quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

BOLSONARO ENTREGA PASSAPORTE E GENERAIS SOFREM BUSCAS E APREENSÕES


 Por THEODIANO BASTOS

·         OperaçãoBolsonaro tem que entregar passaporte, não pode ter contato com outros alvos da PF e não pode sair do país

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto é preso em flagrante pela PF. Ele foi detido durante cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo STF

A operação cumpre 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão.

Bolsonaro pediu alteração de plano de golpe que envolvia prisão de Moraes, Gilmar e Pacheco, diz PF

Bernardo Mello Franco de O Globo: Golpe de Bolsonaro faria o que militares não ousaram fazer em 1964

Entre os alvos de busca e apreensão estão aliados muito próximos do ex-presidente, como Walter Braga NettoAugusto HelenoPaulo Sérgio NogueiraAnderson TorresValdemar Costa Neto, Almir Garnier e Tercio Arnaud.

Já entre os quatro alvos dos mandados de prisão estão:

·         Rafael Martins de Oliveira (major das Forças Especiais do Exército)

·         Filipe Martins (ex-assessor especial de Bolsonaro)

·         Bernardo Romão Corrêa Netto (coronel do exército)

·         Marcelo Camara (coronel do Exército)

Advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, anunciou pela rede social X (antigo Twitter) que o ex-presidente entregará o passaporte, e determinou que seu auxiliar direto, Tércio Arnaud, que estava com ele em Mambucaba, retorne para Brasília. A medida é para atender a ordem de Bolsonaro não manter contato com os demais investigados.

·         Lauro Jardim: Apreensão de celular de Tércio Arnaud foi feita na casa de praia de Bolsonaro

·         Vera Magalhães: Moraes vai levantar sigilo de decisão, de mais de 130 páginas

A delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, cita três pessoas que foram alvos PF nesta quinta-feira: além do próprio Bolsonaro, Braga Netto e Filipe Martins.

De acordo com a PF, no total estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, proibição de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro também é alvo da operação Tempus Veritatis, deflagrada na manhã desta quinta-feira (8/2) pela Polícia Federal. A operação apura possível organização criminosa que atuou em tentativa de golpe. De acordo com informações do O Globo, Bolsonaro foi intimado nesta manhã em sua casa em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, está proibido de manter contato com os demais investigados, inclusive por meio de advogados. Ele também tem que entregar o passaporte em até 24 horas. 

A operação cumpre 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. Segundo a Globonews, os mandados de prisão são contra dois ex-assessores de Bolsonaro, Marcelo Câmara e Filipe Martins. As ordens foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A operação ocorre nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

General alvo prometeu a Bolsonaro que botaria tropa na rua para sustentar golpe, diz PF

Diálogos obtidos no celular de Mauro Cid mostram que general teria consentido com adesão ao golpe de Estado, desde que Bolsonaro assinasse a medida

Por Malu Gaspar de O GLOBO;

O general Estevam Theophilo, um dos alvos de busca e apreensão na operação da Polícia Federal (PF) desencadeada nesta quinta-feira, batizada de Tempus Veritatis, teria garantido ao ex-presidente Jair Bolsonaro que colocaria sua tropa na rua para apoiar um golpe de Estado.

De acordo com fontes da PF, a informação foi fornecida pelo ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, em sua delação premiada, e teria sido corroborada por mensagens e registros da participação de Theophilo na reunião em que Cid relatou ter sido discutida a minuta de golpe, com a presença de Bolsonaro e comandantes das Forças Armadas.

SAIBA MAIS EM: https://oglobo.globo.com/blogs/malu-gaspar/post/2024/02/general-alvo-prometeu-a-bolsonaro-que-botaria-tropa-na-rua-sustentar-golpe-diz-pf.ghtml -https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/02/6799749-bolsonaro-tambem-e-alvo-de-operacao-da-pf-e-esta-proibido-de-sair-do-pais.html E https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2024/02/08/pf-mira-aliados-do-ex-presidente-jair-bolsonaro-em-operacao-que-tem-braga-netto-heleno-e-anderson-torres-como-alvos.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário