quarta-feira, 6 de setembro de 2023

CATEDRAL DE SALVADOR, MISSA FESTIVA EM 06/8/23, AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 62 ANOS DE CASAMENTO


Por Theodiano Bastos 

Ainda em Estado de graças 30 dias após a missa Festiva na Catedral de Salvador, celebrada em 6 de agosto de 23, em intenção de Ação de Graças pelos 62 anos de casamento, acontecimento marcante no crepúsculo da vida do casal, (um com quase 87 anos e a esposa com 84 anos) apresentamos nossa ETERNA GRATIDÃO ao Cônego Abel e pedimos que faça chegar essa GRATIDÃO ao Cardeal primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, pela bênção especial

O casal e seus familiares agradecem as homenagens: Este texto está no blog O PERISCÓPIO: theodianobastos.blogspot.com e no Facebook Theodiano e Maria do Carmo, (casados na igreja de Santana em 9 de agosto de 1961), as filhas Hosana e Cristiane, os filhos Teodiano e Ivan Bráulio, as netas Larissa, Bruna e Ana Clara, os netos Thiago, Gabriel, Daniel e Guilherme, a irmã Therezinha, os irmãos Getúlio e Hosaná e filhos, Horácio e Josemir (falecidos) e seus filhos, as primas Mercedes, Maria da Glória, e Lourdes e filhos, as noras Rosário e Marta, os genros Hideraldo  e Carlos Magno e os irmãos de Maria do Carmo: Leonídia, já falecida e filhos, Conceição, falecida, Geraldo e filho, Zita e filhos, Inês e filhos e Lourdes, reiteram a eterna gratidão ao Cônego José Abel e ao Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha.  

EM TEMPO

Desejo ressaltar que o reencontro com Cônego José Abel se enquadra perfeitamente na Teoria das Coincidências Significativas de Jung, ‘Sincronicidade e Destino Humano” e de Ira Progoff na teoria de Jung da coincidência significativa, em que o acaso não existe.

Vejam: Padre Abel foi Pároco de Irará por 11 anos, onde minha irmã Therezinha morava, depois foi pároco em Feira de Santana, onde morávamos e batizou nosso filho Teodiano Freire Bastos Filho, nos abençoou alguns anos atrás na igreja de Santana e agora nos homenageia na missa de Intenção de Graças.                                                                                         FONTE: Solenidade da Transfiguração do Senhor - YouTube

******************************************

COMENTÁRIOS NO FACE E PELO ZAPP:

 

Zita Freire: Parabéns!!!

Que celebrem também as bodas de safira e depois as BODAS DE VINHO. Alegria e Paz!!!

Josélia McCann, Nova Zelândia: PARABÉNS

Mercedes Lopes Coutinho: 👏👏👏👏👏👏

Nalva Brito: PARABÉNS, muitas felicidades

Romero Bastos: PRABÉNS, UM ABRAÇÃO

Aristóteles Bastos Filho, Salvador:  PARABÉNS

Aristóteles Sobrinho, Feira:  PARABÉNS, MUITAS FELICIDADES. Família linda

Lucas Freire: Parabéns tio Ted! Felicidades sempre pra vc e tia Lila!😍🙏

Denise Medeiros: 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Q DEUS abençoe sempre essa linda união !!! 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Maria de Lourdes Ferreira de Souza: PARABÉNS aos meus compadres! Que Deus abençoe sempre

Helena Machado Brito: FELIZ VIDA

Maria Ignês Freitas Moraes: PARABENS

Madalena Freitas

Parabéns

 Thede e Lila, Deus os abençoe sempre 👏 👏 👏

Maria Freire Alves

Parabéns

 e muitas felicidades

Gildenice Brito de Lima

Parabéns

 saúde e felicidade

arlos Veronesi

Parabéns

 e muitas felicidades!!

 Mairze De Oliveira Braido

PARABÉNS

 amigos vocês são 10.

Rusa Martins

Parabens@

Helena Machado Brito

Parabéns

 e muitas felicidades

Evandro Rodrigues Santos

Parabéns

 e muitas felicidades sempre!

Aldo Lugão

Parabéns

!!! Que benção !!!! Felicidades

eatriz Almeida Carneiro

Parabéns

, sejam sempre felizes

Beatriz Almeida Carneiro

Parabéns

, sejam sempre felizes

E MUITAS, MUITAS CURTIÇÕES NO FACE

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇA

·         VEJAM ALGUNS COMENTÁRIOS E TEM MUITAS CURTIDAS

·         Rubens Pontes, 100 anos de idade:

·         Os presentes podem até não ter ouvido, mas um coro de anjos certamente desceu do céu para entoar, em surdina, um arranjo celeste abençoando o casal que pautou sua trajetória de vida nos sadios ensinamentos cristãos.

o    

o   Maria Freire Alves

Parabéns  e muitas felicidades

Gildenice Brito de Lima

Parabéns  saúde e felicidade

Carlos Veronesi

Parabéns  e muitas felicidades!!

Mairze De Oliveira Braido

PARABÉNS  amigos vocês são 10.

Rusa Martins

Parabens@

Helena Machado Brito

Parabéns  e muitas felicidades

Evandro Rodrigues Santos

Parabéns  e muitas felicidades sempre!

Aldo Lugão

Parabéns !!! Que benção !!!! Felicidades

Beatriz Almeida Carneiro

Parabéns , sejam sempre felizes

Cida Japira

Parabéns

 que Deus continue os abençoando protegendo iluminando e prosperando sempre em suas vidas felicidades

Zivia Ferraz Fernandes

Parabéns

 felicidades!

§ Gosto

Parabéns

 ao casal, Deus os abençoe sempre 👏 👏 👏

 

Rubens Pontes

😍😍😍🌈🌈🌈💑💑💑🫂🫂🫂

Parabéns

 ao casal, Deus os abençoe sempre 👏 👏 👏

Rubens Pontes

😍😍😍🌈🌈🌈💑💑💑🫂🫂🫂

Nilza Vieira

Parabéns

 ao casal amigo que Deus abençoe vocês abraços

Que maravilha de foto!!!

Helena Machado Brito

Felicidades para vocês

Parabéns

 Thede e Lila, Deus os abençoe sempre 👏 👏 👏

    • Isabel Muniz
    • Família bonita! Parabéns. 👏👏👏

Rusa Martins Maravilha! que Deus abençoe sempre

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

FERROVIA BAHIA MINAS PODERÁ TRANSPORTAR PASSAGEIROS COMO ANTES

 

Por THEODIANO BASTOS

Após 57 anos, está sendo reativada a Ferrovia Bahia Minas. Com 491km, o objetivo principal da ferrovia é exportar o Lítio do Vale do Jequitinhonha pelo porto de Caravelas dos municípios de Araçuaí e Itinga, minério estratégico usado nos carros elétricos e baterias, como também eucalipto, celulose e álcool. O investimento previsto de 12 bilhões informa a MTC – Multimodal Caravelas S/A com sede em Belo Horizonte.

Em Caravelas, há um porto e um aeroporto, que também precisam de investimentos.

Assim como antes, a linha poderá servir para o transporte de cargas e passageiros.                           

Conclusão da obra prevista em dois anos a partir da licença ambiental.

O FUTURO ESTÁ A CAMINHO.

O progresso está às portas e chegando ao sul da Bahia, Espírito Santo e norte de Minas Gerais. Caravelas se encontra pronta para receber um complexo multimodal com alto potencial de desenvolvimento para as cidades do sul da Bahia, norte de Minas e do Espírito Santo.

A construção desse Projeto Logístico impactará positivamente toda a região: sul da Bahia, norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais viabilizando indústrias que antes inviáveis devido a dificuldade para alcançar mercados consumidores, além de desafogar os portos do sudeste.

A área portuária terá 486.000m2 e poderá se transformar em uma ZPE Zona de Processamento de Exportação conectado ao modal.

SAIBA MAIS EM: https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/  https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/04/19/empresa-decide-reativar-a-ferrovia-bahia-minas-com-um-investimento-de-r-12-bilhoes/ E https://mtcsa.com.br/ Home  

 

domingo, 3 de setembro de 2023

FERROVIA BAHIA MINAS, Caravelas inaugura marco da reativação




Por THEODIANO BASTOS

Após 57 anos, está sendo reativada a Ferrovia Bahia Minas. Com 491km, o objetivo principal é exportar o Lítio do Vale do Jequitinhonha, municípios de Araçuaí e Itinga, minério estratégico usado nos carros elétricos e baterias, como também eucalipto, celulose e álcool. O investimento previsto de 12 bilhões informa a MTC – Multimodal Caravelas com sede em Belo Horizonte.

Em Caravelas, há um porto e um aeroporto, que também precisam de investimentos. Assim como antes, a linha poderá servir para o transporte de cargas e passageiros.                            Conclusão da obra prevista em dois anos a partir da licença ambiental.

Em (30/04/23), no distrito, reuniu prefeitos de todos os onze municípios cortados pela rodovia, além de vereadores, deputados estaduais e federais dos estados de Minas Gerais e Bahia, todos assinando o termo de adesão e o compromisso com o projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas.

Uma assinatura em que todos escrevem seus nomes na história, pleiteando o retorno dos tempos áureos do transporte de minérios e desenvolvimento no trecho entre os estados de Minas Gerais e Bahia.O projeto de reativação será executado pela Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária SPE Ltda no trecho de Caravelas (BA) à Araçuaí (MG), com a inserção de dois novos ramais (Teixeira de Freitas e Itabatan (distrito de Mucuri). O trajeto ainda inclui Posto da Mata e Argolo (distritos de Nova Viçosa) em solo baiano. Já em Minas Gerais a ferrovia passa por Serra dos Aimorés, Nanuque, Carlos Chagas, Teófilo Otoni, Novo Cruzeiro até seu destino final: Araçuaí no Vale do Jequitinhonha. O investimento, somente na fase do projeto, é de cerca de R$ 2,4 bilhões.

O executivo da empresa, Divino Passos, explicou que a Ferrovia Bahia-Minas, pode se tornar a mola propulsora da economia da região de tríplice fronteira (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo).

Jean Freire (Deputado Estadual/MG), membro da Comissão Pró-Ferrovias da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, destacou que o trajeto fará a ligação entre Caravelas a Araçuaí, passando pelas mesmas cidades e municípios da antiga ferrovia, criada em 1881, com algumas mudanças.

Representando o governo baiano, Osni Cardoso (Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia), acompanhado de Paulo Magalhães (Deputado Federal), disse que a ferrovia tem tudo para se tornar uma importante alternativa ao transporte de minério, eucalipto, celulose e combustíveis, principalmente o etanol produzido pelas usinas sucroalcooleiras Santa Maria, no território de Caravelas e DASA, no município de Serra dos Aimorés.

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, anfitrião do evento e um dos principais percursores deste sonho, se emocionou durante o discurso de recepção e no discurso sobre a trajetória de 6 anos compartilhando o sonho da reativação da ferrovia.

A cerimônia contou com a participação dos prefeitos baianos, Silvio Ramalho (Caravelas), Zico de Baiato (Alcobaça) e Luciana Machado (Nova Viçosa); e de Minas Gerais, Iran Pacheco Cordeiro (Serra dos Aimorés); Gilson Coleta Barbosa (Nanuque); José Amadeu Nanayoski Tavares (Carlos Chagas);  Daniel Batista Sucupira (Teófilo-Otoni); Gildésio Sampaio de Oliveira, o “Nego Sampaio” (Poté); Kalid Nedir Maikel (Ladainha); Milton Coelho de Oliveira, o “Nem Capotão (Novo Cruzeiro); Joaquim Neres Xavier Dias, o “Kinca Dias” (Salinas); Diógenes Timo Silva (Virgem da Lapa); Antônio Adônis Pereira (Juatuba) e o vice-prefeito, Kélvio Marcílio Silva Oliveira, o “Marcílio Dentista” (Araçuaí), representando o prefeito Tadeu Barbosa de Oliveira, o “Tadeu do Posto”. O Prefeito de Mucuri, Robertinho, foi o único da Bahia a não pode comparecer nem enviar representante. Fonte: Ascom da Prefeitura de Caravelas

Teve ainda a participação de diversos empresários do setor industrial, estudiosos, entusiastas do projeto e moradores de Caravelas, especialmente do distrito de Ponta de Areia, com participação de alunos da Escola Municipal Ede Santos de Ponta de Areia e da Filarmônica Lira Santo Antônio (FLISA) de Caravelas. FONTES: https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/ E https://bahiaeconomica.com.br/wp/2023/04/19/empresa-decide-reativar-a-ferrovia-bahia-minas-com-um-investimento-de-r-12-bilhoes/   


IMPOSTO SINDICAL ESTÁ DE VOLTA COM OUTRO NOME


Por THEODIANO BASTOS 

Adesão do Centrão amplia tensões entre Lula e partidos de esquerda

Grupo garante ao presidente maioria no Congresso, mas também vai confrontar o petista com pautas caras às siglas esquerdistas, incluindo próprio PT. 

STF forma maioria para que profissional volte a bancar as entidades de classe por meio da "contribuição assistencial". Até agora, taxação recebeu o voto de seis ministros — 6 x 0 foi formado com Alexandre de Moraes  

Moraes deu o voto que formalizou o retorno da cobrança, até agora endossada por seis ministros -

Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, ontem, pela cobrança de uma contribuição assistencial destinada a financiar sindicatos — uma espécie de novo imposto sindical, extinto em 2017 com a reforma trabalhista do governo do ex-presidente Michel Temer. Porém, a cobrança do valor precisa ser acertada em acordo ou convenção coletivos da categoria.

O voto decisivo para a formação da maioria foi do ministro Alexandre de Moraes. A cobrança da contribuição será compulsória, mas os trabalhadores poderão dizer que não desejam o desconto — que será feito pelo empregador no comprovante do pagamento de salário e, posteriormente, repassado ao sindicato da categoria.

O julgamento vai até 11 de setembro pelo Plenário virtual. O placar por enquanto é de 6 x 0 e manifestaram-se o relator da matéria, ministro Gilmar Mendes, e os magistrados Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Dias Toffoli e Moraes.

Os ministros entenderam que a cobrança da contribuição é constitucional, desde que garantido o "direito de oposição" — ou seja, que o trabalhador possa optar por não pagá-la. A chama "contribuição assistencial" servirá para custear as entidades sindicais.

Em relação ao antigo imposto sindical, há algumas diferenças. A taxação era um valor fixo de um dia de trabalho por ano, de acordo com a categoria profissional, e todos os empregados eram obrigados a pagá-la, sem exceção. A extinção do imposto reduziu drasticamente a arrecadação dos sindicatos, que caiu de R$ 2,23 bilhões, em 2017, para R$ 21,4 milhões, em 2021.

Recomposição

O objetivo da nova contribuição é recompor o orçamento dos sindicatos — e pagar serviços como carros de som, reuniões, eventos, estudos, entre outras ações. O argumento para o retorno da cobrança é que todos os trabalhadores de uma categoria se beneficiam da atuação do sindicato — como a negociação salarial —, e não apenas os sindicalizados. O novo valor será decidido por cada entidade, em assembleia.

"Ele (o trabalhador) continuará se beneficiando do resultado da negociação. Mas, nesse caso, a lógica é investida: em regra admite-se a cobrança e, caso o trabalhador se oponha, deixa de ser cobrada", observou o ministro Barroso em seu voto. Ele argumentou que a contribuição visa uma "desequiparação injusta entre empregados da mesma categoria", justamente porque os não sindicalizados também se beneficiam das conquistas dos sindicatos sem contribuírem financeiramente.

O trabalhador que não quiser pagar a contribuição terá que se manifestar dentro de um prazo ainda a ser estabelecido, que será definido pela assembleia do sindicato da categoria. A regra deve alcançar mesmo aqueles profissionais que não são filiados a entidades de classe.  
                                                                                                                           FONTE: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/09/5122155-imposto-sindical-esta-de-volta-com-outro-nome.html E https://veja.abril.com.br/brasil/adesao-do-centrao-amplia-tensoes-entre-lula-e-partidos-de-esquerda


sábado, 2 de setembro de 2023

SALVADOR TERÁ VLT DO TIPO MONOTRILHO


Por THEODIANO BASTOS

Após mais de 160 anos, trens do subúrbio têm último dia de funcionamento 2021

O transporte ferroviário de Salvador deixa de funcionar neste sábado (13), após mais de 160 anos em operação. Os trens ligam o Subúrbio Ferroviário pela orla da Baía de Todos-os-Santos, em 10 estações, da Calçada a Paripe.

Por estar instalado na área do subúrbio, as pessoas que residem e trabalham na Cidade Alta geralmente não usam o transporte, pois os trens não passam pelo centro da capital baiana.

"Eu morava no Cabula [bairro de Salvador] e nunca tive a oportunidade de vir. Como eu soube que hoje é o último dia vim me despedir", disse um passageiro.

 

De acordo com a Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), aos sábados, em dias normais, o fluxo de passageiros na primeira estação (Calçada) gira em torno de 300 a 600 pessoas. Neste sábado, último dia de funcionamento do sistema, entre 5h45 até 12h, já foram contabilizados cerca de 1.217 passageiros na estação situada na sede da CTB no bairro da Calçada.

A ferrovia que hoje liga o bairro da Calçada a Paripe, começou a ser criada em 1853, quando Joaquim Francisco Alves Muniz Barreto recebeu do Governo Imperial a concessão para a construção de uma estrada de ferro ligando Salvador à cidade de Juazeiro. Foi a primeira da Bahia e a quinta do Brasil.

Em 2005, a gestão do trecho ferroviário entre as estações da Calçada e Paripe era de responsabilidade da Prefeitura de Salvador, porém, em maio de 2013, o sistema foi transferido para o Estado, juntamente com as obras do metrô, passando a ser administrado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). A região do Subúrbio, marcada pelo patrimônio dos marisqueiros e pescadores, após a conclusão das obras do VLT, ganhará também um museu ferroviário e um centro comercial de serviços na região.

VLT

O VLT de tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada em dezembro de 2019. Segundo o governo do estado, as obras de implantação do VLT estão previstas para serem concluídas no prazo de 24 meses.

O equipamento é investimento do Governo do Estado da Bahia. Mais de 170 mil usuários vão poder se deslocar diariamente entre os 26 quilômetros de percurso que vão ligar o bairro do Comércio até a Ilha de São João, no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

A Fase 1 das obras do VLT compreendem 19,2 quilômetros, com 21 estações e vai ligar o bairro do Comércio, na cidade baixa da capital, até a Ilha de São João, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Na fase 2, que liga a região de São Joaquim até o Acesso Norte (integração com o metrô) estão previstas mais 5 estações.

A obra de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), pasta responsável pelo transporte, investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e vai gerar, diretamente, 2.200 empregos, além dos empregos indiretos. “E quando estiver em operação, vai consumir mais de 700 pessoas empregadas. Então, nós estamos gerando empregos no Subúrbio, estamos gerando atividade econômica, e essa é também a nossa contribuição para melhorar o problema social e aumentar a empregabilidade na região do Subúrbio Ferroviário. FONTE: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2021/02/13/ultima-viagem-do-trem-do-suburbio-ocorre-neste-sabado-sistema-deixa-de-operar-para-inicio-das-obras-do-vlt.ghtml

 

terça-feira, 29 de agosto de 2023

INVESTIMENTOS DA CHINA NO BRASIL CAEM 78% EM 23

  

Por THEODIANO BASTOS 

China ampliou os investimentos no Brasil em 2022, mas caiu 78% em 23, informa o jornal A FOLHA de São Paulo.

País asiático registrou 9 transações no ano passado entre aquisições e fusões; é a maior movimentação desde 2017 Desde 2009, os chineses fizeram 105 negócios no Brasil; na foto, bandeiras do Brasil e da China.

O país asiático realizou 9 transações, entre aquisições e fusões, segundo dados da consultoria PwC (PricewaterhouseCoopers). É o maior volume desde 2017, quando os chineses estiveram à frente...

ELETRICIDADE E TECNOLOGIA EM DESTAQUE

O setor elétrico foi o que mais recebeu investimento para os empreendimentos –somou 22 das 105 operações de 2009 a 2022–, representando 21% dos negócios. Já transporte e logística e tecnologia registram 10 transações cada. Houve um aumento das operações chinesas em inovação no ano passado: foram 4. Uma delas envolveu a empresa Tencent Holdings, que comprou 5,5% das ações da plataforma de comunicação gaúcha Zenvia, por US$ 5,6 milhões...
SAIBA MAIS EM: (https://www.poder360.com.br/economia/china-amplia-investimentos-no-brasil-em-2022/) E https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/08/investimento-chines-no-brasil-desaba-78-em-2022-e-bate-menor-nivel-em-13-anos.shtml

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

MILIONÁRIOS PAGAM MENOS IMPOSTO DE RENDA QUE PROFESSORES, MÉDICOS E POLICIAIS

 RASIL

Contribuintes milionários pagam no Brasil alíquotas menores de imposto de renda do que profissionais de renda média e alta, mostra um levantamento inédito realizado pelo Sindifisco Nacional, sindicato que representa os auditores-fiscais da Receita Federal, a partir de dados do Imposto de Renda Pessoa Física de 2022 (ano calendário 2021).

Segundo esses dados, contribuintes que declararam em 2021 ganhos totais acima de 160 salários mínimos (R$ 2,1 milhões no ano, ou R$ 176 mil por mês) pagaram, em média, uma alíquota efetiva de Imposto de Renda (IR) de menos de 5,5%.

É uma taxa menor, por exemplo, do que pagaram professores de ensino fundamental (8,1%), enfermeiros (8,8%), bancários (8,6%) ou assistentes sociais (8,8%) — profissionais que, na média, declararam rendimentos totais (soma dos salários e outros rendimentos) abaixo de R$ 94 mil naquele ano (menos de R$ 8 mil ao mês).

A alíquota efetiva dos milionários também foi menor do que a dos policiais militares (8,9%), cuja renda média total em 2021 ficou em R$ 105 mil (R$ 8.750 ao mês). Ou do que a de médicos (9,4%), que declararam em média renda total de R$ 415 mil (R$ 34,6 mil ao mês).

A alíquota efetiva é o percentual da renda total que de fato foi consumida pelo IR. Segundo o Sindifisco, o principal motivo de os mais ricos terem uma alíquota menor é que uma parcela relevante de sua renda vem do recebimento de lucros e dividendos das suas empresas - renda que é isenta de imposto no Brasil desde 1996.

Já a classe média tem uma parcela maior de seus ganhos proveniente de salários, que, em geral, são tributados na fonte, com alíquotas progressivas que chegam a R$ 27,5% para ganhos mensais acima de R$ 4.664,69.

Essas pessoas também têm parte de seu dinheiro isento de imposto, mas, em geral, é uma parcela da renda menor do que a dos milionários.

O levantamento do Sindifisco mostra ainda que a alíquota efetiva paga pelos contribuintes de maior renda caiu por dois anos seguidos, entre 2019 e 2021: como houve crescimento do pagamento de lucro e dividendos nesse período, o topo da pirâmide ficou mais rico, ao mesmo tempo que pagou proporcionalmente menos IR. 

Os números da Receita Federal mostram que contribuintes brasileiros declararam terem recebido em 2021, no total, R$ 555,68 bilhões em lucros e dividendos, uma alta de quase 45% sobre o valor de 2020 (R$ 384,27 bilhões) e de 46,5% ante o de 2019 (R$ 379,26 bilhões).                                           FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-66637710