sábado, 25 de fevereiro de 2017

ESPÍRITO SANTO: PM ACABOU A GREVE



Fim da greve: 100% dos policiais militares retornaram ao trabalho, diz comandante
Em um outro momento da coletiva, o coronel Nylton Rodrigues, em nome da PM, pediu desculpas aos capixabas pelo o que classificou como "momento terrível e trágico para todos nós"
Fonte: Jornal Gazeta Online, 25/02/17   
 
 Após 22 dias de paralisação da Polícia Militar no Espírito Santo, a greve chegou ao fim. A afirmação é do comandante geral, coronel Nylton Rodrigues, em coletiva de imprensa realizada no fim da manhã deste sábado (25). Segundo ele, 100% do efetivo já está respondendo às escalas de rotinas nas ruas. 
"Os bons policiais militares, que é em sua maioria, terão as suas condutas individualizadas, e aqueles que retornaram para o serviço, terão suas penas atenuadas, caso estejam respondendo a qualquer tipo de procedimento. A conduta do seu retorno, a conduta da normalidade, a conduta de responder à sua escala de serviço com certeza irá atenuar. O que a gente verificou é que muitos bons policiais com excelentes serviços prestados à população, alguns deles embarcaram em um voo sem rumo. Então nosso papel no Comando Geral da Polícia Militar a partir de agora é estabelecer uma pista de pousos para que ele aterrissem com segurança e continuem prestando excelente serviço para a sociedade", disse o comandante.
Em um outro momento da coletiva, o coronel Nylton Rodrigues, em nome da PM, pediu desculpas aos capixabas. "Em relação à sociedade, em nome dos policiais militares que já não estão entre nós, em nome dos policiais aposentados, dos que estão na ativa e até aqueles que entrarão na instituição, filhos das famílias capixabas, quero registrar nosso pedido pedido de desculpas à sociedade, por este momento terrível, trágicos para todos nós. Mas agora estamos de volta em nossa totalidade e a população pode voltar a contar conosco", ponderou.
A coletiva para informar o retorno operacional da PM em todo o Estado foi marcada horas depois do fim de uma longa reunião mediada pelo Ministério Público do Trabalho com as mulheres dos policiais militares e o governo.
Ainda de acordo com o comandante-geral da PM, mesmo com o retorno do efetivo da PM, o planejamento da Segurança continua com o general de Brigada e coordenador da Força-Tarefa Conjunta Capixaba, Adilson Carlos Katibe. "Existe todo um planejamento para o carnaval que será executado. As escolas dos PMs voltam à totalidade junto com as Forças Armadas no Espírito Santo. O Estado vai contar com todo esse reforço durante o carnaval", explicou.
A REUNIÃO, O ACORDO
Após quase nove horas de reunião - mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) - familiares de policiais militares e o governo do Estado chegaram a um acordo. O movimento paredista prometeu que os portões dos batalhões que ainda permaneciam bloqueados seriam liberados até as 12 horas deste sábado (25). Promessa cumprida, segundo o comandante geral da Polícia Militar, Nilton Rodrigues. 
O Governo do Estado assumiu o compromisso de que não haverá de novos Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs), sem suspender os que já foram abertos. Além disso, afirmou que os policiais não serão transferidos da Grande Vitória para o interior e vice-versa, em eventual reformulação da Corporação. 
A reunião começou às 22h desta sexta-feira (24) e terminou somente às 6h45 deste sábado (25)  na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), na Mata da Praia, em Vitória, e contou com a presença das mulheres; da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em apoio ao movimento; e de representantes do governo, da Defensoria Pública da União, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e do MPT-ES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário