terça-feira, 12 de março de 2024

SUÉCIA, ABANDONA 200 ANOS DE NEUTRALIDADE

 

Por THEODIANO BASTOS

Suécia entra para a OTAN

Suécia aderiu oficialmente à Aliança Militar do Ocidente depois de 200 anos de uma política de neutralidade. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entregou a documentação final ao governo dos Estados Unidos, em Washington.

Dois anos atrás, a expansão da Otan foi um dos argumentos da Rússia para invadir a Ucrânia. E foi essa invasão que levou a Suécia e a Finlândia a aderirem ao bloco -- que agora tem 32 dois países.

 

A Suécia aderiu oficialmente à Aliança Militar do Ocidente depois de 200 anos de uma política de neutralidade. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entregou a documentação final ao governo dos Estados Unidos, em Washington.

O secretário-geral da Otan afirmou que a ascensão da Suécia mostra que as portas da aliança estão abertas e que ninguém pode fechá-las. Ele ainda citou com todas as letras a Ucrânia.

A declaração de Jens Stoltenberg é vista como uma crítica direta ao presidente russo, Vladimir Putin, que já apontou a expansão da Otan como um dos motivos para o início da operação militar na Ucrânia.

A guerra, porém, não impediu o crescimento do grupo. Muito pelo contrário. Desde o começo do conflito, a Otan já ganhou dois novos membros, chegando agora a 32 países. Além da Suécia, a Finlândia - que dobrou a fronteira direta da aliança militar com a Rússia -, outros países ali da vizinhança já manifestaram interesse em entrar para o grupo, como Bósnia, a Georgia e a Ucrânia.

SAIBA MAIS EM: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/03/11/suecia-abandona-a-tradicao-de-neutralidade-e-se-torna-oficialmente-integrante-da-otan.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário