quinta-feira, 10 de julho de 2025

O tarifaço é culta do Bolsonarismo, diz Lula e governistas

 


                               Por THEODIANO BASTOS

Lula e governistas levam a melhor nas redes sobre bolsonaristas com tarifaço de Trump

Aliados fazem apelo para Bolsonaro acionar Trump para revogar tarifaço

Com temor do impacto negativo para o campo bolsonarista com o tarifaço de Donald TrumpJair Bolsonaro recebeu apelos para entrar no circuito, na tentativa de reverter ou amenizar a decisão do presidente americano. Diz Bela Megale em sua coluna em O Globo

Bolsonaro avalia acionar Casa Branca contra tarifaço de Trump

Aliados do ex-presidente veem na medida uma forma de neutralizar o discurso da esquerda, que atribui o aumento das taxas a Eduardo Bolsonaro

Auxiliares do ex-presidente afirmam que ele está acompanhando os desdobramentos do cenário, mas avaliam que, no momento, Bolsonaro não tem mostrado disposição para trabalhar junto à Casa Branca pela revogação do tarifaço. O grupo avalia que o capitão reformado deve adotar o discurso de que não foi ele quem pediu o tarifaço e, por isso, não é ele quem atuará para revogá-lo. Por ora, Bolsonaro sinaliza que manterá o silêncio.

Para aliados, porém, a falta de ação do ex-presidente deixa aberta uma avenida de críticas para o governo Lula explorar, vinculando diretamente a ação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos à taxação de 50% dos produtos brasileiros que entrarão no país.

Além disso, afirmam que, se Bolsonaro for bem sucedido na investida, dará o maior exemplo de sua força política.

Ainda existe a preocupação de que o problema abra espaço para Lula e seus auxiliares se aproximarem de segmentos do agronegócio e da indústria que se mostraram mais ligados ao bolsonarismo.

Apesar do discurso público ser o de que a culpa é de Lula, a portas fechadas os bolsonaristas já admitem que o desgaste vai recair sobre o ex-presidente e seus filhos. Como informou a coluna, a ordem do núcleo duro da família é tentar desvincular Eduardo da taxação e reforçar o discurso de que seu foco são as sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Um levantamento feito pela consultoria Bites e publicado pela coluna mostrou que a liderança política que tem angariado mais interações no X após o tarifaço é Lula. A consultoria também apontou que os deputados governistas estão tendo duas vezes mais interações que os bolsonaristas.

FONTE: https://oglobo.globo.com/blogs/bela-megale/post/2025/07/aliados-fazem-apelo-para-bolsonaro-acionar-trump-para-revogar-tarifaco.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário