quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

E CHEGUEI AOS 85 ANOS

Em frente ao aquário em Balneário Camboriú



Por THEODIANO BASTOS

POIS É. Não é que cheguei aos 85 anos no dia 10 de outubro de 21, (sou do signo da balança que equilibra a sabedoria com a loucura) ainda lúcido, lúcido, produtivo e com boa saúde? “De médico, poeta e louco, todos nós temos um pouco” e sou forte nos três...  

De bem com a Vida, vejo Deus na Natureza e em tudo, pois sou panteísta, consegui dominar meus demônios interiores e pratico o autoconhecimento. 

Sou uma pessoa alegre e de bem com a vida. Feliz no casamento há 60 anos com Maria do Carmo, Lila para os íntimos, (casamos após nos conhecermos por apenas cinco meses), dois casais de filhos e sete netos (quatro netos e três netas), todos já formados em universidades, (apenas a netinha de 15 anos que ainda vai fazer vestibular) e acreditem, continuo ativo sexualmente. Sexo é fantasia e imaginação e sinto prazer bem mais intenso de que quando tinha 60 anos. 

Como tenho plano de saúde preventiva e faço uma bateria de 12 a 13 exames semestralmente, com todos os dados dentro da média para a idade. Só com hiperplasia benigna da próstata. Só tomo diariamente apenas dois remédios: BenicarAnlo 20 x 5 e Tadafila 5mg. Alguns meses tomei Dutan 50mg.

O segredo para uma velhice feliz? Ser bem humorado, trabalhar e procurar viver como sonhou. 

Tenho dois blogs na internet: theodianobastos.blogspot. com lido em 135 países e com quase 300 mil acessos. Meus textos podem ser lidos em 12 idiomas. Entrem e vejam e o blog ongcepaes.blogspot.com  

Não peguei a Covid-19 apesar de andar de ônibus quando preciso. Tive uma forte carga viral com sudorese noturna, calafrios e cansaço. Ando um pouco devagar mas ereto nos meus 1,80m e 81Kg, pago todas as minhas contas e vou semanalmente a feira livre e supermercado, mesmo no auge da pandemia. Nunca fiquei encolhidinho em casa esperando a morte chegar... e desde o inicia saia para  pois me recusei a ficar em isolamento para desespero da Família, inclusive de uma neta já formada em Medicina pela UFES.

Acabo de renovar a CNH por mais três anos e o médico que autorizou me deu os parabéns. “O senhor está muito bem e cirurgia de catarata tão cedo você não vai precisar”.

Ando quase todos os dias na praia com os pés descalços, pois não uso tênis, ainda danço com a esposa algumas vezes na sala. Gosto de ouvir música e viajar, agora mais assistindo Vídeos documentários no YouTube na TV smart.   

Ao terminar o teste de esforço o médico disse: “O senhor tem 15 anos a menos que a idade”. E o Geriatra: vai chegar aos 90 anos com boa saúde, mas me conte com detalhes como é seu estilo de vida? Bem, bebo uns 2 litros de água ao dia e pela manhã tomo um copo de água e uma colher e sopa bem cheia dos seguintes ingredientes que chamo de  BEBERAGEM. Compro 300g dos seguintes ingredientes: Leite de soja, Guaraná em pó, Quínua real, Levedo de cerveja em pó, Gergelim preto, Giseng, Linhaça dourada em pó, Germe de trigo. Misturo tudo e tomo uma colher de sopa pela manhã, misturada a um copo dágua. 

Depois bato no liquidificador o iogurte que eu mesmo faço, misturado com frutas, beterraba e cenoura e bebo dois copes. Depois vou caminhar na praia por uns 40m e entro no Mar e só saio quando começo a bocejar e às vezes nado. Todo dia tomamos uma taça de vinho tinto ou cerveja Caracu, com a saudação: Gracias a la vida, lembrando a letra da Violeta Parra.   

 

 

 

  

13 comentários:

  1. Célia, Salvador/BA: Toda essa saúde, tem uma razão uma família maravilhosa um esposa linda e filhos abençoados

    ResponderExcluir
  2. Rusa Martins, Curumuxatiba/BA: Toda essa saúde, tem uma razão uma família maravilhosa um esposa linda e filhos abençoados

    ResponderExcluir
  3. Silvio Moraes

    Amigo Theodiano
    Nossos parabéns pelos seus 85 anos, 60 de casado e pela linda família que você construiu.
    Abraços
    Regina e Silvio

    ResponderExcluir

  4. Julio Moraes

    Amém, que Deus continue te Abençoando RICAMENTE... Abraços

    ResponderExcluir
  5. Heitor Carvalho

    Faço 75 no próximo 16
    Não tive COVID-19. Eu, esposa e toda familia somos O+
    Também gozo de boa saúde, ereto, ativo
    Estive na ativa como professor até três anos atrás. Parei para um período de
    atualização o que era pouco possível com tantos afazeres.
    Devo voltar à ativa em 2022, mas de outra forma. Não como docente de carreira
    na pós Graduação mas mais como consultor. Menos tempo de trabalho quantitativo
    e mais qualitativo.
    São três filhos formados, bem empregados, casados e cada um me dando dois netos.
    A filha com duas meninas, 9 e 6 anos
    Cada um os filhos com dois, são nas faixas de 8 e de 4 anos. Quatro meninos ao todo.
    São portanto seis netos.
    Agradeço a Deus tudo isto!

