quarta-feira, 19 de abril de 2023

FERROVIA BAHIA MINAS PODE SER REATIVADA

 

Cinquenta e sete anos após ser desativada por inviabilidade econômica, e depois de ter sua história imortalizada na música "Ponta de Areia", de Milton Nascimento e Fernando Brant, a Ferrovia Bahia-Minas pode ser reativada por um projeto a ser lançado no próximo dia 30,, com investimento previsto de R$ 12 bilhões.

A Estrada de Ferro Bahia-Minas, com 578 km de extensão, foi construída por volta de 1882 e ligava Araçuaí em Minas a Ponta da Areia em Caravelas na Bahia, passando por Teófilo Otoni, Nanuque e outras cidades.  

Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e representantes da Multimodal Caravelas (MTC) se reuniram, nesta quarta-feira (12/4/23), para discutirem a reconstrução de cerca de 500 quilômetros da Ferrovia Bahia-Minas. O projeto, que vai recuperar o trecho do modal ferroviário, será lançado em 29 deste mês, após permanecer 57 anos desativado.

O trajeto fará a ligação entre Caravelas, no Sul da Bahia, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Dos 500 km, 400 km estão situados em território mineiro. A estrada de ferro vai passar pelas mesmas cidades que a antiga ferrovia, criada em 1881. As adaptações serão feitas conforme os atuais traçados e planos diretores municipais, explica o diretor da empresa, Divino Passos. Segundo ele, os investimentos serão da ordem de R$ 12 bilhões e as obras terão início assim que concluídos os processos de licenciamento ambiental.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), celebrou o anúncio e se comprometeu, juntamente aos demais parlamentares presentes, a mediar e cobrar as providências necessárias que cabem ao Executivo. Para ele, o empreendimento trará desenvolvimento econômico e social não só para a região como para todo o Estado.

“Esse projeto é histórico”, afirmou o deputado Bosco (Cidadania). Segundo ele, a linha férrea vai impulsionar o escoamento da produção nas regiões Norte e Jequitinhonha, economias que contam, hoje, com a extração de lítio, elemento utilizado na fabricação de baterias elétricas. Ele ressaltou ainda que a recuperação do modal vai minimizar o tráfego nas rodovias, que se encontram em condições precárias e com uma frota de veículos já envelhecida.

Comissão Pró-Ferrovias

Parlamentares lembraram que a reativação do modal ferroviário é, também, desdobramento do trabalho realizado pela Comissão Pró-Ferrovias da ALMG, vigente na última legislatura, e presidida pelo ex-deputado João Leite, que também participou da reunião.

João Leite afirmou que 80% do leito do trem está preservado e que, nesse sentido, apenas 20% do trajeto precisará passar pelo licenciamento ambiental: “Esse é apenas o começo da recuperação e expansão da malha ferroviária mineira”. Ele destacou ainda que o marco ferroviário, aprovado pela Assembleia de Minas, é exemplo para todo o País; e que o transporte de carga terá prioridade em um primeiro momento, mas que ainda será avaliada a implantação do transporte de passageiros.

SAIBA MAIS EM: https://www.almg.gov.br/comunicacao/noticias/arquivos/Trecho-da-ferrovia-Bahia-Minas-vai-ser-reativado/#:~:text=O%20projeto%2C%20que%20vai%20recuperar,est%C3%A3o%20situados%20em%20territ%C3%B3rio%20mineiro

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