terça-feira, 9 de março de 2021

FACHIN: CORRUPÇÃO COMPENSA


 Após cinco anos, em que dois dos processos foram julgados e as sentenças confirmadas no STJ e até no próprio STF, eis que Fachin sozinho e COM filigrana formal, Fachin torna Lula elegível. Lula não foi inocentado, processos voltam a estaca zero em Brasília. Mas crimes podem prescrever com a demora do novo julgamento. PGR vai recorrer. 

Dallagnol critica decisão de Fachin e diz que processos contra Lula têm ‘reais chances’ de prescrição

 “Esse é mais um caso derrubado num sistema de Justiça que rediscute e redecide o mesmo dezenas de vezes e favorece a anulação dos processos criminais. Tribunais têm papel essencial em nossa democracia e devem ser respeitados, mas o sistema de justiça precisa de aperfeiçoamentos”, acrescentou.

 

O procurador disse ainda que há riscos de “retrocesso” no combate à corrupção.

Segundo o procurador, o sistema de justiça “favorece a anulação dos processos criminais”. “Processos envolvendo o ex-presidente serão retomados em breve em Brasília, mas com reais chances de prescrição. Várias questões serão rediscutidas nos tribunais. Nada disso, contudo, apaga a consistência dos fatos e provas, sobre os quais caberá ao Judiciário a última palavra”, afirmou na rede social.

“Saindo do caso concreto, é preciso abrir os olhos para os amplos retrocessos que estão acontecendo no combate à corrupção”, disse. “Precisamos discutir essas amplas mudanças em curso (e aqui não falo mais do caso concreto) para decidir se queremos ser o país da impunidade e da corrupção, que corre o risco de retroceder vinte anos no combate a esse mal, ou um país democrático em que impere a lei.” 

 

Saiba mais em: Cantanhêde: 'Fachin pegou atalho ao anular condenações. Lula e Bolsonaro agradecem'

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-de-volta-desvia-o-foco-na-pior-hora-da-pandemia-e-do-proprio-bolsonaro,70003641070

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/03/08/dallagnol-critica-deciso-de-fachin-e-diz-que-processos-contra-lula-tm-reais-chances-de-prescrio.ghtml


2 comentários:

  1. Theomar Soledade Júnior, Feira de Santana: Coisa que admiro em honestos, desonestos, probos e canalhas é a COERÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. Teodiano Filho, Ciudad do México: O Brasil é um país de surpresas mesmo! Parece novela!

    ResponderExcluir