sexta-feira, 25 de março de 2022

CENÁRIO INQUIETANTE

Por THEODIANO BASTOS

Como se não bastante a epidemia da Covid-19 que já matou 6,12 milhões no mundo (659 mil no Brasil) e a invasão da Ucrânia pela Rússia, com risco de provocar uma guerra mundial. temos as provocações da Coreia do Norte e as ameaças da China contra Taiwan, vejam:

China diz que Taiwan 'não é Ucrânia' e ilha aumenta nível de alerta

'Taiwan sempre foi uma parte inalienável da China, e este é um fato histórico e legal indiscutível', disse uma representante do Ministério de Relações Exteriores da

Mulher segura duas bandeiras de Taiwan durante as celebrações do dia nacional em Taipei, capital da ilha, em 10 de outubro de 2021 — Foto: Chiang Ying-ying/AP

Taiwan "não é a Ucrânia" e sempre foi uma parte inalienável da China, disse o Ministério das Relações Exteriores chinês nesta quarta-feira (23). A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, pediu que a ilha reforce a vigilância sobre atividades militares em resposta à crise.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, sinalizou o risco para Taiwan em um alerta na semana passada sobre as consequências danosas em todo o mundo se as nações ocidentais não cumprirem suas promessas de apoiar a independência da Ucrânia.

China, que reivindica Taiwan como parte de seu próprio território, intensificou a atividade militar perto da ilha autônoma nos últimos dois anos, embora Taiwan não tenha relatado manobras incomuns recentes das forças chinesas à medida que a tensão sobre a Ucrânia aumenta.  

Coreia do Norte dispara míssil intercontinental até o Japão, que fala em agressão "imperdoável" 24/03/2022

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (24) um míssil balístico intercontinental (ICBM) que atingiu a zona marítima exclusiva do Japão, que expressou indignação com o teste mais potente de Pyongyang desde 2017.

Os Estados Unidos condenaram com veemência o teste, que "aumenta de maneira inútil as tensões" na região. A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (24) um míssil balístico intercontinental (ICBM) que atingiu a zona marítima exclusiva do Japão, que expressou indignação com o teste mais potente de Pyongyang desde 2017. Os Estados Unidos condenaram - Veja mais em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/02/23/china-diz-que-taiwan-nao-e-ucrania-e-ilha-aumenta-nivel-de-alerta.ghtml - https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2022/03/24/coreia-do-norte-dispara-missil-intercontinental-ate-o-japao-que-fala-em-agressao-imperdoavel.htm?cmpid=copiaecola

Um comentário:

  1. RUBENS PONTES, AOS 99 ANOS: Por posturas como essa , arrogante, violenta e arbitrária - sem oposição, com ordem unida sincronizada e continência batida - nos fazem aceitar regime democrático como o ideal, mesmo com seus ocasionais equívocos, mas onde desmandos podem ser corrigidos sazonalmente. A Coreia do Norte é um artefato bélico com pavio curto e um archote permanentemente aceso nas mãos de um ditador implacável e arrogante. Vivemos num Mundo estranhamente maluco.

    ResponderExcluir