domingo, 16 de maio de 2021

GUERRA CIBERNÉTICA

O ataque de hackers a maior oleoduto dos EUA que fez governo declarar estado de emergência.

“NOSSO OBJETIVO É GANHAR DINHEIRO, NÃO CRIAR PROBLEMAS PARA A SOCIEDADE, DISSE DARKSIDE, o grupo de hackers sediado na Rússia que interrompeu o fluxo do maior oleoduto da Costa Leste americano, causando um caos no abastecimento. Eles “tomar mais cuidado” no futuro” Veja 19/05/21 pág. 15   

Oleoduto dos EUA que fez governo declarar estado de emergência

EUA: Operadora de oleoduto pagou resgate de US$ 5 milhões a hackers

FBI recomenda que vítimas não façam pagamentos porque, além de não garantir que sistemas serão desbloqueados, isso incentivaria novos ataques

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/05/13/eua-operadora-de-oleoduto-pagou-resgate-de-us-5-milhoes-a-hackers.ghtml  CRÉDITO,COLONIAL

O ataque cibernético afetou uma das maiores redes de oleodutos dos EUA

O governo dos EUA declarou estado de emergência em algumas regiões do país no domingo (09/05) depois que a maior rede de gasodutos do país sofreu um ataque cibernético na noite de sexta-feira, paralisando o fluxo de combustível.

Um grupo de hackers desconectou completamente a rede e roubou mais de 100 GB de informações do oleoduto da empresa Colonial. O duto transporta mais de 2,5 milhões de barris de óleo por dia, o que corresponde a 45% do abastecimento de diesel, gasolina e querosene de aviação da costa leste dos EUA.

Analistas do mercado de petróleo dizem que, como consequência, os preços dos combustíveis devem subir entre 2% e 3% nesta segunda-feira. Mas o impacto será ainda pior se o "apagão" do oleoduto continuar por muito mais tempo.

Os EUA trabalharam na noite de domingo para restaurar o serviço, mas devido às constantes falhas nas linhas principais, o governo decidiu decretar o estado de emergência para facilitar o transporte de combustível por outros meios, principalmente rodoviários.

"Esta emergência é uma resposta ao fechamento inesperado do sistema de dutos da Colonial devido a problemas de rede que afetam o fornecimento de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros produtos petrolíferos refinados nos Estados afetados", disse o Departamento de Transportes, em nota oficial.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57055618

Nenhum comentário:

Postar um comentário