segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O RECADO DAS URNAS


O RECADO DAS URNAS 
               Por Theodiano Bastos

IBOPE de 15/10/8: Bolsonaro com 59% e Hadad com 41% (a diferença entre candidatos é de 19,3 milhões de votos) e 47% não votariam em Haddad, diz Ibope

Enquanto Jair Bolsonaro (PSL) pode comemorar os 18 pontos de vantagem que abriu sobre Fernando Haddad, de acordo com pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, o petista tem que lamentar sua alta rejeição (além da distância para o adversário). O levantamento mostrou que 47% dos entrevistados afirmam que não votariam no ex-prefeito de São Paulo no segundo turno da eleição presidencial. A rejeição de Bolsonaro é de 35%.

Ao que tudo indica o Bolsonaro será eleito presidente da república em 28 de outubro com 60% a 70% dos votos e se analisa qual o recado das urnas.

A maioria dos eleitores de Bolsonaro, ao lhe darem o voto, o fizeram dando-lhe o benefício da dúvida; quando não queremos pensar mal sobre ela de maneira antecipada e se decide dar uma margem de confiança. Este princípio expressa uma avaliação ética, pois é injusto prejulgar o próximo com base em suposições ou preconceitos pessoais e se espera que seja eleito pelos defeitos              mas governe com  as virtudes.  


RENOVAÇÃO NO CONGRESSO

Em 2019 30 partidos terão representação no Congresso e a renovação foi de 53,4% na Câmara e 85% no Senado.


“O fato é que um presidente sozinho nada pode. Ele precisa do apoio do Congresso, do Judiciário e dos diversos mecanismos de controle do Estado para poder encaminhar, debater e aprovar medidas que de fato resultem em mudanças estruturais da vida da nação. Precisa também do apoio dos brasileiros, da sociedade organizada para tocar suas pautas.
Você pode dizer que todo presidente recém-eleito chega fortalecido pelas urnas. Pode ser, mas se o quadro até aqui pintado for este mesmo, o presidente eleito chegará ao Planalto com mais oposição do que apoio.” 

Bolsonaro, para aprovar suas propostas, terá de negociar com os eleitores do PSDB, do Centrão (leia-se Geraldo Alckmim) e dos deputados e senadores ligados aos demais candidatos a presidente derrotados e a oposição raivosa do PT.    

A ONDA ANTIPETISTA ELEGERÁ BOLSONARO

Não, não e não

O ANTAGONISTA 15.10.18:
Denis Rosenfield, conselheiro de Michel Temer, explicou o voto em Jair Bolsonaro:
“A sociedade brasileira decidiu dizer não.
Não a ser governada por PT, Lula e assemelhados. O antipetismo é uma resposta aos desmandos do partido. Não a ser governada da prisão, num modelo oriundo do PCC. Não à corrupção. Não a uma classe política que buscou seus próprios privilégios em lugar de trabalhar para o bem comum. Não à criminalidade e à insegurança que tomaram conta das cidades e do campo. Não aos tucanos que se resignaram ao muro e a um ‘diálogo’ com os petistas, cessando de ser uma alternativa eleitoral.

O voto pró-Bolsonaro encontra forte enraizamento na sociedade brasileira. Ele encarnou o não em suas distintas significações, vindo a representar um forte anseio social pela mudança. A esta altura, querer desconstruir a sua imagem é um empreendimento hercúleo, pois significaria poder oferecer uma alternativa palatável ao ‘não’, algo que os petistas não podem apresentar, precisamente por serem o símbolo daquilo que não é querido nem almejado pelos cidadãos.” 

O PT CRIOU O ANTIPETISMO
Em sua coluna em Crusoé, Ruy Goiaba lembra como o discurso raivoso de Lula e do PT ao longo das décadas terminou por alimentar o crescimento de Jair Bolsonaro.

O fato é que o PT com Lula pregando a discórdia, jogando uns contra os outros, bradando: o  “agora é nós contra eles”, “mortadelas contra coxinhas”, “vamos encher de porradas esses coxinhas”, acabou  fabricou o antipetismo e agora temos os devotos de Lula versos os devotos de Bolsonaro.                                         







3 comentários:

  1. Rubens Pontes Entendo, como você, Thede, que o fato mais instigante do fenômeno eleitoral é o PT ter destruído o... PT. É o que se convencionou chamar de autofagismo político.

    ResponderExcluir
  2. Athena Mast, Nanuque/MG:
    Você sabe que eu amo o Brasil e Nanuque. Não estaria aqui se não fosse, pois, moro no Brasil faz 52 anos. Apenas tive a sorte, pois meus pais eram emigrantes, de nascer nos EUA, vivendo là até os 20 anos, e tenho muito orgulho de ser Americana, e ainda amo meu pais, mas não mais do que ao Brasil.



    Posso lhe dizer que sabia que Lula fracassaria no governo 20 anos atrás! Cantei essa pedra quando ele primeiro apareceu. Nunca criticava á Lula naquela época, mas ao socialismo e comunismo, que nunca deu certo em lugar algum no mundo! ! ! ! ! Esse regime político não deu certo até na Grécia, o berço da Democracia, que sempre foi admirado, por causa de seus homens sábios, filósofos, cientistas, e por ultimo, religiosos. A Grécia foi o primeiro país do mundo a se tornar Cristão! Paulo, o Apóstolo pregou em Atenas, Corintos, Efésios, Gálatas, etc. aonde cujas pregações se tornaram as Epistolas da Bíblia! Se Socialismo tinha que dar certo como meio de governar o ser humano, teria que dar certo lá...muito pelo contrario o Grego sofre financeiramente até hoje por causa deste fracasso! ! ! ! COMPROVADO ! ! ! ! ! ! ! !



    Hoje o Brasileiro está tendo esta oportunidade de se livrar deste fracasso, e se tornar uma Nação admirada no mundo inteiro, porque é um país rico, abençoado por Deus, e a sua população basicamente é composta de pessoas que nascem para o sucesso, e merecem respeito. Brasileiro é gente boa. Boa Sorte, Brasil !

    ResponderExcluir
  3. Rubens Silva Pontes:

    Os partidos políticos, principalmente o PT, confiaram na "memória curta" dos brasileiros.

    Mas foram eles próprios que não guardaram lembrança dos protestos populares que

    levaram milhões de pessoas às ruas há alguns anos atrás clamando por seriedade e

    principalmente bradando contra a corrupção.

    Deu no que deu, com a demolição de modernos senhores feudais, como no Maranhão,

    citado como exemplo.

    Continuo lendo, Thede, com o maior interesse, o material que você tem me encaminhado.

    ResponderExcluir