terça-feira, 31 de março de 2020

A HORA DA VERDADE


Theodiano Bastos
 “Quem não aprende com a história está condenado a repeti-la” dizia George Santayana (filósofo e poeta espanhol)

Bolsonaro passeia por Brasília após ministro da saúde enfatizar isolamento
https://www.diariofm.com.br/noticia/bolsonaro-passeia-por-brasilia-apos-ministro-da-saude-enfatizar-isolamento
Essa foto mostra até onde vai o desequilíbrio do presidente ao aceitar que um pai encoste seu filho para tirar uma foto, em desacordo com todo recomendação de manter uma distância de pelo menos 2 metros. E se essa criança e seu pai foram contaminados e venham até falecer?
Por isso o presidente está sendo tutelado pelos generais do Palácio do Planalto, conforme noticiou o  Jornal O Globo em reportagem de  Carlos Andreazza Achamos bom um presidente tutelado por generais quando quis demitir o ministro Mandetta, da saúde. Após longa e tensa reunião, quem anunciou para a imprensa que Mandetta continuaria foi o vice Mourão que é general.                                         “O vice é um dos seus”
“Os militares são importantes nas tarefas de contenção”, diz Rosângela Bittar, no Estadão, 08/04/20.
“Já constataram que Bolsonaro é incompetente para exercer liderança num momento como este e já demonstraram que não o querem como seu ditador.08/04/20
Guerra contra os fanáticos
Parte inferior do formulário
O Estadão, em editorial, descreve a tentativa dos militares de conter Jair Bolsonaro:
“O ministro Braga Netto, general que se destacou ao liderar a intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018, parece trabalhar como uma espécie de moderador no Palácio do Planalto em face do avanço da ala ‘ideológica’ dentro do governo (…).
Ao desestimular a demissão do ministro Mandetta, o general Braga Netto e outros que nisso se empenharam provavelmente atuaram pela lógica segundo a qual essa atitude intempestiva minaria o governo a ponto de ameaçar sua própria continuidade.
É justamente esse clima de confronto e até de ruptura que interessa muito aos fanáticos do ‘gabinete do ódio’, que apostam no caos, mas não interessa nada ao País, que precisa desesperadamente de tranquilidade política para atravessar a tormenta.” O Estadão 08/04/20


Bolsonaro faz tour por Brasília: 'Defendo que todo mundo trabalhe”. Esta atitude do presidente ocorre menos de 24 horas após o Ministro da Saúde defender o distanciamento social para evitar um colapso do sistema de saúde por conta do coronavírus.

O Twitter, Instagram e Facebook tiraram do ar os textos do presidente Jair Messias Bolsonaro e todos os jornais do mundo condenaram  sua atitude irresponsável ao fazer um tour por regiões do Distrito Federal no último domingo, 29/03 e a Imprensa internacional repercute o discurso de Bolsonaro. Jornais compararam atitude do presidente brasileiro sobre a pandemia com a de líderes como Daniel Ortega, da Nicarágua.

Trump recua, estende isolamento e desiste de reabrir EUA na Páscoa         

Em entrevista na Casa Branca, presidente ampliou medidas de distanciamento até 30/4

Só restou o também bizarro Alexander LukashenkoPresidente da Bielorrússia indica 50 ml de vodka por dia e sauna para curar coronavírus


DONA MARIA A LOUCA
Maria I, apelidada de "a Piedosa" e "a Louca", foi a Rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e também Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir do final de 1815 até sua morte. De 1792 até sua morte, seu filho mais velho, João, atuou como regente do reino em seu nome, devido à sua doença mental.
Devido à sua melancolia e ao seu fervor religioso de natureza tão impressionante, decretou, quando ladrões entraram em uma igreja e espalharam hóstias pelo chão, nove dias de luto, adiando os negócios públicos e acompanhando a pé, com uma vela, uma procissão de penitência que percorreu Lisboa.

Mentalmente instável, desde 10 de fevereiro de 1792 foi obrigada a aceitar que o filho tomasse conta dos assuntos de Estado. Obcecada com as penas eternas que o seu pai estaria sofrendo no inferno, por ter permitido que Pombal perseguisse os jesuítas, o via como "um monte de carvão calcinado". Para tratá-la, veio de Londres o Dr. Willis, psiquiatra e médico real de Jorge III, enlouquecido em 1788, mas de nada adiantaram seus "remédios evacuantes".
Em 1799, sua instabilidade mental se agravou com os lutos pelo seu marido Pedro III (1786) e por seu filho, o príncipe herdeiro JoséDuque de BragançaPríncipe da BeiraPríncipe do Brasil, morto aos 27 anos (1788), além da marcha da Revolução Francesa, e a execução do Rei Luís XVI de França na guilhotina. Por isso, João, seu filho e herdeiro, que futuramente se tornaria João VI de Portugal, assumiu a regência.



7 comentários:


  1. rubens silva pontes

    Será solução?

    Sei não...

    ResponderExcluir
  2. Daniel Porcel Bastos, Madri, Espanha: Não concordo com a tese do contragolpe, nem que existisse uma ameaça comunista no Brasil. Foi um discurso criado nos marcos da Guerra Fria e o golpe a João Goulart apoiado pelos Estados Unidos. Embora esteja de acordo com a necessidade de renúncia de Bolsonaro O texto é necessário.

    ResponderExcluir
  3. Vânia Matos dos Santos, Feira de Santana/BA [17:10, 31/03/2020] +55 75 9151-2266: Sinceramente, pela biografia e discurso de Bolsonaro, nunca o apoiei como político e muito menos, como presidente... Para mim, o que ele está fazendo hoje, não é nenhuma novidade, eu já sabia que teríamos um governo militar com Q de fascismo e miliciano, eleito democraticamente..Um governo eleito com ajuda de muita fake news, e contos alucinógenos, para instigar o povo, não a refletir, aprender sobre si mesmo, sobre cultura, sobre educação, sobre nação, sobre política do seu país, mas sobretudo, a sentir ódio de política, de políticos, do próprio semelhante..e a valorizar o culto a burrice e mediocridade...Se enganou com Bolsonaro, quem quis se enganar, pois ele sempre foi autêntico sobre a sua mente desconexa, limitada e espírito bélico... Parte da elite achou que tirando o PT, instigando o ódio contra ele, como se fosse o único partido a ter corruptos...e esquecendo-se que o sistema político-publico brasileiro já orgniazado para facilitar a corrupção, ajudou a eleger o que chamam de idiota perfeito... Para essa elite era mais fácil lidar com Bolsonaro do que lidar com o que chamam de Luladrão e a sua massa de seguidores pobres, falidos e burros...Foi aí que passado um pouco o efeito do ódio, e estímulo a mediocridade, descobriram que TB não é fácil lidar com o Idiota perfeito com cara e fala de coitadinho, mas com espírito perdido, frustrado e bastante bélico...Esse que nem o exercito controlou e teve que aposentar cedo... Bolsonaro com essa cara de coitadinho Salvador da pátria, tem um exército de robôs humanos e máquinas... é egocêntrico na mente dele, é invencível... está protegido e não pelas leis, pq se não ele não colocaria em risco a vida de tanta gente, expondo as pessoas a uma pandemia como essa... Ele não está nem aí pra nada e nem ninguém... ele só importa em como se manter bem na fita... Olha, vai ser preciso tempo para o aclarar das situações e fatos que estamos vivendo... Tivemos a elite representada politicamente e financeiramente, por anos, tivemos o povão representado TB nesse sentido e agora, temos a mediocridade, burrice, ignorância...e tantas outras coisas representadas nesse governo... são as chances que o universo nos envia para que aprendamos mais sobre a vida e toda complexidade que envolve a humanidade, o SER HUMANO E SUAS RELAÇÕES COM O MEIO, COM AS COISAS... Como diz a minha querida sogra, Deus está no centro de tudo.. é hora de sabermos quem é quem..o que fica, o que vai... Bom, isso é fé, é esperança...de passarmos por isso tudo e sairmos mais sábios, mais fortes, tolerantes e respeitosos uns com os outros...
    Desculpa o meu jornal
    Mas é assim que percebo tudo isso...se estou errada ou certa, só o tempo dirá.. que venha mais aprendizado e mais maturidade

    ResponderExcluir
  4. Kalergis Márcio, Vitória/ES





    Ainda bem que não inventaram, até os dias de hoje, remédio para DESMENTIR A HISTÓRIA, quem reluta em aceitar a VERDADE, está fadado a falar e fazer besteiras. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Zete Freire, Brasília: Não to entendendo nada.O presidente e louco?

    ResponderExcluir
  6. SABEMOS QUE HOUVE E AINDA HÁ PESSOAS MENTALMENTE DESEQUILIBRADAS CHEFIANDO PAÍSES , MAS TRISTE É ESTARMOS, TAMBÉM, INCLUÍDO NO GRUPO!
    AQUI O ELI E EU ESTAMOS, SÓ OS DOIS, CONFINADOS EM CASA; OS FILHOS FAZEM COMPRA DO NECESSÁRIO . ATÉ A EMPREGADA QUE VINHA DE UBER, MANDARAM PARAR . POR ENQUANTO , TUDO BEM. FAÇO O MÍNIMO INDISPENSÁVEL NA CASA, FAÇO ERGOMÉTRICA E ESTUDO LÍNGUAS.O ELI, ALÉM DE PARTICIPAR UM POUCO DO TRABALHO, E LER , CUIDA BASTANTE DAS HORTALIÇAS, :ROÇA GRAMA, ETC. E O TEMPO PASSA RÁPIDO. ÀS VEZES NEM DÁ PARA SE VER O DIA PASSAR…ESPERAMOS, CONTUDO, QUE TUDO ISSO FIQUE PARA TRÁS. ABRAÇOS A TODOS. Therezinha Freire, Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  7. Vânia, Feira de Santana/BA Concordo plenamente...os militares são importantes para manter a ordem, etc... Quanto a constatação sobre Bolsonaro não reunir todas as capacidades e qualidades...para SER O PRESIDENTE DO BRASIL, todos eles já sabiam... só que do jeito que andava o cenário político brasileiro, escolheram REVOLTADO, FRUSTRADO COM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DE DITADOR, SEM CAPACIDADE ATÉ PARA ISSO, NA certeza de que, quem estaria no comando da nação, seriam os militares...a escolha perfeita...sem possibilidades de golpe militar escancarado, vai o caminho "democrático" mesmo..
    Bolsonaro faz a fumaça e parte da elite dominante junto aos militares, "governam", não sei como, pois está mais pra um desgoverno...o que vejo é um governo do Pânico com Mania de Perseguição...o desgoverno Caça Fantasmas...as eleições já acabaram e ao invés de irem fazer o que lhes cabem, que é governar, continua brigando, se caluniando, fazendo campanha do ódio aos próprios aliados... é isso mesmo ou uma ESTRATÉGIA MACABRA para justificar um golpe militar de verdade?
    Isso está mais para um Balaio de Gato Federal; Muy buenos días!
    Theodiano: Você tem uma visão muito equilibrada, parabéns.
    Obrigada!! Temos que buscar um equilíbrio na forma de ver e expressar os nossos pensamentos ideias... para evitar o estímulo ainda mais, a revoltas e pensamentos violentos, extremos....

    ResponderExcluir