sábado, 12 de março de 2016

VITÓRIA, CLIMA TENSO: CUT E MST AMEAÇAM



VITÓRIA : O CLIMA ESTÁ TENSO  
‘EXÉRCITO DE STÉDILE’ e CUT AMEAÇAM


Movimentos sociais deixam prédio da Secretaria de Educação do ES
MST e MPA estavam na sede da Sedu há 25 dias.
Decisão ocorreu após reunião com secretário de Educação.
Após 25 dias de ocupação, representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e outros grupos deixaram a sede da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) na noite desta sexta-feira (11).

A decisão de encerrar a ocupação se deu após uma reunião entre os membros dos movimentos e o secretário de Educação, Haroldo Rocha. No encontro, eles discutiram a pedagogia de alternância no campo. Apesar do reconhecimento da metodologia e do fim da manifestação, o encontro terminou sem acordo sobre o regime de contratação dos professores.

Na tarde desta sexta-feira (11), os servidores da Sedu tiveram o expediente encerrado mais cedo. O prédio, que fica na na Avenida César Hilal, em Vitória, foi esvaziado. A secretaria alegou motivos de segurança. Desde meados de fevereiro, membros do MST ocupam o estacionamento do local.

Foram quatro horas de conversa entre membros do movimento e o secretário de Educação Haroldo Rocha. Entre os pontos acordados, está o reconhecimento em papel da pedagogia de alternância nas escolas do campo.
Fonte: Jornal A Gazeta 13/03/16

Apesar de André Garcia, secretário de segurança pública do ES, com receio de uma tragédia, proibir que grupo contra o impeachment faça protesto do domingo, na praça do pedágio da Terceira Ponte, impedindo a passagem dos manifestantes de Vila Velha para a Praça do Papa em Vitória, para evitar confrontos, a CUT – ES diz que não abre mão do local e informa que já alugou 25 ônibus para levar manifestantes para a Praça do Pedágio da Terceira Ponte. 
O MST (O EXÉRCITO DE STÉDELE) já está acampado na área de estacionamento da Secretaria da Educação, bem perto da praça de pedágio da Terceira Ponte...
A estimativa é que de 150 a 180 mil manifestantes se concentrem na Praça do Papa. Delegados da PF do Espírito Santo também irão participar do ato, caminhando de Vila Velha pela Terceira Ponte, segundo Guilherme Helmer, vice-diretor regional da Associação dos Delegados da PF.
400 policiais à paisana estarão infiltrados entre os manifestantes.
Fonte: Jornal A GAZETA de 12/03/16 págs. 20 e 21

PALÁCIO ANCHIETA foi invadido e ocupado
Os ânimos estão muito tensos em Vitória.        Há mais de 20 dias centenas de membros do MST estão acampados no estacionamento da Secretaria de Educação do ES (bem perto do pedágio da Terceira Ponte...) e 400 manifestantes de lá se deslocaram no dia 08 de março para invadir o Palácio Anchieta no sede do governo do Espírito Santo, onde ficaram por 8 horas e de lá só saíram às 11 horas da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário