domingo, 12 de abril de 2020

O IDOSO É UM ESTORVO


     Por Theodiano Bastos
Com a pandemia, o idoso passou a ser um estorvo ainda maior.
Como Ignácio de Loyola Brandão, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, Nascido em Araraquara (SP), autor de contos, crônicas, livros infanto-juvenis e romances. Vencedor de prêmios como Jabuti, Biblioteca Nacional e Machado de Assis. também tenho 83 anos. Em um de seus livros diz que os idosos estão autorizados a optarem por uma 'autoeutanásia', para que não sobrecarreguem as famílias.
Com o coronavírus, os idosos são um grupo de risco. No livro, largam eles para que morram, se jogam de uma montanha. Nós, idosos, estamos sendo jogados do alto das montanhas. Não poderiam sair, mas estão autorizando a sair na rua, que se trabalhe. Está autorizada a eutanásia no país. Meu livro não é o futuro, é o agora. Fico feliz e infeliz de constatar isso. Fiquei muito triste.
Tenho 83 anos, nunca vi um presidente assim, tosco, sem cultura, analfabeto, autoritário, um soldadinho de chumbo que está lá, continua Ignácio de Loyola Brandão.

A vida normalizara-se naquela anormalidade'. O senhor abre o livro com essa frase de Euclides da Cunha, em 'Os Sertões'. Por quê? No momento em que a normalidade é o normal, com os índices de feminicídios, as milícias que comandam o Rio de Janeiro e as facções, isso não é o normal. Isso é uma anormalidade dentro do cotidiano.

A gente vive uma situação de medo, de sobressalto, de pânico.
Somos governados pelo gabinete do ódio, que exalta a tortura
Um presidente que constrange o ministro dele, da Saúde, o único que estava fazendo alguma coisa, mas teve que alinhar ao lado dos absurdos dele. Faltam leitos, exames e se estourar, vai ser um sufoco.

Não é o momento de tentar impeachment, mas por meios legais [contê-lo]. Há uma história de provar a insanidade mental [do presidente], outros dizem que a insanidade é toda planejada. Mas também se disse que o Hitler era insano e não era, era tudo realidade.

'Depois de sucessivos impeachments, a classe Astuta [políticos] e parte da população tomaram gosto e passaram a apoiar um impeachment atrás do outro. Para os parlamentares, foi um alto negócio. A cada pedido de impeachment, o presidente acuado passava a comprar os votos, disfarçados em emendas necessárias ao desenvolvimento da nação.' Assim como no livro, o senhor acha que teremos mais um impeachment? Não tem muita condição. Tem os motivos, mas não tem um Congresso preparado. Tem um grupo, que vem diminuindo, que apoia [Bolsonaro]. Se um impeachment é posto em votação e não se realiza, aí teremos a instalação de uma ditadura fascista. Ele vai aproveitar e dá o golpe, responde Loyola.
 José Simão: Páscoa! Ovo em cloroquina!
Bolsonaro tá comprando chocolate em barra porque a Terra é plana

Breaking News! “Presidente da Câmara de Guanambi diz que o coronavírus é um inseto que vem de outro planeta.” Discos voadores desceram em Wuhan e um chinês comeu um ET! Um verdinho de olho arregalado!

“Nós sofre, mas nós goza. Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!”




9 comentários:

  1. Valmar Rios Engraçado que tem tanta família que empurram os avós ou país para o orfanato só porque são velhos e agora por causa do corona os velhos são tão importantes. Acho tudo isso uma armação dos comunistas.

    ResponderExcluir
  2. Valmar Rios Quero dizer para os asilos *

    ResponderExcluir
  3. Gelcilio Coutinho Barros Alguém pode me ajudar a colocar pés e cabeça nesse texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você tem razão, Gelcilio, dá todo mundo meio doido, principalmente os velhinhos RSRSRS

      Excluir
  4. Roselaine Sabadi, Por e-mail:
    Boa tarde!
    Sempre admirei seus textos e o bom senso, porém, para minha surpresa, declarou apoio a esse governo insano.
    Tudo bem, democracia é assim. Agora caminhamos para mandos e desmandos. Onde a cultura do ódio propagada por essa família, pois o senhor presidente da nação vem sozinho, ele tem a cópia número 01, 02 e 03. Tão insanos quanto.
    Fiquei abestada com o fato dele ter solicitado jejum ao povo brasileiro, onde o que não falta é "Maria vai com as outras", e "gado", a "massa de manobra" tão citado em outro governo. Mais admirada fiquei ao saber que os três filhos se filiaram ao partido do Bispo Edir Macedo.
    Informo hoje recebi um vídeo, do filho número 02, onde ele informa o acesso a um canal de TV - TV Bolsanaro. Para ser acessado, deve-se ter uma chave de acesso, onde ele pode veicular sua ideologia. Ação tomada, por que as redes de televisão abertas, e as mídias bloquearam suas sandices.
    Democracia sendo golpeada, para atender um grupo que quer poder. Quer dominação.
    A Casa está de pernas para o ar e o povo no meio disto tudo. Pois uma parte da população ficou com raivinha, e decidiu pagar para ver. Pois é, já estamos pagando e ainda vamos pagar muito caro, a menos que seja feito algo.
    Venho buscando uma forma de conviver com tanta insanidade. Espero que quem votou nele também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselaine: Boa tarde! Veja que polêmica desse texto; como citei críticas ao presidente Bolsonaro, fui chamado de comunista e agora você acha que apoio esse governo, o que não é verdade

      Excluir
  5. Neide Campos Elbacha, Nanuque KKKK KKKK Vdd

    ResponderExcluir
  6. Helena Machado Brito, Salvador/BA Gostei do texto

    ResponderExcluir
  7. Dartagma Vizeu Rezende, Nanuque/MG Gostei do texto

    ResponderExcluir