O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar Israel pelos ataques contra moradores da Faixa de Gaza e disse que tanto o Hamas como as forças israelenses cometeram atos terroristas.
Lula diz que Israel quer ocupar Faixa de Gaza e expulsar palestinos: “Isso não é correto”
O
presidente Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (14), que
tem a percepção de que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e
expulsar os palestinos do território. A declaração foi feita durante o programa “Conversa com o
Presidente” – live semanal para tratar de medidas do governo
federal.
“Essa guerra, do jeito que vai, não tem fim. Eu
tô percebendo que Israel quer ocupar a Faixa de Gaza e expulsar os palestinos
de lá. Isso não é correto, não é justo. Nós temos que garantir
a criação do Estado Palestino para que eles possam viver em paz com o povo
judeu”, disse Lula.
Ao comentar o conflito no Oriente Médio,
o presidente voltou a criticar a reação do governo israelense aos ataques do
grupo radical islâmico Hamas, em
7 de outubro.
“É por isso que eu disse ontem que a atitude de Israel com relação às crianças e com relação às mulheres é uma atitude igual terrorismo. Não tem como dizer outra coisa. Se eu sei que tá cheio de criança naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro. Eu tenho que matar o monstro sem matar as crianças”, enfatizou Lula. “O Hamas cometeu um ato terrorista e fez o que fez. Israel também está cometendo vários atos de terrorismo ao não levar em conta que as crianças não estão em guerra, que as mulheres não estão em guerra. Eles não estão matando soldados, estão matando crianças”, disse o presidente. A fala ocorreu na noite desta segunda-feira durante a recepção de 32 brasileiros e seus familiares que chegaram na Base Aérea de Brasília. Mais cedo, durante evento no Palácio do Planalto, o presidente fez uma fala semelhante e disse que não havia critérios para o ataque dos soldados israelenses. “Estão matando inocentes sem critério nenhum. [Israel] joga bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto que um terrorista está lá. Não tem explicação”
A CNN procurou a Embaixada de Israel para comentar as declarações do presidente Lula e aguarda retorno.
SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/israel-tambem-cometeu-varios-atos-de-terrorismo-diz-lula-ao-receber-repatriados/
RUBENS PONTES, com quase 101 anos, comenta: O "estadista" que se orgulha, batendo no peito inflado. dizendo que "eu me fiz por si mesmo",, parece ter perdido esperança de receber o Prêmio Nobel da Paz com que tanto sonhava.. Com toda essa empáfia na revolta do Presidente da República, o Brasil nada tem a ganhar e só tem a perder.
ResponderExcluir