sexta-feira, 29 de abril de 2022

MORO EM APUROS


 Por THEODIANO BASTOS

Foi uma decisão infeliz e temerária deixar a magistratura para ser ministro da Justiça no governo Bolsonaro.                                                                           

Com futuro político incerto, bombardeado por Lula e Bolsonaro e poderosos condenados por ele, agora é surpreendido com a divulgação da decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU, com seis anos de atraso. Responde a vários processos e sua vida vai virar um inferno austral.

Acusado de ter sido parcial no julgamento de Lula, reagiu: “O ex-presidente Lula foi condenado por corrupção em três instâncias do Judiciário e pelas mãos de nove magistrados. Sua prisão foi autorizada pelo STF em março de 2018”, disse o ex-juiz da Lava Jato, que acrescentou não ter tido acesso ao conteúdo do documento.

Diz JOSIAS DE SOUZA: “Há um quê de autocombustão na carbonização de Moro. A biografia do ex-juiz, agora um neopolítico em apuros, queima numa fogueira que ele próprio ajudou a acender ao se transferir da 13ª Vara de Curitiba para a equipe ministerial de Bolsonaro.

Com seis anos de atraso, o Comitê de Direitos Humanos da ONU concluiu que Sergio Moro não foi um juiz imparcial ao julgar Lula no âmbito da Lava Jato. Com isso, o órgão das Nações Unidas jogou terra sobre um buraco em que o Supremo Tribunal Federal já havia enfiado Moro. A decisão tem valor simbólico e político. Em ambiente eleitoral, Lula e seus apoiadores esgrimem o documento como um troféu. O presidenciável do PT declarou que a conclusão do comitê da ONU o deixou com a "alma lavada". A lavagem da alma de Lula é sui generis, pois as condenações de Curitiba, referendadas em instâncias superiores, não foram substituídas por sentenças absolutórias.... -

Ao brindar Lula com a anulação dos veredictos que traziam digitais de Moro, o Supremo determinou que os processos fossem transferidos para Brasília, onde passariam pelo filtro de novos julgamentos. Sobreveio a prescrição dos crimes atribuídos ao pajé do PT: corrupção e lavagem de dinheiro. Junto com o esgotamento dos prazos legais para a persecução penal, surgiu a impunidade. Há um quê de autocombustão na carbonização de Moro. A biografia do ex-juiz, agora um neopolítico em apuros, queima numa fogueira que ele próprio ajudou a acender ao se transferir da 13ª Vara de Curitiba para a equipe ministerial de Bolsonaro.                                                                                      Leia mais: https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2022/04/28/onu-joga-terra-sobre-buraco-que-stf-cavou.htm?cmpid=copiaecola


quarta-feira, 27 de abril de 2022

PUTIN HUMILHA O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU

 


Por THEODIANO BASTOS

Com Guterres ainda em Kiev, para humilhar ainda mais o secretário-geral da ONU, cinco mísseis atingiram o centro da cidade. 

Depois de 80 anos de paz na Europa, a Rússia violou ideais e tratados que atribuíam à diplomacia e a arbitragem o papel de resolver conflitos de forma pacífica. Para ele a força faz o direito e por isso invadiu a Ucrânia. Está sozinho no mundo e será derrotado pelas armas convencionais, muitas de última geração fornecidas pela OTAN e Estados Unidos.     

Putin, o pequeno, como se constata na foto, para humilhar os interlocutores e mostrar seu poder, ele fica sentado numa mesa gigante afastado seis metros do Secretário-Geral da ONU. Arrogante, inconsequente, ambicioso, imperial, tenta pela força ressuscitar a União Soviética que acabou em 1981

O presidente da RússiaVladimir Putin, disse, em encontro com secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta terça-feira (26) que ainda tem esperança de negociar com a Ucrânia.

Em reunião, que teve trechos transmitidos pela televisão russa, Putin disse ter intenções de encerrar o conflito por vias diplomáticas e negou acusações contra seu exército por supostos massacres.

 

"Apesar de que a operação militar [como a Rússia chama a guerra na Ucrânia] esteja se desenvolvendo, continuamos com esperanças na capacidade de alcançar acordos pela via diplomática", disse Putin.

 

Durante a reunião, Putin disse que a situação em Mariupol, cidade no sul da Ucrânia que a Rússia alega ter conquistado, é "difícil, talvez trágica".

O impasse na cidade portuária, a mais atacada desde o início da guerra, era um dos principais temas na agenda do encontro.

As tropas russas seguem cercando o complexo de Azovstal, uma das maiores siderúrgicas da Europa onde milhares de soldados e civis ainda resistem à ocupação.

Negociações seguem

Putin teria falado a Guterres que as negociações de paz entre os dois países seguem acontecendo de forma online, segundo reportagem da agência Reuters.

O líder russo também havia dito que os corredores humanitários estariam funcionando normalmente para civis que quisessem deixar as cidades rumo à Rússia e também rumo à Ucrânia.

 

Mais cedo, Guterres se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, a quem pediu um cessar-fogo imediato e uma investigação independente sobre possíveis crimes de guerra cometidos por tropas russas.

Esta é a primeira vez que o secretário-geral da ONU vai à Rússia desde o início da guerra da Ucrânia, que já dura mais de dois meses. A visita acontece em meio à escalada de tensões após o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, ter afirmado na segunda-feira (25) ver um risco real de uma Terceira Guerra Mundial.

A agenda de Guterres em Moscou começou justamente com uma reunião com Lavrov, a quem pediu um cessar-fogo o quanto antes. Após o encontro, Guterres disse que propôs um corredor humanitário e se mostrou preocupado com indícios de crimes de guerra cometidos por tropas russas na Ucrânia. O secretário-geral afirmou que sua prioridade é "salvar vidas e minimizar o sofrimento humano".

"O quanto antes pudermos fazer isso, melhor, para a Ucrânia, para a Rússia e para o mundo. Até agora, isso não pode ser possível", declarou o secretário-geral após o encontro. "Estamos extremamente interessados em encontrar caminhos para criar condições para o diálogo efetivo, para um cessar-fogo o quanto antes, para uma solução pacífica".

LEIA MAIS:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/26/secretario-geral-da-onu-se-reune-com-putin-em-moscou.ghtml

segunda-feira, 25 de abril de 2022

ESTADOS UNIDOS E OTAN ATUAM PARA DERROTAR A RÚSSIA


Por THEODIANO BASTOS

"A RÚSSIA ESTÁ FRACASSANDO, A UCRÂNIA ESTÁ VENCENDO”

O secretário de Estado americano, Anthony Blinken, reuniu-se em Kiev com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. O ministro da Defesa, Lloyd Austin, também participou do encontro.

Depois disso, Blinken disse para a imprensa:

“Tivemos a oportunidade de falar sobre o que fazer a partir de agora. Apesar do sucesso que a Ucrânia teve, o fato é que a Rússia continua a brutalizar partes do país. E a morte e destruição que vemos é horrível.

Mas os ucranianos estão de pé. Eles estão firmes. E estão fazendo isso com o apoio que coordenamos literalmente no mundo todo. A estratégia que implementamos, de apoio maciço à Ucrânia, de pressão maciça contra a Rússia, de solidariedade com mais de 30 países, está tendo resultados reais. Estamos vendo que, quando se trata dos objetivos de guerra da Rússia, a Rússia está fracassando, e a Ucrânia está vencendo.”

Os Estados Unidos prometeram mais um pacote de 700 milhões de dólares em ajuda militar. Desse total, 300 milhões de dólares serão em dinheiro, a fim de que os ucranianos possam comprar no mercado os armamentos que quiserem. O resto será distribuído aos países que se dispuserem a repassar armas às tropas de Kiev.

Blinken: “Rússia está tentando derrubar governo eleito de forma democrática” 

Finlândia e Suécia decidem enviar pedidos simultâneos de adesão à Otan Apesar das ameaças de Vladimir Putin, a ideia é que os documentos sejam entregues à aliança militar no próximo mês

Blinken: “Rússia está tentando derrubar governo eleito de forma democrática” 

https://www.estadao.com.br/internacional/autoridades-americanas-se-reunem-com-presidente-ucran

2 DE OUTUBRO VEM AÍ E CADÊ A TERCEIRA VIA?

 


Por THEODIANO BASTOS

Dora Kramer, em seu excelente texto Menor Esforço publicado em Veja, diz “FALTA MENOS de um mês para o anúncio em 18 de maio, do nome que concorrerá à Presidência da República como representante dos partidos de centro para tentar furar o bloqueio do antagonismo entre Bolsonaro e Lula.

Até agora nada se viu que indique sucesso da empreitada... A rondar a hipótese do infortúnio, toma conta do ambiente a suspeita de que o centro não tenha sido incompetente, e sim propositadamente adepto do corpo mole de resultados a ser negociados com quem seja eleito ou reeleito”, conclui com argúcia.         

Já Lauro Jardim em O Globo fala das traições por trás da construção do candidato único entre MDB, PSDB e

O MDB encena uma tentativa de união de forças com o PSDB e União Brasil em torno de um candidato único à Presidência.

Mas um alto dirigente do partido, em conversas privadas, explica o que será feito, de fato: “Ou a candidata é a Simone (Tebet), ou apoiamos o Lula ou não apoiaremos ninguém. Apoiar candidato de outro partido? Sem chance.                                                            SAIBA MAIS EM:                                   https://www.google.com/search?q=veja+dora+kramer+menor+esfor%C3%A7o&oq=veja&aqs=chrome.1.69i60j69i59j69i57j69i59j0i131i433i512j0i433i512j69i60l2.6200j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 E https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/realidade-por-tras-da-construcao-do-candidato-unico-entre-mdb-psdb-e-uniao-brasil.html

 

 

domingo, 24 de abril de 2022

 

O BRASIL PAROU NO TEMPO

Por Diogo Mainardi  

O voto nulo está em quarto lugar, com 7 pontos, um a menos do que Ciro Gomes, de acordo com a pesquisa da XP.

Diante do fracasso da Terceira Via, é o que resta para o eleitorado que se recusa a se tornar cúmplice de Lula ou Jair Bolsonaro.

O sociopata, que subiu quatro pontos com a retirada da candidatura de Sergio Moro, parou de crescer. Na pesquisa anterior, realizada duas semanas atrás, ele tinha 14 pontos a menos do que Lula no primeiro turno – e permaneceu com os mesmos 14 pontos. No segundo turno, ele tinha 20 pontos a menos – e continuou igual.

O quadro está congelado. Isso reflete a extrema pobreza da oferta eleitoral, com dois candidatos imprestáveis. A única dúvida, neste momento, é se o tormento vai acabar no primeiro turno ou no segundo. 

Lula, na pesquisa da XP, teve 45% dos votos, um ponto a menos do que a soma de seus adversários. Mas ele pode acabar arrebanhando o voto útil dos eleitores de Ciro Gomes, que empacou com 8% e – estupidamente – implodiu qualquer possibilidade de atrair os apoiadores de Moro, com seus ataques recentes.

A Crusoé, em reportagem publicada nesta sexta-feira, mostrou o que pode ocorrer até outubro, com a sociedade entorpecida e rendida, exceto pela franja bolsonarista, que ainda é capaz de animar o eleitorado mais aloprado. Sim, faltam seis meses. O fato, porém, é que o Brasil parou no tempo. https://oantagonista.uol.com.br/despertador/o-brasil-parou-no- tempo/?utm_campaign=SAB_MANHA&utm_content=link-756052&utm_medium=email&utm_source=oa-email

quinta-feira, 21 de abril de 2022

AUTODIDATAS FAMOSOS

 

Por THEODIANO BASTOS

Sou um autodidata e um Self-made man e não me arrependo de ter escolhido esse caminho ao abandonar o curso clássico no Colégio Central de Salvador em 1961 ao me casar.                   Mas passei a ser um leitor voraz. Minha biblioteca tem centenas de livros nos quais estudei com afinco.                                 Quanto tempo perdi no curso ginasial tendo que decorar o que é ditongo, tritongo, os afluentes do rio Amazonas nas margens esquerda e direita, Latim etc. e me perguntava para que vai me servir isso na vida prática?    

Sinto um fascínio pela alma humana e por isso estudei minuciosamente autores com Carl Gustav Jung, Freud, Erich Fromm, Karen Horney, dos quais tenho todos os livros publicados em português e outros da área.                                

A principal característica de uma pessoa autodidata é a sua grande curiosidade. Os autodidatas pesquisam e estudam por conta própria e muitas vezes conseguem contribuir para várias áreas do conhecimento. Muitos famosos aprenderam suas profissões de forma autodidata e mostram uma mistura de talento e dedicação.

Vejam autodidatas famosos:

 Bill Gates Um dos homens mais ricos do mundo, fundou, junto com Paul Allen, a Microsoft. Gates é um dos pioneiros no que ficou conhecida como a revolução do computador pessoal. Ele sempre estudou em ótimas escolas e foi admitido na Universidade de Harvard, mas abandonou os cursos de Matemática e Direito quando estava no terceiro ano para se dedicar ao desenvolvimento da Microsoft, Alexander Graham Bell (cineasta e inventor) Stanley Kubrick (cineasta), Abraham Lincoln o 16º presidente norte-americano. Foi em seu governo que aconteceu a Guerra Civil Americana. "Abraham foi fruto de seu próprio esforço, pois ele teve educação formal por um período muito curto de tempo.", Woody Allen (cineasta, musico, roteirista, escritor), Henry Ford (fundador da Ford), Charles Dickens (romancista), Walt Disney (cineasta, produtor e animador), Albert Einstein (físico), Carlos Lacerda dotado de espantosa inteligência, Machado de Assis Dispensa apresentações. Outros escritores famosos como Lima Barreto, Coelho Neto, Olavo Bilac, Humberto de Campos, E muitos outros ilustres em suas áreas de atuação, aprenderam sozinhos e encantaram o mundo com seus trabalhos.

Albert Einstein

Um dos autodidatas mais famosos do mundo, Einstein é o pai da Teoria da Relatividade. Suas teorias contribuíram para a construção das bombas atômicas, fato que causou profunda tristeza no brilhante cientista. Nos tempos da escola ele foi considerado um mau aluno que tinha muitas dificuldades em matérias como Geografia e História. O físico ganhou, em 1921, o Prêmio Nobel de Física ao explanar sua teoria quântica, que apresentava esclarecimentos sobre o efeito fotoelétrico. Hoje, seu nome é atrelado às maiores descobertas da Física moderna.

Marie Curie

Esta grande cientista foi a primeira pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel: o de Física, em 1903, que foi dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel, por conta de suas descobertas na área da radioatividade; e o de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos rádio e polônio. O pai de Marie Curie era professor de Física e Matemática. Embora tenha tido formação básica, Marie estrapolou os padrões estabelecidos da época e conseguiu se destacar no mundo científico, algo que era muito difícil para uma mulher. Hoje ela é considerada a “mãe” dos estudos sobre radioatividade.

Santos Dumont

Um dos “pais” da aviação, Santos Dumont foi o primeiro homem a decolar a bordo de um avião impulsionado por um motor a gasolina. Desde criança, o cientista se interessou por mecânica e começou a desenvolver estudos na área da construção de equipamentos que pudessem voar. Graças ao seu sonho e seus estudos, hoje, voar de avião é algo que faz parte da rotina dos homens.

Simone de Beauvoir

A escritora Simone de Beauvoir foi uma das pioneiras na filosofia existencialista e inaugurou o pensamento feminista no mundo moderno. De inteligência acima da média, Beauvoir, foi a estudante mais jovem aprovada nos rigorosos exames da Faculdade de Filosofia da Universidade de Sorbone. Seus estudos sobre a liberdade e o papel da mulher na sociedade são de extrema contundência e inauguraram novas formas de se pensar a sociedade moderna.

Jimi Hendrix

O maior guitarrista da história do rock desenvolveu toda a sua técnica de forma autodidata. Ele inaugurou a técnica da microfonia e conseguiu dar uma sonoridade cada vez mais “suja” e “distorcida” às suas músicas. Comprou sua primeira guitarra acústica quando era ainda muito jovem e aprendeu a tocá-la sem nunca ter feito aulas.

 

CAPRICHO DO DESTINO


Por THEODIANO BASTOS

THEODIANO, autor deste blog, e MARIA DO CARMO se conheceram por cinco meses e estão casados há quase 61 anos. 

Aí está Theodiano em Candeias, em 1945, aos 9 anos na primeira comunhão e aí está Maria do Carmo na fazenda Poço da Capivara, em Caculé, em 1945, aos seis anos e a mais de 500km de Candeias e acabam se encontrando no Colégio Estadual Central em Salvador onde estudavam à noite no então curso clássico e acabaram se casando para constituir essa linda e abençoada Família. Dois casais de filhos, quatro netos e três netas, duas noras e dois genros.

Meu amigo de fé Rubens Pontes, hoje morando em Capim Branco/MG na Grande BH, aos 99 anos, comenta com uma única palavra: MAKTUB.                                                                                      
Ele é um poço de sabedoria e cultura e que ao citar Maktub, lembrou que esta é uma palavra em árabe que significa "já estava escrito" ou "tinha que acontecer” Esta palavra é considerada um sinônimo de "destino", porque expressa alguma coisa que estava predestinada ou um acontecimento que já estava "escrito nas estrelas". Neste caso, apesar de possuirmos o livre arbítrio, as coisas que acontecem já estavam destinadas a acontecer.        
Na cultura árabe, a palavra maktub revela uma face fatalista de um indivíduo que como crente no Islamismo, se submete à vontade de Alá.       
Comentário de um desconhecido: Historia digna de ser contada e recontada. Edifica o amor e o compromisso, enfim, a longevidade dos quereres.                     

A CIÊNCIA VENCEU O VÍRUS


Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 506.120.436 contaminados e 6.204.345 mortos no mundo. No Brasil são 30.275.219 contaminados e 662.396 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 11,5 bilhões. No Brasil são 424.679.242 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).

 Covid: mulher 'bate recorde' com duas infecções em 20 dias

A mulher, que era uma profissional de saúde espanhola, testou positivo para delta e depois para ômicron

Uma profissional de saúde na Espanha, de 31 anos, pegou covid duas vezes em um intervalo de apenas 20 dias — o espaço de tempo mais curto entre infecções já detectado, segundo pesquisadores espanhóis.

Testes mostram que a mulher foi infectada com duas variantes diferentes — delta no final de dezembro e ômicron em janeiro.

Isso mostra, segundo os pesquisadores, que pessoas que tiveram covid não podem considerar que estão protegidas contra a reinfecção, mesmo que também estejam vacinadas. Porém, eles destacam que a vacinação e uma infecção anterior parecem aumentar a proteção contra doenças graves e hospitalização em pessoas com ômicron.

É difícil saber exatamente quantas pessoas se reinfectaram com covid durante a pandemia, porque apenas o sequenciamento completo do genoma pode confirmar que as infecções são causadas por diferentes cepas.

RUBENS PONTES, Capim Branco/MG, aos 99 anos:

Vale lembrar que nos anos 1340, a Peste Negra - considerada por alguns historiadores como um segundo Dilúvio - por estranha coincidência originada da China - matou na Europa, onde chegou via sul da Itália,  25 milhões de pessoas (um terço da população europeia) e cerca de 50 milhões na Ásia,  em apenas dois anos.

 

No "Decamerão", Giovanni Boccacio levanta a ideia de ter sido a peste bubônica surgida em consequência de erros do comportamento humano, os mesmos que já vitimaram, neste nosso Século, mais de 6 milhões de pessoas, muito embora distantes dos milhões de  vítimas  da "Morte Rubra, disseminada por falta de saneamento básico,

ausência de hábitos de higiene e a " tendência religiosa em aceitar os grandes males como punição divina" (Marcelo Gleiser in "O fim da Terra e do Mundo"). 

 primeiras vacinas só foram produzidas em 1796, contra varíola, pelo médico inglês Edward Jenner, e já nosso tempo por laboratórios internacionais, inclusive brasileiros,

com elas dominando o virulento Corona Vírus, apontado como eclodido a partir de laboratório instalado em cidade chinesa, e já agora em plano inclinado para seu fim.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61173660  E https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61173660

 

O STF AUTORIZOU A PRISÃO DE LULA

por THEODIANO BASTOS

“Posso não concorrer a nada”, diz Sergio Moro à CNN

O Supremo [Tribunal Federal] autorizou a prisão de Lula em março de 2018. Porque o Supremo voltou atrás é uma questão que tem que perguntar [a eles]. Eu nunca defendi nenhuma espécie de ilegalidade ou cortar caminho”, disse.

Ex-presidenciável afirmou ter avaliado que apenas seu "capital político" não seria suficiente para vencer as eleições

O ex-ministro da Justiça e agora ex-presidenciável Sergio Moro declarou, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (20), que pode “não concorrer a nada” nas Eleições 2022 — decisão que se encontraria com seu desejo de atuar em prol da construção do “centro democrático”, afirmou.

“Me coloquei numa situação de desprendimento para a união nacional, para vencer extremos. Não está descartada nenhuma situação, posso inclusive não concorrer a nada. Não vivo da política, estava fora do Brasil e voltei para ajudar na construção de algo que possa vencer extremos políticos”, disse o ex-juiz.

Moro ainda explicou que a retirada de seu nome da pré-candidatura à Presidência da República, causada após saída do Podemos para o União Brasil e a definição de Luciano Bivar como nome do partido para disputar o Planalto, se deu após avaliação de que “somente com capital político” a eleição não estaria resolvida.                                                                     Cenários para 2022

Moro criticou o que chamou de “extremos” ocupados, segundo ele, pelo ex-presidente Lula, pré-candidato do PT, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição.

“Fui com o meu projeto de consolidar o combate à corrupção e melhorar a segurança pública, e nunca aderi a pautas extremistas. Não tenho responsabilidade e culpa, tanto que deixei o governo ainda em 2020 quando vi que o projeto que vim a fazer foi prejudicado”, declarou.

Para Moro, há também no governo Bolsonaro um “quadro disseminado de corrupção como era na época do PT”. O ex-ministro mencionou as suspeitas acerca da influência de pastores no Ministério da Educação como exemplo.

“Não concordo com esse quadro disseminado de corrupção, como era na época do governo do PT. Hoje a gente vê esses vários escândalos surgindo, por exemplo no MEC, que não estão sendo investigados. Nós estamos perdendo conquistas que tivemos na Operação Lava Jato“.

Já em relação a Lula, cuja relação remonta à condenação e prisão do petista no âmbito da Lava Jato, Moro disse que o ex-presidente adotou um discurso “negacionista” em relação a casos de corrupção na Petrobras.

Moro também negou as acusações feitas pela defesa de Lula, que o apontam como parcial em sua atuação como juiz em Curitiba.

“Eu proferi uma decisão, ela foi admitida pelo Tribunal em Porto Alegre, mantida pelo Superior Tribunal de Justiça. O Supremo [Tribunal Federal] autorizou a prisão de Lula em março de 2018. Porque o Supremo voltou atrás é uma questão que tem que perguntar [a eles]. Eu nunca defendi nenhuma espécie de ilegalidade ou cortar caminho”, disse. https://www.cnnbrasil.com.br/politica/posso-nao-concorrer-a-nada-diz-sergio-moro-a-cnn/

 

 

domingo, 17 de abril de 2022

REJEIÇÃO DECIDIRÁ ELEIÇÃO PRESIDENCIAL


Por THEODIANO BASTOS

Estamos a seis meses da eleição, muita água vai passar por baixo da ponte e tudo pode acontecer na eleição presidencial no dia 02 outubro.                             

A eleição de outubro próximo não será decidida em torno de projetos para o Brasil, mas em torno da rejeição. Segundo o DATAFOLHA, a REJEIÇÃO A BOLSONARO ATINGE 55%.

 

A segunda colocação do ranking é ocupada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui rejeição de 37%. Em seguida, o governador paulista, João Doria, do PSDB, com 30%, o ex-juiz Sergio Moro, do Podemos, com 26% e o ex-ministro Ciro Gomes do PDT, com  23%.

 

O Centro Democrático definirá em 18 de maio qual será o candidato que tentará romper a polarização entre Lula e Bolsonaro.

  

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/datafolha-rejeicao-a-voto-em-bolsonaro-vai-a-55-lula-aparece-com-37/

sexta-feira, 15 de abril de 2022

E SE BOLSONARO RENUNCIAR EM FAVOR DO GAL. BRAGA NETTO?

 


Por THEODIANO BASTOS

Estamos a seis meses da eleição, muita água vai passar por baixo da ponte e tudo pode acontecer na eleição presidencial no dia 02 outubro.

A eleição de outubro próximo não será decidida em torno de projetos para o Brasil, mas em torno da rejeição.

Segundo o DATAFOLHA na última pesquisa a REJEIÇÃO A BOLSONARO ATINGE 55%, ENQUANTO LULA SOMA 37%

A segunda colocação do ranking é ocupada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que possui rejeição de 37%. Em seguida, o governador paulista, João Doria, do PSDB, com 30%, o ex-juiz Sergio Moro, do Podemos, com 26% e o ex-ministro Ciro Gomes do PDT, com  23%.
 

Se Bolsonaro sentir que vai perder para Lula ele vai dar um golpe de mestre, renunciar, e apresentar como candidato o seu vice, General Braga Netto.

Assim como vai ser uma bomba a renúncia de Lula em Favor de Alckmin, também vai ser uma bomba a renúncia de Bolsonaro. Se fizer isso ele elege seu vice.

Quem viver, verá.     

CALENDÁRIO ELEITORAL

Convenções partidárias e registros de candidatura

Entre 20 de julho e 5 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para escolha de candidatos. 15 de agosto é o prazo final para o registro das candidaturas. Todos os pedidos de registro aos cargos de presidente e vice-presidente devem ser julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Propaganda eleitoral

A realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet é permitida a partir de 16 de agosto.

Rádio e televisão

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, no primeiro turno, começa em 26 de agosto, sendo transmitida até 29 de setembro. No segundo turno, a propaganda gratuita vai de 7 a 28 de outubro.. https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/datafolha-rejeicao-a-voto-em-bolsonaro-vai-a-55-lula-aparece-com-37/