quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

GAECO SUBSTITUIU A LAVA-JATO

Ao contrário do que muitos pensam, o combate ao crime organizado vai continuar, mas através dos  (GAECOs) - GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO existentes em cada estado.

Apenas foi o fim de um modelo. A histórica força-tarefa de Curitiba, criada em 17/03/2014, sai de cena e dá lugar a uma nova forma de atuação do Ministério Público contra a corrupção.

https://veja.abril.com.br/brasil/em-novo-modelo-combate-a-corrupcao-segue-apos-fim-da-lava-jato/

É um órgão que se destina a investigação e combate ao crime organizado e controle externo da atividade policial, promovendo as ações penais pertinentes.

É composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, designados e integrados em Grupo.

Histórico

Foi criado em 1994, (
RESOLUÇÃO nº 97, de 20 de JANEIRO de1994) com o nome de Promotoria de Investigação Criminal (PIC), com atribuições de caráter geral na área criminal, tendo em 1997, sido delimitadas as funções com as características mantidas até hoje.

A adoção do nome GAECO, e a regionalização, com as áreas de atuação dos respectivos Grupos Regionais foram estabelecidos, inicialmente, por meio da 
RESOLUÇÃO nº 1801, de 19 de SETEMBRO de 2007, do PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA e posteriormente alterados com a edição da RESOLUÇÃO nº 1930, de 1º de SETEMBRO de 2009.

Um comentário:

  1. TTherezinha Freire, Curitiba/PR:

    Com todo o êxito da Lava a Jato a gente não supunha que viria uma" coisa”como presidente que atingiria até o que nos parecia inatingível!….

    ResponderExcluir