quinta-feira, 8 de agosto de 2019

MULHERES: MENOS DE 10% DOS ASSASSINATOS


MULHERES: MENOS DE 10% DOS ASSASSINATOS                                 por Theodiano Bastos

AVISO AOS NAVEGANTES: O autor deste texto é casado há 58 anos, tem quatro filhos casados, sete netos e nenhuma separação na família. Busque no Goggle: bodas de esmeralda e o segredo do casamento e conheço essa história.

A violência no Brasil não é somente contra as mulheres; é uma violência generalizada.

O Atlas da Violência 2018 informa: Brasil tem taxa de homicídio 30 vezes maior do que Europa Em 2016, pela primeira vez na história, o número de homicídios no Brasil superou a casa dos 60 mil em um ano. De acordo com o Atlas da Violência de 2018 , produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de 62.517 assassinatos cometidos no país em 2016 coloca o Brasil em um patamar 30 vezes maior do que o da Europa. Só na última década, 553 mil brasileiros perderam a vida por morte violenta. Ou seja, um total de 153 mortes por dia. https://oglobo.globo.com/

A cultura machista que ver a mulher como uma propriedade e as feministas, a maioria composta por mulheres frustradas, mal amadas, até de “mulher tomba homem” têm estimulando a confrontação e a herança maldita do lulopetismo que dividia para reinar: O “nós contra eles”, mulheres contra homens, brancos contra negros, LGVTs contra héteros, ricos contra pobres contribuíram para o agravamento da violência. E por trás da violência contra a mulher, não é um confronto de anjos contra demônios, não. Tem muitos casos de mulheres que querem se livrar dos companheiros por ter encontrado outro e provocam os companheiros... E até uma gato pede ser perigoso se acuado.

Tem de haver a reeducação dos homens, começando pelos meninos nas escolas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA provocou o aumento dos assassinatos e o mesmo está acontecendo após a Lei Maria da Penha, que completa 13 anos, aumentou sensivelmente o assassinato de mulheres. 

Moro diz que homens agridem mulheres porque se sentem intimidados

Em rede social, o ministro da Justiça disse que o "mundo mudou"
O ministro da Justiça, Sergio Moro, na assinatura do Pacto para Implementação de Políticas Públicas de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres. Foto: Jorge William / Agência O Globo
Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura.
BRASÍLIA -  Na solenidade pelos 13 anos da Lei Maria da Penha , que criou mecanismos para coibir a violência contra a mulher , nesta terça-feira, o ministro da Justiça, Sergio Moro , declarou que, hoje, os homens se sentem "intimados pelas mulheres". Segundo ele, por conta disso, parte dos homens "recorre, infelizmente, à violência".
— Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral para afirmar uma pretensa superioridade que não mais existe —  disse o ministro durante a solenidade.
Mais tarde, Moro publicou a declaração em sua rede social, acrescentando:
"O mundo mudou. Temos muito a aprender. Diz isso não o Ministro, mas o filho, marido e pai de mulheres fortes".
Mais tarde, Moro publicou a declaração em sua rede social, acrescentando:
"O mundo mudou. Temos muito a aprender. Diz isso não o Ministro, mas o filho, marido e pai de mulheres fortes".
Em resposta ao texto do ministro no Twitter, a antropóloga Debora Diniz , que se mudou para os Estados Unidos após receber ameaças de morte por seu protagonismo nas audiências sobre aborto no  Supremo Tribunal Federal (STF) , escreveu:
"Ministro Moro, por favor, apague essa mensagem. É uma questão de dignidade: os homens que me ameaçam de morte o fazem porque são brutos. Não confunda as razões íntimas de homens brutos com explicações sociológicas para a violência. Homens que ameaçam mulheres são covardes." O Globo, 07/08/2019   

'Acabou a palhaçada' da violência contra a mulher no Brasil, diz Damares

Ministra, que assinou pacto para a implementação de políticas públicas de proteção para mulheres, não anunciou medidas específicas para coibir agressões Jailton de Carvalho, 07/08/2019
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em audiência na Câmara Foto: Jorge William / Agência O Globo
BRASÍLIA.  A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves , prometeu nesta quarta-feira endurecer o combate à violência contra mulheres . Damares tratou do tema depois de assinar um pacto com representantes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para a implementação de políticas públicas de proteção às mulheres. 

- Me permitam mandar um recado para agressores de mulheres: acabou a palhaçada no Brasil - bradou Damares, numa solenidade no Ministério da Justiça.

MULHERES EMPODERADAS E A VIOLÊNCIA NO BRASIL
Juízes dizem que nova Lei Maria da Penha leva a ‘Estado policialesco’
O Antagonista, 17.05.19 - Por Renan Ramalho
A Associação dos Magistrados Brasileiros pediu ao Supremo para derrubar uma nova regra da Lei Maria da Penha, sancionada por Jair Bolsonaro, que dá à polícia o direito de tirar o agressor do convívio da mulher agredida quando não houver juiz na localidade.
A entidade alega que somente um juiz pode determinar a medida e que a nova norma pode institucionalizar um “Estado Policialesco”.
“Estará justificada a edição de outras leis para, onde não houver juiz, delegados ou policiais decretarem prisão temporária, preventiva, conceder liberdade etc.”, diz a ação.
A nova regra diz que o afastamento do agressor pelo policial será submetida em até 24 horas para que um juiz avalie se deve manter ou não a medida.
155 MIL JOVENS FORAM ASSAINADOS POR ARMA DE FOGO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS E A MULHERES REPRESENTAM MENOS DE 10% DESSE TOTAL
Empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem. A partir do seu sentido figurado, empoderar representa a ação de atribuir domínio ou poder sobre determinada situação, condição ou característica. O ato de empoderar é considerado uma atitude social que consiste na conscientização dos variados grupos sociais, principalmente as minorias, sobre a importância do seu posicionamento e visibilidade como meio para lutar por seus direitos. Um dos atos de empoderar mais conhecido é o empoderamento feminino, ou seja, quando há a conscientização das mulheres de reivindicarem socialmente por igualdades de direito entre os diferentes gêneros.
Número de assassinatos de mulheres no Brasil em 2019 preocupa CIDH
Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil Brasília
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) manifestou, por meio de nota publicada hoje (4), preocupação quanto à elevada incidência de assassinatos de mulheres no Brasil no início deste ano. Segundo a comissão, 126 mulheres foram mortas em razão de seu gênero no país desde o início do ano, além do registro de 67 tentativas de homicídio.
A comissão diz que os que casos chegaram a seu conhecimento exigem do Estado a implementação de estratégias abrangentes de prevenção e reparação integral às vítimas, além de investigações "sérias, imparciais e eficazes dentro de um período de tempo razoável", que possibilitem a punição dos autores dos crimes. Uma das medidas que se fazem urgentes, segundo a CIDH, é a formação, a partir de uma perspectiva de gênero, de agentes públicos e pessoas que prestam serviço público.
"A CIDH enfatiza que os assassinatos de mulheres não se tratam de um problema isolado e são sintomas de um padrão de violência de gênero contra elas em todo o país, resultado de valores machistas profundamente arraigados na sociedade brasileira", diz a nota. 
A comissão também faz um alerta para o aumento dos riscos enfrentados por mulheres em situação de vulnerabilidade por conta de sua origem étnico-racial, orientação sexual, identidade de gênero, situação de mobilidade humana, aquelas que vivem em situação de pobreza, as mulheres na política, jornalistas e mulheres defensoras dos direitos humanos. 
“Durante a visita in loco ao país, em novembro de 2018, a CIDH observou, em particular, a existência de interseções entre violência, racismo e machismo, refletidas no aumento generalizado de homicídios de mulheres negras. Ademais, a comissão vê com preocupação a tolerância social que perdura diante dessa forma de violência, bem como a impunidade que continua caracterizando esses graves casos", diz.
Na nota, a organização, vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), cita o fato de que o Brasil concentrou  40% dos feminicídios da América Latina, em 2017. "A impunidade que caracteriza os assassinatos de mulheres em razão de seu gênero transmite a mensagem de que essa violência é tolerada", diz a CIDH.
A presidenta da CIDH, Margarette May Macaulay, reconhece o valor da lei que tipifica o feminicídio no Brasil, ao mesmo tempo que entende ser essencial que as autoridades competentes não minimizem a gravidade das queixas prestadas pelas vítimas. “É inadmissível que mulheres com medidas protetivas sejam mortas, que não contem com espaços seguros", diz Margarette, que também é relatora da comissão sobre os Direitos das Mulheres. http://agenciabrasil.ebc.com.br/ Edição: Fábio Massalli

2 comentários:

  1. Rubens Silva Pontes

    Há uma palavra para mim inquietante, Thede: permissividade, expressão que marca as relações entre homens e mulheres

    nesses novos tempo. Nem sempre homens e mulheres se respeitam mais. Não há mais aquela sadia sequência de namoro, noivado, casamento.

    Ao revés, chama-se de liberdade de comportamento uma leviandade promíscua que faz as relações de amor, sentimento historicamente sério,

    ceder lugar a aventuras eventuais, passíveis de gerar conflitos que superam meras frustrações e fazem gerar atos de violência como os por você

    enfocados no seu ótimo levantamento.

    Ó tempora. Ó mores!

    ResponderExcluir
  2. HELIO CORREA
    Problema sério pelas nuances que encerra. Cultural, agressividade, econômico, ciúmes, afetividade, loucuras, inferioridade. É de difícil equaciomento mas deve ser visto na sua amplitude.
    Difícil de ser equacionado por leis e regulamentos. A educação pode ser a base de uma reestruturação. Gostei! Parabéns.

    ResponderExcluir