segunda-feira, 25 de setembro de 2023

COMO CHEGAR AOS 101 ANOS LÚCIDO E PRODUTIVO?

 

Por RUBENS DA SILVA PONTES

A empresa de streaming Netflix lançou um documentário, do jornalista e escritor Dan Buettner, no qual investiga as razões pelas quais em alguns pontos do planeta as pessoas vivem mais, melhor e com mais qualidade de vida. O documentarista viajou para cinco locais, denominados Zonas Azuis, buscando investigar o que fazia daquelas populações as mais longevas do mundo, nos dando indícios de que, talvez, muito do que sabemos sobre longevidade pode não ser tão óbvio quanto pensamos. "Como viver até os 100: os segredos das zonas azuis"? (https://www.netflix.com/br/title/81214929) Vejam as cidades visitadas: Okinawa no Japão, Sardenha, na Itália, Loma Linda, na Califórnia, Ikaria, na Grécia e Nicoya, na Costa Rica.

O escritor Dan Buettner precisa entrevistar RUBENS PONTES em Capim Branco na Grande BH para incluir no seu estudo.

AGORA VEJAM OS SEGREDOS DE RUBENS PONTES PARA CHEGAR AOS 101 ANOS LÚCIDO E PRODUTIDO:

Não há segredo para cruzar um século de vida: basta, como eu, ter nascido em dezembro de 1922... Sinceramente, nunca me preocupei com a longevidade; até a maturidade fumei muito, não abria mão do meu uísque de toda noite, e trabalhava cerca de 10 horas por dia. Minha alimentação sempre foi reprovada pelos nutricionistas: não comia legumes de nenhum tipo, jiló nem sob tortura... Caminhadas, todos os dias, de casa até o ambiente de trabalho. Cerca de 40 minutos para ir e 30 para o retorno.

Fui operado ainda jovem de apendicite supurado, aos sessenta recebi duas pontes de safena, aos 70, já em Vitória, um implante arterial e duas cirurgias de hérnia inguinal... Sofri fratura de uma vértebra cervical, morando em Manguinhos, e, há pouco mais de um ano, para coroar esse "curriculum", sofri uma queda na casa de um amigo, em Belo Horizonte, fraturando a bacia (para  surpresa dos médicos ortopedistas, me recuperei sem cirurgia...) Como Você vê., amigo. e como acentuou o bardo inglês, "há mais coisas entre o céu e terra com que nem sonha a nossa vá filosofia..." E muito obrigado, fraterno amigo, pela sua permanente preocupação comigo e com meu bem estar...               SAIBA MAIS EM: https://www.em.com.br/app/colunistas/vitalidade/2023/09/20/noticia-vitalidade,1564503/como-viver-ate-os-100-anos-os-segredos-das-zonas-azuis.shtml E Rubens Pontes - Passos, Saltos & Quedas (anyflip.com)  PASSOS, SALTOS E QUEDAS           A aventura de viver

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário