quinta-feira, 21 de abril de 2022

A CIÊNCIA VENCEU O VÍRUS


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 506.120.436 contaminados e 6.204.345 mortos no mundo. No Brasil são 30.275.219 contaminados e 662.396 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 11,5 bilhões. No Brasil são 424.679.242 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 Covid: mulher 'bate recorde' com duas infecções em 20 dias

A mulher, que era uma profissional de saúde espanhola, testou positivo para delta e depois para ômicron

Uma profissional de saúde na Espanha, de 31 anos, pegou covid duas vezes em um intervalo de apenas 20 dias — o espaço de tempo mais curto entre infecções já detectado, segundo pesquisadores espanhóis.

Testes mostram que a mulher foi infectada com duas variantes diferentes — delta no final de dezembro e ômicron em janeiro.

Isso mostra, segundo os pesquisadores, que pessoas que tiveram covid não podem considerar que estão protegidas contra a reinfecção, mesmo que também estejam vacinadas. Porém, eles destacam que a vacinação e uma infecção anterior parecem aumentar a proteção contra doenças graves e hospitalização em pessoas com ômicron.

É difícil saber exatamente quantas pessoas se reinfectaram com covid durante a pandemia, porque apenas o sequenciamento completo do genoma pode confirmar que as infecções são causadas por diferentes cepas.

RUBENS PONTES, Capim Branco/MG, aos 99 anos:

Vale lembrar que nos anos 1340, a Peste Negra - considerada por alguns historiadores como um segundo Dilúvio - por estranha coincidência originada da China - matou na Europa, onde chegou via sul da Itália,  25 milhões de pessoas (um terço da população europeia) e cerca de 50 milhões na Ásia,  em apenas dois anos.

 

No "Decamerão", Giovanni Boccacio levanta a ideia de ter sido a peste bubônica surgida em consequência de erros do comportamento humano, os mesmos que já vitimaram, neste nosso Século, mais de 6 milhões de pessoas, muito embora distantes dos milhões de  vítimas  da "Morte Rubra, disseminada por falta de saneamento básico,

ausência de hábitos de higiene e a " tendência religiosa em aceitar os grandes males como punição divina" (Marcelo Gleiser in "O fim da Terra e do Mundo"). 

 primeiras vacinas só foram produzidas em 1796, contra varíola, pelo médico inglês Edward Jenner, e já nosso tempo por laboratórios internacionais, inclusive brasileiros,

com elas dominando o virulento Corona Vírus, apontado como eclodido a partir de laboratório instalado em cidade chinesa, e já agora em plano inclinado para seu fim.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61173660  E https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61173660

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário