segunda-feira, 7 de junho de 2021

COVID-19: Dispositivo eletrônico ajuda diagnóstico

 



TEODIANO BSSTOS FILHO 

COVID -19 Dispositivo eletrônico ajuda  diagnóstico  

O Assistente Médico Portátil Integrado (AMPI) é um dispositivo multissensorial desenvolvido para o diagnóstico da COVID-19, o qual fornece informações importantes para auxiliar no diagnóstico da COVID-19 por meio de dados coletados de cinco sinais biomédicos (tosse, frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura corporal e nível de saturação de oxigênio), aplicando também conceitos de Telemedicina e Internet das Coisas (IoT).

O funcionamento do AMPI é automático e, após um processo de desinfecção interna, é realizado um protocolo seguindo uma rotina pré-programada, que é repetida duas vezes, em sequência, para o mesmo usuário. Inicialmente, com a porta do AMPI fechada, duas lâmpadas UV-C são acesas por 2 min para garantir a desinfecção interna. Após este período de 2 min, um display de texto e áudio indicam ao usuário para abrir a porta frontal do dispositivo. A seguir, o usuário é orientado a inserir o braço esquerdo dentro do esfigmomanômetro do sensor de pressão arterial. Há também um microfone instalado na porta frontal do dispositivo. Após o braço esquerdo posicionado corretamente dentro do esfigmomanômetro, o usuário também insere o dedo em um oxímetro. Um termômetro infravermelho está localizado no lado direito do braço do usuário. Assim, uma vez com o braço do usuário posicionado corretamente, o AMPI começa a realizar as medidas (tosse, frequência cardíaca, pressão sanguínea, temperatura corporal e nível de saturação de oxigênio), as quais são processadas por algoritmos de inteligência artificial que realizam a inferência de contaminação por COVID-19 por parte do usuário.

já com pedido de patente registrada no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, dá um curso sobre a construção do mesmo que desenvolveu na UFES.

O curso será na Universidad Politécnica Salesiana em Quito no Equador

(Em 1887, o governo do Equador assinou um acordo com Dom Bosco para que os Salesianos assumissem a responsabilidade do 'Protetorado Católico das Artes e Ofícios' de Quito. O Equador foi um dos primeiros países não europeus a receber os filhos do santo educador de Turim; o primeiro foi a Argentina em 1877. https://www.ups.edu.ec/

Nenhum comentário:

Postar um comentário