes que venham a cometer.

Diz Dom Eugênio Salles, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro: “ENTRE AS OBRAS DE MISERICÓRDIA, ESTÁ O CASTIGO AOS QUE ERRAM”.
LEIA TAMBÉM no theodiano.blog.terra.com.br: O SEGUNDO EU DE TODOS NÓS, O CASO ISABELLA NARDONI, QUEM SOU EU?, ENTRE O AMOR E O ÓDIO, O AUTOCONHECIMENTO e A DIMENSÃO OCULTA DA VIDA.
(*)Theodiano Bastos é escritor, autor dos livros: O Triunfo das Idéias, A Procura do Destino e coletâneas e é presidente do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, - CEPA – Vitória – ES
( www.proex.ufes.br/cepa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário