domingo, 31 de maio de 2020

FRENTE AMPLA POR UM PROJETO COMUM DE PAÍS:


Um grupo até aqui com seis mil assinaturas de personalidades do mundo cultural, político, social e empresarial, de esquerda, centro e direita lançou neste sábado (30) um manifesto em defesa da vida, da liberdade e da democracia.

O movimento “Estamos Juntos” divulgou o texto nos principais jornais do Brasil.

O manifesto defende uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e à desigualdade, verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população.

O documento também exige que autoridades e lideranças políticas exerçam seu papel diante da crise sanitária, política e econômica que atravessa o país.

Temas como a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia são chamados à reflexão.

Políticos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o governador Flávio Dino e o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, assinam o manifesto. Artistas como Fernanda Montenegro, Lobão, Caetano Veloso também marcaram presença, além de personalidades como o youtuber Felipe Neto, o escritor Paulo Coelho, e o apresentador Luciano Huck.


MANIFESTO ESTAMOS #JUNTOS
Brasil, 29 de maio de 2020

Somos cidadãs, cidadãos, empresas, organizações e instituições brasileiras e fazemos parte da maioria que defende a vida, a liberdade e a democracia. Somos a maioria e exigimos que nossos representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país. Somos a maioria de brasileiras e brasileiros que apoia a independência dos poderes da República e clamamos que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria e resgatar nossa identidade como nação.

Somos mais de dois terços da população do Brasil e invocamos que partidos, seus líderes e candidatos agora deixem de lado projetos individuais de poder em favor de um projeto comum de país. Somos muitos, estamos juntos, e formamos uma frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política e trabalha para que a sociedade responda de maneira mais madura, consciente e eficaz aos crimes e desmandos de qualquer governo.
 Como aconteceu no movimento Diretas Já, é hora de deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum. Esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia. Defendemos uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e à desigualdade, verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população. Defendemos um país mais desenvolvido, mais feliz e mais justo. Temos ideias e opiniões diferentes, mas comungamos dos mesmos princípios éticos e democráticos. Queremos combater o ódio e a apatia com afeto, informação, união e esperança. Vamos #JUNTOS sonhar e fazer um Brasil que nos traga de volta a alegria e o orgulho de ser brasileiro.
               **************
Manifesto Um grupo até aqui com seis mil assinaturas de personalidades do mundo cultural, político, social e empresarial, de esquerda, centro e direita lançou neste sábado (30) um manifesto em defesa da vida, da liberdade e da democracia, com FHC, Haddad, Dino, Freixo, Huck, Tabata Amaral (PDT) e Luiza Erundina (PSOL); o ex-governador capixaba Paulo Hartung (sem partido); o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania); os ex-deputados federais Manuela D'Ávila (PCdoB) e Jean Willys (PSOL); e os ex-ministros Nelson Jobim e Sepúlveda Pertence, artistas como Fernanda Montenegro, Lobão, Caetano Veloso também marcaram presença, além de personalidades como o youtuber Felipe Neto, o escritor Paulo Coelho e outros. O Manifesto pede 'projeto comum de país'.
Lideranças de diferentes campos políticos assinaram um manifesto em que defendem "uma administração pública reverente à Constituição" e cobram que "partidos, seus líderes e candidatos agora deixem de lado projetos individuais de poder em favor de um projeto comum de país." Entre os signatários estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB); o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT); o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB); o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL); e o apresentador de TV e presidenciável Luciano Huck.
Batizado como Estamos Juntos, o movimento afirma representar "mais de dois terços da população do Brasil" e evoca em seu manifesto o período das Diretas Já, quando líderes políticos se uniram para pedir a volta das eleições diretas quando o país ainda vivia sob ditadura militar (1964-1985). O movimento também conta com a adesão de lideranças religiosas, artistas e intelectuais.
"Somos cidadãs, cidadãos, empresas, organizações e instituições brasileiras e fazemos parte da maioria que defende a vida, a liberdade e a democracia", diz o texto, divulgado na noite de sexta-feira (29/05/20). "Somos a maioria e exigimos que nossos representantes e lideranças políticas exerçam com afinco e dignidade seu papel diante da devastadora crise sanitária, política e econômica que atravessa o país."
O movimento diz apoiar "a independência dos poderes da República e clamamos que lideranças partidárias, prefeitos, governadores, vereadores, deputados, senadores, procuradores e juízes assumam a responsabilidade de unir a pátria e resgatar nossa identidade como nação."
O grupo se descreve ainda como uma "frente ampla e diversa, suprapartidária, que valoriza a política e trabalha para que a sociedade responda de maneira mais madura, consciente e eficaz aos crimes e desmandos de qualquer governo."
"Como aconteceu no movimento Diretas Já, é hora de deixar de lado velhas disputas em busca do bem comum. Esquerda, centro e direita unidos para defender a lei, a ordem, a política, a ética, as famílias, o voto, a ciência, a verdade, o respeito e a valorização da diversidade, a liberdade de imprensa, a importância da arte, a preservação do meio ambiente e a responsabilidade na economia", afirma o movimento.
Os signatários afirmam defender "uma administração pública reverente à Constituição, audaz no combate à corrupção e à desigualdade, verdadeiramente comprometida com a educação, a segurança e a saúde da população. Defendemos um país mais desenvolvido, mais feliz e mais justo."
Ainda dentro do mundo da política, assinam o manifesto nomes como as deputadas federais Tabata Amaral (PDT) e Luiza Erundina (PSOL); o ex-governador capixaba Paulo Hartung (sem partido); o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania); os ex-deputados federais Manuela D'Ávila (PCdoB) e Jean Willys (PSOL); e o ex-ministro Nelson Jobim, que também ocupou uma cadeira no STF (Supremo Tribunal Federal). Outro ex-membro do Supremo que integra o manifesto é Sepúlveda Pertence. https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/05/30/manifesto-com-fhc-haddad-dino-freixo-e-huck-pede-projeto-comum-de-pais



