sexta-feira, 7 de agosto de 2020

MANGUINHOS, ENGORDAMENTO DA PRAIA

Ao contrário do que informou a secretária do Meio Ambiente da Serra, a Holanda fez barragens e 32km de diques para conter o avanço do Mar e não engordamento da praia com areia trazida de fora como estão fazendo em Manguinhos, ao custo de R$ 1,45 milhões.

Vejam: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2014/07/construcao-de-barreira-para-conter-mar-do-norte-transformou-holanda.html

HOLANDA ABAIXO DO NÍVEL DO MAR

Mais de um quarto do país está abaixo do nível do Mar. Um aspecto notável do país é o fato de ser extremamente plano. Cerca de metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras está de fato abaixo do nível do mar - daí o nome "Países Baixos".

Para proteger as áreas mais baixas, foram construídos diques e barragens. Os holandeses conquistaram porções de terra ao mar através dos diques, isolando trechos do litoral. A seguir, bombearam a água do mar represada, transformando as terras drenadas em campos férteis, a princípio mantidos pelo bombeamento constante executado por moinhos de vento. Atualmente eles são acionados por bombas elétricas. As planícies originaram-se de sedimentos trazidos por rios como o Reno e o Maas.  https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-a-holanda-tambem-e-chamada-de-paises-baixos/

Por Carolina Pimentel de Almeida, Oceanógrafa Secretaria de Meio Ambiente da Serra/ES 

Informo que o Estudo Morfodinâmico do Litoral da Serra já se encontra disponível no Site da PMS desde sua finalização.

 O estudo prevê a utilização de jazidas terrestres para o engordamento das áreas criticas de erosão. O engordamento de praia e a utilização de Jazidas terrestres é amplamente utilizado no Brasil e no mundo. Países como a Holanda, por exemplo, utilizam do engordamento todos os anos para continuar mantendo sua área territorial.

 A Serra não possui jazida marinha licenciada em seu litoral e a mais próxima fica no município de Vitória o que tornaria inviável a sua utilização devido a distancia. Não obstante, caso houvesse jazida marinha licenciada no nosso município sabemos que ela seria formada por 80% de carbonato o que tornaria o engordamento com esse tipo de sedimento ineficiente.

 Vitória utilizou de jazida marinha pois não possui em seu município Jazidas terrestres para a utilização. Os impactos causados ao meio ambiente são consideravelmente menores ao utilizar jazidas Terrestres, podemos observar isso pelo número de organismos (por exemplo poliquetas) encontrados nas praias de Camburi após o engordamento. Vale ressaltar, que uma areia proveniente de uma jazida terrestre de praia possui características mais semelhantes ao local a ser engordado que as Jazidas marinhas, tornando o impacto paisagístico menor e o assentamento e adaptação do local mais eficiente.

Quanto a bibliografia comprovando que essa técnica é eficiente, sites como o próprio Google e Google acadêmico possui inúmeros artigos e exemplos de utilização de jazidas terrestres para engordamento praial com sucesso, e inclusive de pontos que não possuíam jazida terrestre e necessitaram importar essa areia de outros locais. Recomenda-se a leitura do “Guia de Diretrizes de Prevenção e Proteção à Erosão Costeira” elaborado pela Comissão Interministerial para Recursos do Mar - CIRM disponível          no link https://www.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosDefesaCivil/ArquivosPDF/publicacoes/Final_Guia-de-Diretrizes_09112018.pdf

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário