Por THEODIANO BASTOS
Após 57
anos, está sendo reativada a Ferrovia Bahia Minas. Com 491km, o objetivo
principal da ferrovia é exportar o Lítio do Vale do Jequitinhonha pelo porto de
Caravelas dos municípios de Araçuaí e Itinga, minério estratégico usado nos carros
elétricos e baterias, como também eucalipto, celulose e álcool. O investimento
previsto de 12 bilhões informa a MTC – Multimodal Caravelas S/A com sede em Belo Horizonte.
Em
Caravelas, há um porto e um aeroporto, que também precisam de investimentos.
Assim como
antes, a linha poderá servir para o transporte de cargas e passageiros.
Conclusão da obra prevista em dois anos a partir da licença
ambiental.
O FUTURO ESTÁ
A CAMINHO.
O progresso está às portas e chegando ao sul da Bahia,
Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Caravelas se encontra pronta para
receber um complexo multimodal com alto potencial de desenvolvimento para as
cidades do sul da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo.
A construção desse Projeto Logístico impactará positivamente
toda a região: sul da Bahia, norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri e
Jequitinhonha em Minas Gerais viabilizando indústrias que antes inviáveis
devido a dificuldade para alcançar mercados consumidores, além de desafogar os
portos do sudeste.
A área portuária terá 486.000m2 e poderá se
transformar em uma ZPE Zona de Processamento de Exportação conectado ao modal.
Sílvio Moraes, Vitória ES: Muito importante uma ferrovia dessa. Precisamos também investir na construção de ferrovias para transportes de passageiros entre regiões metropolitanas com grande população além de investir na ligação rodoviária com estradas duplicadas e modernas. O problema é como fazer já que o setor privado só investe em empreendimentos altamente rentáveis e quando governos investem gastam muito .
ResponderExcluirEsse caso é uma concessão e o Estado não entrará com recursos.
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