sábado, 2 de setembro de 2023

SALVADOR TERÁ VLT DO TIPO MONOTRILHO


Por THEODIANO BASTOS

Após mais de 160 anos, trens do subúrbio têm último dia de funcionamento 2021

O transporte ferroviário de Salvador deixa de funcionar neste sábado (13), após mais de 160 anos em operação. Os trens ligam o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe.

Por estar instalado na área do subúrbio, as pessoas que residem e trabalham na Cidade Alta geralmente não usam o transporte, pois os trens não passam pelo centro da capital baiana.

"Eu morava no Cabula [bairro de Salvador] e nunca tive a oportunidade de vir. Como eu soube que hoje é o último dia vim me despedir", disse um passageiro.

 

De acordo com a Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), aos sábados, em dias normais, o fluxo de passageiros na primeira estação (Calçada) gira em torno de 300 a 600 pessoas. Neste sábado, último dia de funcionamento do sistema, entre 5h45 até 12h, já foram contabilizados cerca de 1.217 passageiros na estação situada na sede da CTB no bairro da Calçada.

A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.

Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a conclusão das obras do VLT, ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região.

VLT

O VLT de tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada em dezembro de 2019. Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses.

O equipamento é investimento do Governo do Estado da Bahia. Mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o bairro do Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

A obra de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pasta responsável pelo transporte, investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar, diretamente, 2.200 empregos, além dos empregos indiretos. “E quando estiver em operação, vai consumir mais de 700 pessoas empregadas. Então, nós estamos gerando empregos no Subúrbio, estamos gerando atividade econômica, e essa é também a nossa contribuição para melhorar o problema social e aumentar a empregabilidade na região do Subúrbio Ferroviário. FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/02/13/ultima-viagem-do-trem-do-suburbio-ocorre-neste-sabado-sistema-deixa-de-operar-para-inicio-das-obras-do-vlt.ghtml

 

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