sábado, 20 de abril de 2024

MORO DA LAVA-JATO VAI TER O MESMO DESTINO DE GIOVANNI FALCONE DO MÃOS LIMPAS?

 

Sérgio Moro

                                                         Giovanni Falcone
Casa para onde Moro seria levado após sequestrado pelo PCC

Por THEODIANO BASTOS

Sérgio Moro da operação Lava-Jato se inspirou no juiz Giovanni Falcone que estava à frente da operação Mãos Limpas e que morreu em atentado a bomba em detonado pela máfia Cosa Nostraem 23 de maio de 1992.

MORO VAI ACABAR VOLTANDO PARA OS ESTADOS UNIDOS, PARA NÃO TER O MESMO DESTINO DE FALCONI. Vejam:

O plano do PCC era sequestrar Moro no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições. Sete meses antes, células da facção levantaram todos os detalhes da rotina do então candidato a senador e prepararam a infraestrutura da operação. E foi salvo por acaso. Até a casa para onde seria levado foi alugada 

BRASIL, OPERAÇÃO LAVA-JATO

Iniciada em março de 2014, a Operação Lava Jato foi a maior investigação sobre corrupção realizada no Brasil. A força-tarefa cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisão temporária, prisão preventiva e condução coercitiva, e descobriu um megaesquema de corrupção na Petrobras envolvendo políticos de diferentes partidos e outras empresas públicas e privadas. O nome Lava Jato foi escolhido porque um dos locais que movimentava dinheiro de origem ilegal era um posto de combustíveis e lava a jato de veículos em Brasília.  

STF DESCONDENA LULA E ELE É ELEITO PRESIDENTE PELA TERCEIRA VEZ  

Após ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá, em São Paulo, Lula ficou preso de abril de 2018 a novembro de 2019, tendo sido impedido de disputar a eleição presidencial de 2018. Em 2021, o STF anulou todas as condenações do petista no caso. O órgão entendeu que ele não teve seus direitos respeitados já que as decisões não poderiam ter sido tomadas pela vara responsável pela Lava Jato, a de Curitiba, e que o caso deveria ser reiniciado no Distrito Federal. Mas a Justiça do local reconheceu a prescrição dos crimes, e Lula não responde mais por eles.

ITÁLIA, OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS

Ao todo, nos dois anos de operação, foram quase 5 mil prisões, mas apenas 1.300 condenações. Em compensação, 31 suicídios, entre 1992 e 1994. Vários deles com requintes de drama – eram inocentes que não suportavam a destruição de sua imagem e o desgaste psicológico. Alguns chamam essas ocorrências de “danos colaterais”, civis atingidos em uma guerra.                                                                                                

A tragédia foi clara: reduziu um país de enorme tradição política à figura de uma feira de horrores. Farsa e ressaca não tardariam a revelar-se.A operação, iniciada em 1992, prendeu muitos empresários e políticos, destruiu os partidos existentes. E terminou em 1994, com a vitória de uma nova coligação de direita, chefiada por um capitão da mídia, Berlusconi, que habilmente reagrupou com rapidez toda a Itália criminosa. No meio do processo, o país afundou como nunca, em todas as dimensões. Danos colaterais, não se faz omelete sem quebrar ovos (contanto que os ovos sejam os dos outros).  

Nascido em Palermo, na Itália, o mafioso Tommaso Buscetta denunciou mais de 300 mafiosos na Itália. Foi preso duas vezes no Brasil. Apesar de ter morado no Rio de Janeiro, a polícia o deteve pela primeira vez na cidade catarinense de Itapema, em 1972. Em 1983, foi preso novamente em São Paulo.

22 de out. de 2013 — Nascido em Palermo, Tommaso Buscetta, conhecido como Dom Masino, era o mais famoso dos "arrependidos", mafiosos que resolveram colaborar com a ... Buscetta foi extraditado para os Estados Unidos. Por sua colaboração contra as ações da máfia no país, obteve nacionalidade, uma nova identidade e proteção do programa de testemunhas para ele e sua família.

SAIBA MAIS EM: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/20/internacional/1495267024_359932.html - https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/reginaldo-correa-de-moraes/mani-pulite-tragedia-farsa-e-ressaca  - https://www.google.com/search?q=italia+como+terminou+operacao+maos+limpas%3F&oq=italia+como+terminou+operacao+maos+limpas%3F&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIICAEQABgWGB4yCggCEAAYgAQYogTSAQkzNTgzOGowajmoAg6wAgE&client=ms-android-samsung-ss&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8 E https://veja.abril.com.br/brasil/documentos-ineditos-detalham-plano-para-sequestrar-e-matar-sergio-moro#:~:text=O%20plano%20do%20PCC%20era,prepararam%20a%20infraestrutura%20da%20opera%C3%A7%C3%A3o.

 

Um comentário:

  1. Mércia Maioli, Serra/ES Quem sou eu para opinar por um assunto tão vasto e complicado. Posso chamar de máfia o que aconteceu e acontece no Brasil. Quanto mais eu sei ou vejo, fico desorientada. O caso do Moro foi como tivéssemos perdido o rumo, todo processo Lava Jato arruinado. Os ordinários todos soltos. Não aceito o presidente, estes ministros, o advogado de Lula como ministro. Pergunto a vc, tem solução para tal coisa?
    Não temos democracia, está tudo armado.
    Os jovens não sabem a história do nosso país e muito menos da humanidade.
    Tem vc o que a me dizer. Os que se formaram na Universidade Pública são comunistas.
    Desculpe o modo como falo.

    ResponderExcluir