    ===============================
    Parabéns!
    E continue a difundir suas contribuições.

    ResponderExcluir
  6. Daniel Porcel Bastos, Madri: Belíssimo texto, Vovô. Lindos ensinamentos e reflexões.
    Quero envelhecer igual ao senhor

    ResponderExcluir
  7. Vânia, Feira de Santana/BA: Todo o seu dinamismo e produtividade trazem luz, sabedoria...o ajuda a viver e permanecer proativo no seu dia a dia... Que Deus esteja sempre contigo nessa jornada, ajudando-o na manutenção da saúde e bem-estar... Parabéns atrasado pelo seu aniversário!! Que a vida te presenteie com muitas bençãos e conquistas!! Felicidades e uma maravilhosa noite para vcs!!
    E sobre a mensagem do general chinês sobre auto o auconhecimento: Com toda certeza!! Antes de aprendermos sobre os outros, precisamos aprender primeiro sobre nós...pq aí, ao aprendermos sobre o próximo, teremos, quem sabe, TB aprendido a compreende-lo e respeita-lo... já que TB precisamos disso...

    ResponderExcluir
  8. Getúlio Bastos, Pé de Serra/BA: Li o texto. São muito bons. Parabéns. Deus lhe proporcione vida com saúde até os cem anos, idade que almejo chegar. FIQUE NA PAZ FIQUE NA LUZ

    ResponderExcluir
  9. Getúlio Bastos: A ENTREVISTA DE UM LOUCO por música foi assim:

    1- QUANDO VOCÊ NASCEU ?
    Eu nasci há dez mil anos atrás. E não tem nada nesse Mundo que eu não saiba demais.

    2- MORA ONDE?
    Moro num país tropical, abençoado por Deus,e bonito por natureza...
    Que beleza !

    3- QUE CONSELHO VOCÊ DARIA PARA AS PESSOAS DESANIMADAS?
    Canta, canta, minha gente, deixa a tristeza pra lá
    Canta forte, canta alto,
    que a vida vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar,
    que a vida vai melhorar.

    4- QUAIS SÃO SEUS SONHOS?
    Os sonhos mais lindos sonhei, de quimeras mil um castelo ergui, e no seu olhar, tonto de emoção,
    com sofreguidão mil venturas vivi.

    5- COMO CONSEGUE MANTER VIVA A ESPERANÇA DE UM MUNDO MELHOR?
    É o amor,
    que mexe com minha cabeça e me deixa assim.

    6- UM FORTE DESEJO:
    Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar.

    7- E O QUE FAZER DEPOIS DA PANDEMIA?
    Vamos dar as mãos,
    vamos dar as mãos
    e vamos juntos cantar.

    8- DURANTE A QUARENTENA PEDIU SOCORRO PARA QUEM?
    Jesus Cristo!
    Jesus Cristo,
    Jesus Cristo eu estou aqui.

    9- COMO VENCEU O MEDO?
    Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, pois ela, ela te sustentará.

    10- QUAL O CAMINHO A SEGUIR?
    Eu vou seguir
    uma luz lá no alto
    eu vou ouvir
    uma voz que me chama
    eu vou subir
    a montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar.

    E assim vamos levando a vida a cantar, alegria, Fé, esperança e Solidariedade pois estes são os segredos da FELICIDADE.

    ResponderExcluir

  10. HELIO CORREA.VILA VELHA/ES:
    É ESTAMOS NA MESMA IDADE FAÇO O MESMO QUE VOCÊ, ACADEMIA, CAMINHADAS DE CINCO KM TODO DIA.
    ESTOU INTEIRO E TUDO FUNCIONANDO. GRAÇAS A DEUS!

    ResponderExcluir
  11. Beatriz Carneiro: Filhos, bons dias! Mãe saiu do grupo dos Freire controlado por Ana, filha de Zita, PARA NÃO MAIS VOLTAR. no qual sou repudiado e nada pode ser postado que tenha meu nome. Indignado com a atitude de uma alma pequena, PEÇO AOS FILHOS QUE TAMBÉM SIGAM SUA MÃE E SAIAM DESSE GRUPO, até que outro membro dos Freire organize uma grupo em que eu não seja repudiado e também eu possa participar, porquanto estou nessa Família há 60 anos. Como pode uma coisa dessa. É uma inimizade inteiramente gratuita. Ela não está só, tem mais três irmãs que não não têm consideração e respeito com sua sua Mãe. Antes de Tintinha aprontar um barraco no minha própria casa, às 9:30h de uma noite, com Lila ao meu lado, em mensagem de voz Zita disse: "Fala com seu marido para deixar de me mandar recadinhos, pois eu não gosto". Sua Mãe reagiu na hora, o que é incomum e fiquei assustado pois parecia que eu estava assediando. Abri meu celular e mostrei que ela dizia ser recadinhos; eram fotos tiradas aqui em casa com a Família que encaminhava para Bau e pedia: MOSTRE PRA MÃE". o mesmo fazia pra Romero: Mostre pra Mãe... Assim não dá.

    ResponderExcluir

  12. maria josé coelho vello de oliveira, SERRA/ES

    PARAABÉNS Thede!

    ResponderExcluir