sexta-feira, 19 de março de 2021

VENCENDO O MEDO E CELEBRANDO A VIDA



Por THEODIANO BASTOS

Aos 18 anos fui voluntário para fazer parte de um grupo especial da FAB treinado pelo Exército no Centro de Instrução Militar na Base Aérea de Natal. Eram 1.523 sendo preparados para uma possível 3ª Guerra Mundial por causa da Guerra da Coréia. Outros tantos eram treinados no Campo dos Afonsos no Rio, também pelo Exército.

Levo a vantagem de ter recebido treinamento para um Guerra Mundial na década de 50 e estamos numa guerra mundial contra um inimigo invisível, poderoso e imprevisível que é a Covid-16. E o Brasil está com a saúde pública em colapso com quase 300 mil mortos.

Aos 84 anos, ao longo de um ano de pandemia, mesmo contrariando todos as recomendações de familiares, nunca aceitei ficar isolado em casa. Sempre venci o medo e saí diariamente para caminhar na praia, entrar no Mar celebrando a vida, e saudando a quem encontrava: Bom dia! Ainda estamos vivos, hein? E todos abriam em sorrisos: “Graças ao bom Deus”

E quando preciso pegava o carro para e fazer compras em feiras livres e supermercados e às vezes ônibus urbanos e filas em terminais para ir em Vitória pagar contas e efetuar compras em farmácias e na Vila Rubin para comprar produtos naturais.

Forte, saudável e sem comorbidades, aos 58 anos, o senador Major Olímpio morre após 16 dias internado com covid-19. Deveria ter uma predisposição genética que potencializava a morbidez do coronavírus ou tinha chegado seu dia...  

OS VENCIDOS PELO MEDO

Isolado num apto. no Leblon no Rio, há mais de um ano, o autor de novelas Manoel Carlos, 88 anos, tem lidado com suas angustias e medos. Dia que segue à risca a cartilha antivírus. “Fora a minha mulher (Elisabety, com quem está casado há 43 anos), todas as pessoas com quem precisei ter contato em casa neste período entraram totalmente cobertas: macacão esterilizado, proteção para o sapato, luva, máscara, face shield ...” https://veja.abril.com.br/cultura/sonho-com-a-minha-liberdade-diz-o-autor-manoel-carlos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário