quinta-feira, 6 de maio de 2021

TER, SER E FAZER - PROGRAMAÇÃO NEURO LINGUISTICA


Por IVAN BASTOS

“Não há vento que sopre favorável para quem não tem rumo” aprendemos no treinamento de navegação à vela no Iate Clube de Vitória. Meu pai é Arraes Amador.

Em um dos finais de semana, eu estava ajudando o meu pai, (Theodiano Bastos, com quase 85 anos), a organizar as coisas do seu escritório, na casa no Balneário de Manguinhos, e de repente encontro três pequenas cadernetas que tinha na capa de cada uma delas as palavras: SER, FAZER e TER e fiquei impressionado com sua disciplina. Desde 1978, isto há 43 anos, religiosamente, no final de cada ele planejava as prioridades para o ano seguinte. 

É desta forma que meu pai põe em prática a PROGRAMAÇÃO NEURO LINGUÍSTICA – PNL

Como a PNL funciona

Para que possamos conquistar melhores resultados, é fundamental conhecermos mais do nosso próprio funcionamento, podendo desta forma ampliar as nossas possibilidades de escolha de atitudes e comportamentos que vão ao encontro da vida que queremos ter.

Desta forma, a definição conceitual da PNL é: o estudo da estrutura da experiência subjetiva do ser humano. Também podemos definir a PNL como uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida, criando modelos a partir de atitudes de sucesso.

A PNL vai além das técnicas. Ela é uma metodologia que pode ser utilizada de forma prática em nosso contexto diário. Está completamente relacionada com resultados no âmbito pessoal quanto profissional.

Benefícios da PNL

Com a PNL, podemos ensinar uma pessoa a gerenciar seus pensamentos e emoções, tornando-a líder de si mesmo e de seus relacionamentos com os outros, aumentando o seu desempenho e a sua performance.

A PNL funciona na construção de soluções, com foco no atingimento de metas e objetivos, e nas relações humanas.

Além disso, gera constantemente uma reflexão sobre a identidade que queremos construir como líder, profissional ou mesmo no ambiente familiar, oferecendo instrumentos para alcançar os resultados que almejamos em todas as áreas de nossa vida. Uma vez que a pessoa aprende e internaliza essa estruturação, ela mesma buscará diariamente gerar as mudanças de comportamento necessárias para que se torne uma pessoa de sucesso.

https://www.pnl.com.br/ E

https://www.pnl.com.br/pnl/#:~:text=Desta%20forma%2C%20a%20defini%C3%A7%C3%A3o%20conceitual,partir%20de%20atitudes%20de%20sucesso

Lembrei-me que ele deu a cada um dos quatro filhos essas três cadernetinhas, colocando nas capas: SER, FAZER e TER

Ele levou 12 anos repetindo ano após ano que pretendia mudar-se de Nanuque para Vitória até conseguir!

 

 

6 comentários:

  1. Célia, Salvador/BA: A força do pensamento a determinação ,planejamento e coragem. Muito lindo ,'parabéns

    ResponderExcluir
  2. Getúlio Bastos, Feira de Santana: Ivan, aplaudo seu pai, meu irmão Theodiano. Aplaudo vc tb por lembrar desses detalhes e que vc elogia. Lembranças a Martinha. Fique na paz fique na luz

    ResponderExcluir
  3. Mercedes Lopes Coutinho, Salvador: Muito bom quando os filhos reconhecem a importância dos pais em suas vidas .

    ResponderExcluir
  4. Maria Augusta Guarulhos, Curitiba: Calorosos aplausos

    ResponderExcluir
  5. Gleide, Vitória: Mto bom!
    Deve ser emocionante em vida, ler algo que nossos filhos aprenderam conosco, aplicam no seu dia a dia e ainda passam esse aprendizado adiante ,através dos seus relatos .
    Parabéns 👏👏👏👏

    ResponderExcluir