domingo, 24 de abril de 2022

 

O BRASIL PAROU NO TEMPO

Por Diogo Mainardi  

O voto nulo está em quarto lugar, com 7 pontos, um a menos do que Ciro Gomes, de acordo com a pesquisa da XP.

Diante do fracasso da Terceira Via, é o que resta para o eleitorado que se recusa a se tornar cúmplice de Lula ou Jair Bolsonaro.

O sociopata, que subiu quatro pontos com a retirada da candidatura de Sergio Moro, parou de crescer. Na pesquisa anterior, realizada duas semanas atrás, ele tinha 14 pontos a menos do que Lula no primeiro turno – e permaneceu com os mesmos 14 pontos. No segundo turno, ele tinha 20 pontos a menos – e continuou igual.

O quadro está congelado. Isso reflete a extrema pobreza da oferta eleitoral, com dois candidatos imprestáveis. A única dúvida, neste momento, é se o tormento vai acabar no primeiro turno ou no segundo. 

Lula, na pesquisa da XP, teve 45% dos votos, um ponto a menos do que a soma de seus adversários. Mas ele pode acabar arrebanhando o voto útil dos eleitores de Ciro Gomes, que empacou com 8% e – estupidamente – implodiu qualquer possibilidade de atrair os apoiadores de Moro, com seus ataques recentes.

A Crusoé, em reportagem publicada nesta sexta-feira, mostrou o que pode ocorrer até outubro, com a sociedade entorpecida e rendida, exceto pela franja bolsonarista, que ainda é capaz de animar o eleitorado mais aloprado. Sim, faltam seis meses. O fato, porém, é que o Brasil parou no tempo. https://oantagonista.uol.com.br/despertador/o-brasil-parou-no- tempo/?utm_campaign=SAB_MANHA&utm_content=link-756052&utm_medium=email&utm_source=oa-email

Um comentário:

  1. Rubens Pontes, Capim Branco/MG, comenta aos 99 anos:
    Nunca o cenário político brasileiro atingiu nível de mediocridade tão contundente. O desânimo dos eleitores que sonham com um candidato que possa responder aos seu anseios de superação nunca esteve tão contundente. Como Deus está equidistante dos problemas por nós mesmos criados, não consigo ver montado em seu cavalo um novo São Jorge disposto a intervir. Tanques de guerra de um lado, mediocridade política de outro, e os eleitores que sonham com uma democracia autêntica mergulhados no desânimo até agora sem uma estrela guia, , sequer pálida estrela guia.

    ResponderExcluir