quinta-feira, 17 de julho de 2025

ALEXANDRE DE MORAES RASGA A CONSTITUIÇÃO. SUA DECISÃO VALE MAIS DO QUE A DO CONGRESSO

 


                                               Por THEODIANO BASTOS

Em decisão monocrática, isto é, sem consultar os demais ministros, cada ministro decide como quer, como é o caso de Dias Toffoli vem anulado tudo da Lava – Jato e Alexandre de Moraes segue o mesmo padrão, decido sozinho.   

A decisão reforça um padrão cada vez mais frequente: o Congresso não vale para nada, é o STF quem decide - é a supremacia do Judiciário sobre as demais instituições da República.

Moraes manteve a elevação do imposto em todas as frentes - compras internacionais, operações de crédito diárias e previdência privada - com exceção das cobranças sobre o chamado “risco sacado”, prática comum de antecipação de recebíveis utilizada por empresas do varejo. Segundo o ministro, essa modalidade não configura operação de crédito e, portanto, não deve ser tributada pelo IOF. Mas o restante do decreto, rejeitado por deputados e senadores, segue agora em plena vigência por ordem judicial.

Alexandre de Moraes chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) em 2017 por obra do acaso, quando uma inesperada vaga na Corte foi aberta após um acidente fatal vitimar o ministro Teori Zavascki. De lá pra cá, se tornou, possivelmente, a autoridade mais temida e poderosa da República.

À frente de inquéritos controversos abertos de ofício pelo próprio STF, o ministro já determinou centenas de prisões, suspensão de contas em redes sociais e até mesmo o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sob a justificativa de conter ataques à Corte e ao Estado Democrático de Direito.

Moraes chegou ao STF sem nenhum voto mas sua decisão vale mais que a de 513 deputados e 81 senadores.

juristas contestam os 'superpoderes' de Alexandre de Moraes

FONTES: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64464312  https://www.facebook.com/share/16eo3Q95DX/

Nenhum comentário:

Postar um comentário