sábado, 4 de dezembro de 2021

A CURA PELA MENTE



Por THEODIANO BASTOS

“Os males que a mente causa, a mente cura” Karen Horney

A meditação surgiu na Índia 1.500 a.C e se espalhou pelo mundo. Investigada pela ciência, hoje, meditar virou remédio chancelado por algumas das instituições mais respeitadas do mundo que prescrevem a meditação complementar em tratamentos variados, como para mitigação dos efeitos colaterais dos remédios contra o câncer, dores crônicas, hipertensão arterial e doenças psiquiátricas, especialmente depressão e ansiedade.

É um remédio eficaz contra a pressão e sofrimentos causados pelo estilo frenético de vida do mundo moderno.

Segundo levantamento do Google, houve no Brasil um aumento de 4.000% nas buscas pela pergunta “como fazer meditação para a ansiedade”. E sobre “os benefícios da meditação” registrou-se um aumento de 200%.  

“A meditação é uma técnica que permite conduzir a mente para um estado de calma e relaxamento através de métodos que envolvem postura e focalização da atenção para atingir tranquilidade e paz interior, trazendo diversos benefícios como redução do estresse, ansiedade, insônia, além de auxílio para a melhorar o foco e a produtividade no trabalho ou estudos.

LIGA/DELIGA CEREBRAL

“Como você sabe, quando caímos no sono, por exemplo, a nossa consciência entra em um estado de inatividade. Contudo, ninguém sabia dizer exatamente qual era a área do cérebro responsável por controlar esse mecanismo. Bem, ninguém até agora. De acordo com o New Scientist, pesquisadores da Universidade George Washington, nos EUA, descobriram por acaso qual é a região cerebral que funciona como um “botão de liga/desliga” da consciência humana.

Segundo a publicação, a descoberta do “botão” ocorreu durante um estudo no qual os cientistas estavam tentando encontrar qual era a área específica no cérebro de uma paciente responsável por desencadear convulsões. Assim, a equipe estava empregando eletrodos de estimulação profunda para monitorar os sinais enviados pelo cérebro e, desta forma, localizar o foco do problema.

Um dos dispositivos foi posicionado em uma fina camada de massa cinzenta chamada claustro, uma região que jamais havia sido estudada anteriormente com o uso de eletrodos e que fica localizada entre outras importantes estruturas cerebrais. E não é que quando os cientistas enviaram sinais de alta frequência para essa área a paciente perdeu a consciência?”

Fontes: https://blog.unicesumar.edu.br/meditacao-para-ansiedade - https://www.tuasaude.com/como-meditar/ e https://www.megacurioso.com.br/neurociencia/44825-cientistas-descobrem-como-ligar-e-desligar-a-consciencia-humana.htm

 

 

3 comentários:

  1. Bruna Bastos Paulino, Médica: Bom dia vovô! Adorei a leitura. Eu medito sempre que lembro. Faz muita diferença no meu dia a dia. Importante incorporar como hábito para todos. Respondo: Que bom que você gostou e põe em prática. Divulgue para colegas. Os médicos sofrem muita pressão, principalmente os que trabalham em hospitais

    ResponderExcluir
  2. Rita Salles: Matéria interessante.
    Preciso urgente saber onde esta o botão.

    ResponderExcluir
  3. Vânia Lorenzoni, Vitória: Amigos fazem bem a saúde

    ResponderExcluir