Por THEODIANO BASTOS
Após mais de 160 anos, trens do subúrbio têm último dia de funcionamento 2021
O
transporte ferroviário de Salvador deixa de funcionar neste sábado (13), após
mais de 160 anos em operação. Os trens ligam o Subúrbio Ferroviário pela orla
da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe.
Por estar
instalado na área do subúrbio, as pessoas que residem e trabalham na Cidade
Alta geralmente não usam o transporte, pois os trens não passam pelo centro da
capital baiana.
"Eu
morava no Cabula [bairro de Salvador] e nunca tive a oportunidade de vir. Como
eu soube que hoje é o último dia vim me despedir", disse um passageiro.
De acordo
com a Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), aos sábados, em dias
normais, o fluxo de passageiros na primeira estação (Calçada) gira em torno de
300 a 600 pessoas. Neste sábado, último dia de funcionamento do sistema, entre
5h45 até 12h, já foram contabilizados cerca de 1.217 passageiros na estação
situada na sede da CTB no bairro da Calçada.
A ferrovia
que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853,
quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a
concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade
de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.
Em 2005, a
gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de
responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema
foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser
administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região
do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a
conclusão das obras do VLT, ganhará também um museu ferroviário e um centro
comercial de serviços na região.
VLT
O VLT de
tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada em dezembro
de 2019. Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT
estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses.
O
equipamento é investimento do Governo do Estado da Bahia. Mais de 170 mil
usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso
que vão ligar o bairro do Comércio até a Ilha de São João, no município de
Simões Filho, região metropolitana de Salvador.
A Fase 1
das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o
bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em
Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região
de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais
5 estações.
A obra de
acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pasta
responsável pelo transporte, investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai
gerar, diretamente, 2.200 empregos, além dos empregos indiretos. “E quando
estiver em operação, vai consumir mais de 700 pessoas empregadas. Então, nós
estamos gerando empregos no Subúrbio, estamos gerando atividade econômica, e
essa é também a nossa contribuição para melhorar o problema social e aumentar a
empregabilidade na região do Subúrbio Ferroviário. FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/02/13/ultima-viagem-do-trem-do-suburbio-ocorre-neste-sabado-sistema-deixa-de-operar-para-inicio-das-obras-do-vlt.ghtml
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