domingo, 28 de novembro de 2021

A POLARIZAÇÃO EMPOBRECE O DEBATE

Por THEODIANO BASTOS

Com a vitória de João Dória como candidato do PSDB a presidente e filiação de Moro ao Podemos e da senadora Simone Tebet pelo MDB em dezembro e Rodrigo Pacheco pelo PSD,  começam a se definir as principais candidaturas que enfrentarão Bolsonaro e Lula em 22, mas somente em agosto com as convenções, o quadro eleitoral se definirá e os programas visando o projeto Brasil se delineará. Até lá é tudo espuma.

“A polarização empobrece o debate, e você não enxerga onde estão os desafios e as oportunidade. Quando olhamos para a eleição de 2018, vemos que o Brasil não foi discutido”, disse Paulo Hartung em sua entrevista na página amarela de Veja. Disse ainda: “Por que Bolsonaro precipitou o debate eleitoral? Normalmente o presidente segura isso, para poder governar. Estamos num processo eleitoral que nem sabemos dizer quando começou”  

Veja, será a primeira eleição geral com a proibição de coligações proporcionais. “Em princípio, os partidos precisam de um candidaturas a presidente para “puxar” votos à Câmara. Quem quiser, e todos querem, ampliar suas bancadas federais e estaduais terá de se atrelar a cabeças de chapa fortes. É um fator importante em alguns casos decisivo, pois, quanto maior o número de deputados eleitos, mais significativa é a influência junto ao Poder Executivo e mais volumosa é a parcela de dinheiro público destinada à legenda” observa com argúcia Dora Kramer (VEJA 2.766 de 01/12/21)     


Um comentário:

  1. Vânia Santos: O PSDB tentou destruir o PT em uma escalada de perseguição e ódio e acabou ele se autodestruindo por si mesmo...Dória e Moro são de um pequeno reduto de ricos do qual eles fingem sair para conquistar a grande massa, mas até agora, nenhum dos dois tem empatia e talento ainda para sair, talvez um dia..e esse dia está longe...2022 será entre Lula e o Bolsonaro mesmo. Pode ser que esse cenário mude, pois na política, ou melhor, na politicagem adotada nos últimos tempos, tudo pode acontecer...
    RESPONDO: Deus nos livre de Lula de novo; eu o conheço e até já tive no palanque com ele em Nanuque MG...
    Não estou dizendo que ele vai ganhar... não sei nem se ele vai realmente se candidata mas, pelo que andam falando 2022 será decidido entre ele e o Bolsonaro...
    Ninguém sabe ao certo. Muita água ainda vai passar por baixo da ponte até outubro de 22..., Uma eternidade em política

    ResponderExcluir