quarta-feira, 6 de março de 2024

VIDA DEPOIS DA VIDA, EXPERIÊNCIAS DE QUASE MORTE

 


Por THEODIANO BASTOS

Faz tempo que li o livro de Dr.Raymond A. Moody Jr. A VIDA DEPOIS DA VIDA sobre a experiência de quase morte: pesquisadora revela consequências. Uma experiência de quase morte pode ser considerada um evento traumáutico, pois rompe com as as certezas da pessoa e com o fluxo da chamada "vida normal"

 Pacientes que já vivenciaram uma experiência de quase morte relatam terem se sentido sendo puxados para dentro de um túnel escuro, sem poder resistir ou mover-se e com a sensação de morte iminente. Já outros citam a presença de uma luz intensa - (crédito: Reprodução/Freepik/@ vecstock)

As chamadas experiências de quase morte (EQMs) ocorrem quando um paciente em morte clínica ou próximo deste estado é reanimado e tem lembranças desse período. Em alguns casos, esses episódios são classificados como agradáveis, com sentimentos de paz e acolhimento, mas há pacientes que relatam terem tido experiências pertubadoras.                                                    

A professora e pós-doutoranda pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Beatriz Ferrara Carunchio, analisou relatos de brasileiros que passaram por EQMs. Segundo a pesquisa da especialista, é comum que nos relatos dessas experiências existam aspectos que os pacientes identificam como espirituais, tais como experiência fora do corpo, contato com supostos seres místicos ou entes queridos já falecidos.

"Geralmente após esse tipo de experiência, o paciente passa por intensas mudanças não apenas no âmbito da espiritualidade e religiosidade, mas em diferentes setores de sua vida, tais como nos relacionamentos afetivos e interpessoais, na carreira, em aspectos psicossociais (incluindo crenças, visão de mundo, planos, metas e a própria identidade). A saúde mental também é afetada. Infelizmente, após uma EQM, mesmo que agradável, é comum o paciente apresentar senso de realidade alterada, angústia, conflitos psicológicos e mesmo transtornos como depressão grave, transtorno do estresse pós traumático e distúrbios do sono", explica Beatriz Carunchio.

A pesquisadora pontua que uma experiência de quase morte pode ser considerada um evento traumático, pois rompe com as as certezas da pessoa e com o fluxo da chamada “vida normal”. Pacientes que já vivenciaram essa situação relatam terem se sentido sendo puxados para dentro de um túnel escuro, sem poder resistir ou mover-se e com a sensação de morte iminente. Já outros citam a presença de uma luz intensa, frio e sons ou criaturas tidas como assustadoras.

"É importante destacar que, enquanto um paciente que teve EQM agradável teme por desconfianças quanto à sua sanidade mental, aqueles com EQMs perturbadoras somam a este medo o intenso receio de ser considerado alguém ruim, de má índole por ter vivenciado algo desagradável num suposto pós-vida e, com isso, perder o afeto e a confiança de seus familiares e pessoas queridas. O sentimento de solidão e desesperança são muito intensos e marcantes", frisa o estudo.                                                   SAIBA MAIS EM: https://www.estantevirtual.com.br/livros/dr-raymond-a-moody-jr/vida-depois-da-vida/1230106807?livro_usado=1&b_order=preco&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAxaCvBhBaEiwAvsLmWLsuHpBH0lElN27neaN_mnN20exArh5wah7S7R_hlS3lkeA2K7MCdBoCzRkQAvD_BwE E  https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/03/6814314-experiencia-de-quase-morte-pesquisadora-revela-consequencias.html

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário