segunda-feira, 4 de setembro de 2023

FERROVIA BAHIA MINAS PODERÁ TRANSPORTAR PASSAGEIROS COMO ANTES

 

Por THEODIANO BASTOS

Após 57 anos, está sendo reativada a Ferrovia Bahia Minas. Com 491km, o objetivo principal da ferrovia é exportar o Lítio do Vale do Jequitinhonha pelo porto de Caravelas dos municípios de Araçuaí e Itinga, minério estratégico usado nos carros elétricos e baterias, como também eucalipto, celulose e álcool. O investimento previsto de 12 bilhões informa a MTC – Multimodal Caravelas S/A com sede em Belo Horizonte.

Em Caravelas, há um porto e um aeroporto, que também precisam de investimentos.

Assim como antes, a linha poderá servir para o transporte de cargas e passageiros.                           

Conclusão da obra prevista em dois anos a partir da licença ambiental.

O FUTURO ESTÁ A CAMINHO.

O progresso está às portas e chegando ao sul da Bahia, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Caravelas se encontra pronta para receber um complexo multimodal com alto potencial de desenvolvimento para as cidades do sul da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo.

A construção desse Projeto Logístico impactará positivamente toda a região: sul da Bahia, norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais viabilizando indústrias que antes inviáveis devido a dificuldade para alcançar mercados consumidores, além de desafogar os portos do sudeste.

A área portuária terá 486.000m2 e poderá se transformar em uma ZPE Zona de Processamento de Exportação conectado ao modal.

SAIBA MAIS EM: https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/  https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/04/19/empresa-decide-reativar-a-ferrovia-bahia-minas-com-um-investimento-de-r-12-bilhoes/ E https://mtcsa.com.br/ Home  

 

2 comentários:

  1. Sílvio Moraes, Vitória ES: Muito importante uma ferrovia dessa. Precisamos também investir na construção de ferrovias para transportes de passageiros entre regiões metropolitanas com grande população além de investir na ligação rodoviária com estradas duplicadas e modernas. O problema é como fazer já que o setor privado só investe em empreendimentos altamente rentáveis e quando governos investem gastam muito .

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    1. Esse caso é uma concessão e o Estado não entrará com recursos.

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