quinta-feira, 28 de maio de 2020

O DESMANCHA PRAZER



Por Theodiano Bastos

Todos nós conhecemos pessoas que não podem ver o outro feliz que não arranja um motivo para criticar, jogar gosto ruim. São os conhecidos desmancha prazeres, que têm a alma enferma, pessoas amargas e de mal com a vida.  Com o isolamento, problemas mentais se agravaram. As dores da alma doem mais que as dores físicas.    
Psicossomática é a doença da alma que se transmite para o corpo
Já foi notado que quando uma pessoas não está bem mentalmente, o corpo reflete em forma de doenças como resfriado, dor de barriga, tremores, sustos, herpes, calor, travamento dos dentes, etc…                                                                                                                                                   “Quem não está bem consigo mesmo não está bem com o próximo”

Psicossomática vem do grego psique (psico – alma) e soma (corpo). Psicossomática é o estudo e o tratamento de doenças ocasionadas por algum problema emocional como tensão nervosa ou depressão.

O médico José Moromizato foi quem descobriu que o problema emocional poderia refletir no corpo acompanhando seus pacientes. Ele notou que algumas doenças já curadas voltavam a incomodar depois de algum tempo quando a pessoa voltava a rotina normal.

Normalmente as doenças psicossomáticas não possuem cura, podendo permanecer a vida toda. Porém, há tratamento com terapias, acompanhamento com psicólogos ou psiquiatras e mudanças nos hábitos que pode fazer os sintomas desaparecerem de vez.
A melhor opção continua sendo a prevenção, que é estar bem psicologicamente, ter hábitos saudáveis, relaxar, curtir a vida. São práticas que diminuem o risco do acontecimento. https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/psicossomatica-e-a-doenca-da-alma-que-se-transmite-para-o-corpo/72310

José Luiz Ricchetti, com visão espírita, diz:                                                                                            “Há alguns anos, quando eu era mais novo, tinha um amigo cujo apelido era “Desmancha”, era o famoso “Desmancha Prazer”!                                                            Era só alguém comentar ou sugerir alguma coisa que lá vinha o Desmancha com suas frases prontas, do tipo: isso não vai dar certo! tudo isso é besteira, nunca foi feito assim! lá a comida é sempre ruim, esse lugar é muito chato! e por aí vai……..
Se programávamos um final de semana na praia então, lá vinha ele com a sua uruca de praxe: — Ih vai chover! Quem de nós que já não conheceu ou conhece um “Desmancha” na vida? O Desmancha é aquele que só consegue olhar para um lindo dia de sol pensando que ele carrega consigo um grande inconveniente chamado sombra. Se, você diz que para ele que algo vai dar certo, ele logo contesta e diz que não, que tudo irá piorar, e que é só você que não está percebendo….
Para o Desmancha nada na vida está tão ruim que não possa piorar ainda mais. Para ele o pão sempre vai cair com a manteiga virada para baixo! E todo cisco no ar, sempre vai encontrar um olho para machucar!
                                                                         
Então como é um Desmancha Prazer? O Desmancha é aquele cara que está sempre pessimista. Ele tem por característica ver, pensar, sentir e interpretar as coisas à sua volta, pelo lado negativo e tende sempre a esperar pelo pior do pior.O Desmancha nunca consegue ser otimista e tem uma enorme dificuldade de perceber o lado bom das coisas.
Ele nunca tem fé em nada e não acredita que um dia alguma coisa poderá ser melhor. O Desmancha tende a ser uma pessoa com algumas características marcantes, ele é do tipo, que costuma ter sintomas de depressão, sofre de tristeza e angústia, se isola, é rígido e pouco flexível, não gosta de novas opiniões, é egocêntrico e tem muito pouco contato social. Para o Desmancha o mundo é sempre amargo e sem esperança e ele tem enorme dificuldade para se adaptar ao novo, ao inesperado, às coisas diferentes e ao que não foi pensado e nem previsto com antecedência. Como não existem verdades absolutas e tudo é uma questão de modo de pensar e interpretar as coisas, o Desmancha nada mais é que aquele sujeito que lê as informações que lhe chegam sempre do modo negativo e pessimista.
O importante é que temos que ter muito cuidado ao conviver com pessoas assim como o Desmancha, para não nos deixamos influenciar pelas suas opiniões pessimistas. O melhor mesmo, se pudermos, é se afastar dos Desmanchas da vida, que são sempre negativas e só pensam o mundo através das fórmulas de insucesso. Nunca tenha por perto pessoas que lhe escurecem a alma e não sabem sorrir.
Para termos sucesso na vida, no trabalho e nas relações com as pessoas, a chave é sorrir e sempre viver estando de bem com a vida, sabendo que a gente sempre pode mudar, se for necessário, e se adaptar ao que temos de melhor. Se você acredita que é capaz, ignore a opinião dos outros e siga em frente! Ser otimista não é viver na ilusão, é acreditar que mesmo nos dias ruins se tem alguma coisa para aprender! Esqueça o pessimismo e lembre-se de que não importa a cor do céu pois quem faz o dia bonito é você! José Luiz Ricchetti                                           https://medium.com/@joseluizricchetti/o-desmancha-prazer-29ad9f4d7ca5, 08/08/2019




Nenhum comentário:

Postar um comentário