segunda-feira, 6 de novembro de 2023

GUERRA ISRAEL - HAMAS, O QUE VIRÁ DEPOIS?

 

 

Por THEODIANO BASTOS

 

“A violência é a parteira da História” e assim tem sido, infelizmente.

O Que virá depois desta guerra? Espera-se que finalmente sejam criados os dois estados como querem Estados Unidos, China, Rússia, França, Reino Unido, Brasil e a grande maioria dos países dos 193 países com assento na ONU.

  

ENTIDADES PRÓ-PALESTINA E PRÓ-ISRAEL DEFENDEM DOIS ESTADOS PARA PACIFICAÇÃO

 

O mundo ainda está surpreso com o ataque sem precedentes de combatentes do Hamas no dia 7 de outubro e a retaliação de Israel, como esperado, está sendo arrasadora com a invasão por terra da Faixa de Gaza.

 

O Hamas está sendo dizimado pelo Exército de Israel.

O que pode fazer pouco mais de 30 mil combatentes contra um Exército de 400 mil, tanques imensos, carros de combates, aviões de última geração e todo aparato das Forças de Defesa de Israel.

 

Desde que o Hamas atacou Israel, em 7 de outubro, comunidades israelenses e palestinas na América Latina têm acompanhado com atenção a crise no Oriente Médio.

Grandes cidades latino-americanas têm sido palco de manifestações relacionadas à guerra, que desde então custou a vida a 1.400 israelenses, segundo Israel, e 10.000 palestinos, segundo o ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas.  

Neste contexto, o Chile tem uma particularidade: o país abriga a maior colônia de origem palestina fora do mundo árabe. E uma das mais antigas.

Estima-se que cerca de 500 mil pessoas no Chile pertençam a essa comunidade no país.

"Estamos muito comovidos com o que está acontecendo em Gaza. Muito abalados pelas imagens que vêm de lá", disse Diego Khamis, diretor executivo da Comunidade Palestina no Chile, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=invas%C3%A3o+de+israel+pelo+hamas%2C+data&oq=invas%C3%A3o+de+israel+pelo+hamas%2C+data&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQIRigAdIBCTIzMjY5ajBqN6gCALACAA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 - https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj78d7gzkl3o E https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/biden-e-netanyahu-discutiram-possibilidade-de-pausas-taticas-diz-casa-branca/ - https://congressoemfoco.uol.com.br/area/mundo-cat/entidades-pro-palestina-e-pro-israel-defendem-dois-estados-para-pacificacao/

Um comentário:

  1. RUBENS PONTES, comenta aos 100 anos de idade: Penso serem os capítulos da História do Mundo registrados pelo comportamento do homem que o habita. E que se repete em clima de desenlace desde Caim, o primeiro indicador da violência como característica primordial do homem, a partir de sua moldagem pelo Criador, No futuro com curtos parêntesis para abrigar os gênios da ciência e os que ainda buscam na convivência fraterna o melhor roteiro para o futuro. Vem-me à memória, não sei como, mas certamente por que, o que escrevera Maupassant em Le Horla: "Agora sei, eu adivinho. O reino do Homem terminou". Ainda não, mas neste Século parece estar cada vez mais perto. A penosa interrogação de Theodiano Bastos no seu festejado blogspot confirma: "O QUE VIRÁ DEPOIS?"

    ResponderExcluir