segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

NORDESTE LIDERA O ANALFABETISMO NO BRASIL


Por THEODIANO BASTOS

Região Nordeste possui quase metade de toda a pobreza no Brasil e 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, 59,4% (5,3 milhões) vivem no nordeste, e 54,1% (5,2 milhões) tem 60 anos ou mais, informa o IBGE

Os 9 estados campeões de analfabetismo coincidem com maiores colégios eleitorais do atual presidente, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre o analfabetismo no Brasil.

“Segundo o IBGE, os 9 estados campeões de analfabetismo são do NE. E uma tragédia: após 20 anos de PT, o meu querido Piauí é o campeão nacional do analfabetismo”

Para Ciro Gomes “está provado: atraso é o PT no poder”. O ex-ministros da Casa Civil de Bolsonaro, que em 2023 se mostrou excelente ‘frasista’ ainda cravou que “o Nordeste elegeu o PT. Mas se tivesse de escrever o motivo, não conseguiria”.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no Censo Demográfico de 2022, apontam que das 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, 59,4% (5,3 milhões) vivem no nordeste e 54,1% (5,2 milhões) tem 60 anos ou mais. 21 de jul. de 2023

 

RENDA DA POPULAÇÃO NORDESTINA

 

Após 20 anos do PT no poder, considerando o rendimento médio mensal real de 1% da população mais rica do Nordeste, este chega a R$ 20.358,00 per capita, enquanto os 50% da população regional menos favorecida apresentou renda média de R$ 569,00, ou 35,8 vezes inferior à da população mais rica da Região.

 

SAIBA MAIS EM: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/com-nordeste-liderando-analfabetismo-ciro-nogueira-culpa-o-pt E https://jornal.usp.br/radio-usp/analfabetismo-no-brasil-e-maior-na-populacao-que-vive-no-nordeste-e-reflete-desigualdades-estruturais/#:~:text=Dados%20do%20Instituto%20Brasileiro%20de,tem%2060%20anos%20ou%20mais.

2 comentários:

  1. RUBENS DA SILVA PONTES, aos 101 anos de idade comenta: E no entanto, amigo Theodiano Bastos, leio e busco justificativa para uma contradição entre o registro e o fato incontestável de relacionar inteligência criativa de figuras do Nordeste apontadas como nomes de alta significação para a cultura brasileira, somente no campo da literatura: de Castro Alves a José Lins do Rêgo, entre eles o insuperável Graciliano Ramos, José de Alencar, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Nélson Rodrigues, o" meu" poeta Manoel Bandeira... expoentes da música - Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia... haja espaço!

    ResponderExcluir
  2. Rodolpho Dalla Bernardina: "Sem mudanças nos apetites capitalistas pelo lucro insaciável, pelo crescimento, pelo consumismo, pela expansão e pela guerra, o sistema continuará a colocar um fardo infinito num planeta finito.

    ResponderExcluir