Após 57 anos, está sendo reativada a Ferrovia Bahia Minas. Com 491km, o objetivo principal é exportar o Lítio do Vale do Jequitinhonha, municípios de Araçuaí e Itinga, minério estratégico usado nos carros elétricos e baterias, como também eucalipto, celulose e álcool. O investimento previsto de 12 bilhões informa a MTC – Multimodal Caravelas com sede em Belo Horizonte.
Em Caravelas, há um porto e um aeroporto, que também precisam de investimentos. Assim como antes, a linha poderá servir para o transporte de cargas e passageiros. Conclusão da obra prevista em dois anos a partir da licença ambiental.
Em (30/04/23), no
distrito, reuniu prefeitos de todos os onze municípios cortados pela rodovia,
além de vereadores, deputados estaduais e federais dos estados de Minas Gerais
e Bahia, todos assinando o termo de adesão e o compromisso com o projeto de
reativação da Ferrovia Bahia-Minas.
Uma assinatura em que todos escrevem seus nomes na
história, pleiteando o retorno dos tempos áureos do transporte de minérios e
desenvolvimento no trecho entre os estados de Minas Gerais e Bahia.O projeto de
reativação será executado pela Porto Caravelas MTC Construção e Administração
Portuária SPE Ltda no trecho de Caravelas (BA) à Araçuaí (MG), com a inserção de dois novos ramais (Teixeira de
Freitas e Itabatan (distrito de Mucuri). O
trajeto ainda inclui Posto da Mata e Argolo (distritos de Nova Viçosa) em solo
baiano. Já em Minas Gerais a ferrovia passa por Serra dos Aimorés, Nanuque,
Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro até seu destino final: Araçuaí no
Vale do Jequitinhonha. O investimento, somente na fase do projeto, é de
cerca de R$ 2,4 bilhões.
O executivo da empresa, Divino Passos, explicou que a
Ferrovia Bahia-Minas, pode se tornar a mola propulsora da economia da região de
tríplice fronteira (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo).
Jean Freire (Deputado Estadual/MG),
membro da Comissão Pró-Ferrovias da Assembléia Legislativa do Estado de Minas
Gerais, destacou que o trajeto fará a ligação entre Caravelas a Araçuaí,
passando pelas mesmas cidades e municípios da antiga ferrovia, criada em 1881,
com algumas mudanças.
Representando o governo baiano, Osni Cardoso
(Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia), acompanhado de Paulo
Magalhães (Deputado Federal), disse que a ferrovia tem tudo para se tornar uma
importante alternativa ao transporte de minério, eucalipto, celulose e
combustíveis, principalmente o etanol produzido pelas usinas
sucroalcooleiras Santa Maria, no território de Caravelas e DASA, no município
de Serra dos Aimorés.
O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, anfitrião do
evento e um dos principais percursores deste sonho, se emocionou durante o
discurso de recepção e no discurso sobre a trajetória de 6 anos compartilhando
o sonho da reativação da ferrovia.
A cerimônia contou com a participação dos
prefeitos baianos, Silvio Ramalho (Caravelas), Zico de Baiato (Alcobaça) e
Luciana Machado (Nova Viçosa); e de Minas Gerais, Iran Pacheco Cordeiro (Serra
dos Aimorés); Gilson Coleta Barbosa (Nanuque); José Amadeu Nanayoski Tavares
(Carlos Chagas); Daniel Batista Sucupira (Teófilo-Otoni); Gildésio
Sampaio de Oliveira, o “Nego Sampaio” (Poté); Kalid Nedir Maikel (Ladainha);
Milton Coelho de Oliveira, o “Nem Capotão (Novo Cruzeiro); Joaquim Neres Xavier
Dias, o “Kinca Dias” (Salinas); Diógenes Timo Silva (Virgem da Lapa); Antônio
Adônis Pereira (Juatuba) e o vice-prefeito, Kélvio Marcílio Silva
Oliveira, o “Marcílio Dentista” (Araçuaí), representando o prefeito Tadeu
Barbosa de Oliveira, o “Tadeu do Posto”. O Prefeito de Mucuri, Robertinho, foi
o único da Bahia a não pode comparecer nem enviar representante. Fonte: Ascom
da Prefeitura de Caravelas
Teve ainda a participação de diversos empresários do setor industrial, estudiosos, entusiastas do projeto e moradores de Caravelas, especialmente do distrito de Ponta de Areia, com participação de alunos da Escola Municipal Ede Santos de Ponta de Areia e da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) de Caravelas. FONTES: https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/ E https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/04/19/empresa-decide-reativar-a-ferrovia-bahia-minas-com-um-investimento-de-r-12-bilhoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário