segunda-feira, 15 de abril de 2019

NACIONALISMO PERIGOSO: BOLSONARO QUER ACABAR COM O MERCOSUL


MERCOSUL. BOLSONARO QUER ACABAR

Theodiano Bastos

Votei em Geraldo Alckmin no primeiro e no segundo turno votei contra o PT e dei meu voto ao Jair Bolsonaro e tenho aprovado muitas das medidas que vem tomando, todavia estou contra acabar com o Mercosul. 

Ao invés de fortalecer o Mercosul e mirar no exemplo da a União Europeia, Bolsonaro adota o perigoso viés do nacionalismo de 'fortalecer identidade nacional e amor à Pátria'. Quer acabar com a integração regional, isso é muito preocupante!

1º o Governo anuncia que passaporte excluirá inscrição 'Mercosul' e adotará brasão da República

Documento atual continua válido até vencimento, mas será substituído na renovação por versão com brasão. Governo alegou que objetivo é 'fortalecer identidade nacional e amor à Pátria'.

Por Guilherme Mazui, G1 — Brasília
A mudança faz parte das propostas apresentadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias para o início da gestão Jair Bolsonaro. De acordo com o Itamaraty, a medida tem como objetivos "fortalecer a identidade nacional e o amor à Pátria".
A alteração nos passaportes foi anunciada pelo chefe da Casa Civil durante a apresentação das metas do governo para os primeiros 100 dias do governo de Jair Bolsonaro.
O atual modelo de passaporte brasileiro contém na capa as estrelas do Cruzeiro do Sul e a inscrição "Passaporte Mercosul".
Segundo Onyx, não será necessário trocar os passaportes que ainda estão válidos, na medida em que o brasão da República será adotado no momento da renovação ou do pedido de um novo passaporte.
"Vai ser retirada do passaporte brasileiro aquela identificação do Mercosul e vamos retornar o brasão da República nesse documento. Ou seja, vamos ter no passaporte brasileiro o brasão da República brasileira”, explicou Onyx.
O chefe da Casa Civil explicou ainda que a troca não será imediata. O governo utilizará os passaportes já impressos com a atual identidade visual e adotará o brasão da República nas futuras encomendas dos documentos. Não há estimativa de custo da medida, segundo Onyx.
"Dentro dos 100 dias o MRE [Ministério das Relações Exteriores] tomará todas as providências para que tenha o desenho definido, o modelo adequado e a orientação para que quem produz possa, quando trouxer novos passaporte, já ter o novo passaporte”, complementou o ministro.
Os passaportes já não trazer a logo do Mercosul somente o Brasão da República e agora fala em extinguir as nova placas
2º Agora o Presidente Bolsonaro quer acabar com a placa Mercosul
Em live pelo Facebook, presidente Bolsonaro disse que placa é motivo de constrangimento para a população
Durante a transmissão ao vivo que virou padrão às quintas-feiras pelo Facebook, o Presidente da República Jair Bolsonaro disse que irá acabar com a placa do Mercosul.
“Vamos, com o nosso ministro Tarcísio [Freitas, de Infraestrutura], ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul. Porque não tem o município… não traz, no meu entender, benefício para o Brasil essa placa do Mercosul. É um constrangimento, uma despesa a mais”, declarou o presidente Bolsonaro.
“Estamos tentando uma maneira legal, acho que dá (sic) para encontrar, para acabar com essa placa do Mercosul também”, completou Bolsonaro.
A placa do Mercosul é um “problema” que vem se arrastando por anos no caso do Brasil. Ela começou a valer, finalmente, no final de 2018, porém teve, em dezembro de 2018, uma nova prorrogação da data limite para implantação – agora é 30 de junho de 2019.
Em novembro de 2018, uma resolução alterou a placa para retirar brasões de cidades e estados. Com a nova regra, o veículo manterá a mesma placa durante toda a vida útil, sem precisar alterar nada a cada mudança de cidade ou estado.
Polêmicas da placa Mercosul
A placa com padrão Mercosul foi presentada em 2014. A meta era que o novo sistema fosse adotado pelos países do bloco comercial (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) em janeiro de 2016.
Porém, em abril de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) postergou a adoção das placas para 1º de janeiro de 2017. Pelo novo cronograma, toda a frota registrada no Brasil deveria realizar a troca das atuais placas pelas novas até 31 de dezembro de 2020. Fonte: Revista ISTOÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário