terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

TERRORISMO DERMATOLÓGICO

 Por THEODIANO BASTOS

O terrorismo dermatológico nas mídias é alimentado pela poderosa indústria farmacêutica e pelos dermatologistas.

Veja, leitor, se o câncer de pele fosse assim tão mortal, o índice de mortes seria elevado. Agricultores, pescadores, marítimos, operários da construção civil e outros, teriam condições de comprar protetor solar apesar de trabalharem expostos ao Sol o dia todo.

Uma dermatologista receitou para um paciente o protetor solar Episol fator 70, para ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada três horas. O paciente fez as contas e disse para médica: doutora, fiz as contas e não teria dinheiro para comer se seguir a sua recomendação, dado o custo.

CÂNCERES DE PELE

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). Já o carcinoma basocelular, apesar do nome horrível, é retirado nas clínicas em apenas 15 minutos e não provoca metástase.    

Os tumores benignos que se desenvolvem a partir de outros tipos de células da pele incluem:

A maioria dos tipos de pintas.

Queratoses seborreicas. Pontos salientes marrons ou pretos com superfície áspera.

Hemangiomas. Crescimentos benignos dos vasos sanguíneos muitas vezes chamados de manchas de cereja, morango ou vinho do porto.

Lipomas. Tumores benignos das células adiposas (gordura). Verrugas. Crescimentos de superfície áspera, causados por vírus.

A maioria desses tumores raramente se transforma em câncer. Existem ainda outros tipos de tumores benignos na pele, mas são raros.

&oq=tipos+de+c%C3%A2ncer+de+pele%2C+&aqs=chrome.3.69i57j0i512l6j0i30j0i5i30l2.41007j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário