domingo, 16 de agosto de 2009

O I CHING NA VIDA PESSOAL E NOS NEGÓCIOS

O I CHING NA VIDA PESSOAL E NOS NEGÓCIOS
THEODIANO BASTOS

Desejo compartilhar com os leitores minha experiência, também compartilhada com amigos, nas consultas ao I CHIG, o Livro das Mutações, da editora Pensamento, famoso oráculo e livro de sabedorias da China, com resultados espantosos.
É um desafio a tentativa de condensar tão importante obra, num pequeno espaço de jornal, pois há, inegavelmente, um choque psicológico ao penetrar numa cultura de mais de 4.000 anos, bem diferente da nossa. Mas graças a Carl Jung, o famoso discípulo de Freud e a Richard Wilhelm, autor do livro, esse caminho se tornou menos áspero com mais luzes iluminando o caminho.
O I Ching interpreta as perguntas utilizando o método em que “quem responde não é sinal quem pergunta”, isto é, tirando a resposta do inconsciente de quem pergunta.
O I Ching busca a expressão do inconsciente, do que há de mais verdadeiro, puro e essencial em nós, ajudando a encontrar nosso caminho através das complexidades do destino e da escuridão de nossa própria natureza.
Mas o que estarrece os estudiosos de nosso tempo, é como se explicar que probabilidade usada na teoria de Einstein e utilizar a linguagem binária dos computadores? É o grande mistério a ser desvendado.
Como o reverenciado clássico “ Ching o Livro das Mutações”, são de grande utilidade prática para nossos dias, para esse mundo em profunda crise de valores, a esse momento de perplexidade, é termos à mão um manual para uma perfeita compreensão da natureza humana e do Universo, um instrumento para a cuidadosa análise de nós mesmos, de autoconhecimento e da auto-indagação, como forma de orientar-se e conhecer-se melhor, olhando para o interior de si mesmo, em busca do conhecimento das forças que impulsionam nossos pensamentos, sentimentos, ações e omissões.
Tomamos conhecimentos do lado sombrio de nossa personalidade, ajudando-nos a aceita-lo integralmente e ensina como aplicar o poder regenerador do amor ao se sublimar os próprios defeitos. O lado da sombra, o segundo eu de todos nós, o inimigo dentro de nós mesmos tentando destruir-nos e nos levar para o abismo. Enfim, o que há de negativo na personalidade de todos nós.
O I Ching é um instrumento que nos ajuda a pesquisar o sentido mais profundo de nossa existência em situações confusas ou de perigo, em momentos de inquietação, identificando influências de forças e movimentos cósmicos agindo sobre nós. Pode proporcionar grande ajuda em momentos difíceis. Oferece grande utilidade prática para a psicologia prática.
Existe também a versão de Guy Damian - Knight de “I Ching na administração de empresas” , ed. Record Nova Era, de grande valia para empresários e empreendedores nos momentos de grandes decisões.
“Nada acontece por acaso; tudo o que ocorre está ligado à sincronicidade da vida. Tudo acontece de acordo com a Grande Lei. O “acaso” é simplesmente um nome dado a uma lei que não reconhecida”, ensina o Oráculo chinês Yang e Yin (luz e trevas) são ativados em 64 hexagramas para desvendar caminhos e trazer luzes em momentos difíceis de nossa vida, quando se descobrirá que o inconsciente dos homens é feminino (Anima) e o da mulher é masculino (animus), isto é, o dos homens tem polaridade feminina e o das mulheres, masculino.
Mas só quem sabe o que procura pode encontrar o caminho, ensina a sabedoria oriental. No I Ching, seguramente se achará o alimento da alma que é o conhecimento, conforme ensinava o velho sábio Platão.
Este artigo está no livro “A PROCURA DO DESTINO” de autor deste texto e foi publicado em “A Tribuna”, Vitória – ES de 25/01/01.
(*) Theodiano Bastos, fundador e presidente do Círculo de Estudo, Pensamento e Ação – CEPA - ES. é escritor, autor dos livros: O Triunfo das Idéias, A Procura do Destino e coletâneas. www.proex.ufes.br/cepa.
O texto está na Internet no Blog OFICINA DE IDÉIAS – (O Blog do Thede) (theodiano.blog.terra.com.br). ongcepa.terra.com.br

Sobre o tema, leia também no theodiano.blog.terra.com.br A DIMENSÃO COULTA DA MENTE, O AUTOCONHECIMENTO, AS RELIGIÕES E A MÚSICA, QUEM SOU EU? e O SEGUNDO EU DE TODOS NÓS

Nenhum comentário:

Postar um comentário