10 comentários:

  1. Daniel Porcel Bastos, Madri, Espanha: Estou de acordo com a Frente Ampla Antifascista. Acredito ser uma inciativa importante e necessária para o momento em que estamos vivendo. É necessário isolar e expurgar o bolsonarismo da política brasileira, que representa um sério perigo à democracia brasileira, ao não aceitar as regras do jogo, ao censurar a imprensa, e ao deslegitimar a oposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem na Av. Paulista, em São Paulo, algo inimaginável se viu: as torcidas do Palmeira, Corinthians, São Paulo e Santos, torcidas que se agrediam e até se matavam, esqueceram as rivalidades e estavam unidas em defesa da Democracia.

      Excluir
  2. Romero Bastos, Feira de Santana/BA: O projeto a volta dos bandidos.....!!! Kkkk...

    ResponderExcluir
  3. Célia, Salvador/BA: O pedido de defesa desse grupo é a corrupção com as mamadas que brincam diariamente por tê-la tirado, infelizmente temos um país com homens de interesses próprios

    ResponderExcluir
  4. Cleber, Feira de Santana: Todos esses são responsáveis por esse País caótico que está aí é são os mesmo que não querem deixar o governo atual trabalhar.

    Pra mim prendia todos...pois o que eles querem é voltar a MAMAR

    ResponderExcluir
  5. Theomar Soledade Júnior, Feira de Santana/BA: Para ser sincero, desde que FHC pediu que esquecessem o que havia escrito, sigo o pedido.
    Não me lembro também de Figueiredo. Rsrsrsrs De Lula et caterva só sei que deveriam estar presos. Tenho esperanças de que a Morte busque-os antes de mim. É um prazer que clamo aos Céus.
    Meu caro amigo: aqui em nosso país não se trata de ideologias mas de corrupção. Corrupção vermelha, azul , verde-amarelo. Todas as cores. Essa é a nossa realidade. Tudo o mais são narrativas para iludir esse povo escravo que infelizmente também se corrompe ao roubar ou aceitar pelancas, migalhas.

    ResponderExcluir
  6. Gelcilio Coutinho Barros, pelo Face:
    O que acontece com certas pessoas? Não se envergonham em assinar um manifesto pregando decência e se comportam como indecentes. Não me representa. Falam em democracia e pisoteiam a CONSTITUIÇÃO. Acham que enganam a todos?

    ResponderExcluir
  7. Sílvio Moraes, Vitória/ES. Gostei. São 6 mil assinando...

    ResponderExcluir
  8. Rubens Pones, Capim Branco/MG: Vale aguardar seus possíveis (haverá?) desdobramentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem na Av. Paulista, em São Paulo, algo inimaginável se viu: as torcidas do Palmeira, Corinthians, São Paulo e Santos, torcidas que se agrediam e até se matavam, esqueceram as rivalidades e estavam unidas em defesa da Democracia.

      Excluir