domingo, 16 de junho de 2019

BRASIL É ALIADO EXTRA – OTAN


Trump abre portas da Otan para o Brasil, mas o que isso significa?

Como aliado prioritário, Brasil ganha status e prioridades que só Argentina possui na América do Sul

Na última quarta-feira 8, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, notificou o Congresso americano sua intenção de designar o Brasil um aliado prioritário extra-Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. O assunto tinha sido colocado em debate em março, na visita do presidente brasileiro Jair Bolsonaro a Washington. À época, Trump afirmou que poderia cogitar até mesmo tornar o Brasil membro integrante da organização.

4ª Frota dos Estados Unidos é reativada

A Quarta Frota dos EUA é uma frota numerada da Marinha dos Estados Unidos. É o Comando de Componente Naval do Comando Sul dos EUA (USSOUTHCOM). A Quarta Frota está sediada na Estação Naval de Mayport em Jacksonville, Flórida. E é responsável pelos navios, aviões e submarinos da Marinha dos EUA operando no Mar do Caribe, e os Oceanos Atlântico e Pacífico ao redor da América do Sul e Central.

Reativação, 2008

Em 24 de abril de 2008, o então Chefe de Operações Navais (CNO), Almirante Gary Roughead anunciou o restabelecimento da Quarta Frota. Quase três meses depois em 12 de julho de 2008, foi restabelecida durante uma cerimônia na Estação Naval de Mayport, Flórida.
A reativação da Quarta Frota sem primeiro informar os governos estrangeiros na região propiciaram preocupações dentro de alguns governos sul-americanos. Os governos da Argentina e Brasil fizeram indagações formais como para a missão da frota na região. Na Venezuela, Presidente Hugo Chávez acusou os Estados Unidos de tentar amedrontar o povo da América do Sul por reativar a frota[4] e prometeu que os novos jatos Sukhoi Su-30 de seu país poderiam afundar quaisquer navios dos EUA invadindo águas venezuelanas. O ex-presidente cubano Fidel Castro avisou que isso poderia levar a mais incidentes tais como a Crise diplomática andina de 2008. Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Bolsonaro anuncia que Brasil foi aceito como aliado extra-Otan
Para ele, com a aliança o país terá mais assistência no campo militar
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Brasília
O presidente Jair Bolsonaro disse nesse sábado (15/06/19) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que o Brasil foi aceito pelos Estados Unidos (EUA) como um aliado extra-Otan, a Organização do Tratado do Atlântico Norte. De acordo com Bolsonaro, com a “aliança” o país terá mais assistência no campo militar e também no mercado de defesa.
“Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro ao discursar em um evento militar na cidade gaúcha. “Possibilidade que permite nos equiparmos melhor e interagir mais com o mercado de defesa”, acrescentou. . Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário