segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

RÚSSIA ISOLADA NA ONU, ATÉ A CHINA VOTOU CONTRA


Primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo

Países do Ocidente e a China condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia em discursos realizados nesta segunda-feira (28) durante uma reunião emergencial da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), convocada pelo Conselho de Segurança da organização no domingo (27).

Entre os países-membros, o embaixador da Ucrânia junto à ONU, Sergiy Kyslytsya, foi o primeiro escalado a falar. Ele condenou as ações do governo de Vladimir Putin e, durante sua fala, afirmou que as próprias Nações Unidas estão sob ameaça, caso a Ucrânia não resista ao enfrentamento militar.

Ronaldo Costa Filho, embaixador do Brasil na ONU, falou na reunião emergencial, e afirmou que “ainda há tempo de parar a guerra… este é um momento decisivo para a ONU e para o mundo”.

O embaixador declarou também estar preocupado com a sucessão de eventos que levarão a um conflito mais amplo, caso os ataques da Rússia sobre a Ucrânia não pare. “Todos sofrerão, não só os envolvidos na guerra, como os que pedem uma diminuição da agressão”.

Primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo

Foi encerrado sem acordo o primeiro encontro entre delegações diplomáticas de Ucrânia e Rússia, que se reuniram na região da fronteira com Belarus, nesta segunda-feira, para discutir um possível cessar-fogo.

De acordo com o assessor presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, os representantes retornarão às suas respectivas capitais antes de uma segunda rodada de negociações, informou a agência de notícias RIA. Os países estão em uma guerra que já persiste há cinco dias, desde que forças russas invadiram o território ucraniano..Saiba mais em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-vivo-russia-ataca-a-ucrania/

GUERRA NA UCRÂNIA, CESSAR FOGO EM NEGOCIAÇÃO

Rublo cai 30% e Rússia sobe juros de 9,5% para 20% após enxurrada de sanções.
A CNN informa  que após uma noite calma em Kiev, uma delegação ucraniana chega à fronteira para negociações com a Rússia

Encontro discutirá um possível cessar-fogo; Assembleia-Geral da ONU também será realizada nesta segunda-feira (28)

A delegação ucraniana chegou à área na fronteira com Belarus para negociações com a Rússia, anunciou a Presidência ucraniana nesta segunda-feira (28) de manhã.

De acordo com um comunicado, a delegação inclui, entre outros, o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, conselheiro do chefe do Gabinete do Presidente da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Mykola Tochytskyi.

O presidente, Volodymyr Zelensky, não faz parte do grupo.

O país exigiu um “cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas”, disse um comunicado da presidência ucraniana. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-vivo-russia-ataca-a-ucrania/

domingo, 27 de fevereiro de 2022

PUTIN PÕE FORÇAS NUCLEARES EM ALERTA MÁXIMO

RÉDITO




,REU

Imagem mostra Vladimir Putin fazendo anúncio sobre força nuclear russa neste domingo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste domingo (27/2) que está colocando a força nuclear estratégica da Rússia em "alerta especial" — o nível mais alto.

Em conversa com oficiais militares, incluindo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, Putin disse que as nações ocidentais tomaram "ações hostis" em relação à Rússia e impuseram "sanções ilegítimas".

A secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, reagiu ao anúncio de Putin afirmando que em nenhum momento a Rússia esteve sob ameaça da Otan.

"Nós o vimos fazer isso várias vezes. Em nenhum momento a Rússia esteve sob ameaça da Otan ou esteve sob ameaça da Ucrânia", disse ela à ABC News.

Conselho da ONU aprova reunião emergencial sobre Ucrânia

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60547050

LEMBRANÇAS QUE ATORMENTAM

 Por THEODIANO BASTOS

"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente..." Soren Kierkegard

De alguma forma, seu passado toma conta de sua mente? Seja em sonhos, pesadelos, em suas atitudes? Muitas coisas que você faz ou te fazem, lembra de alguma forma seu passado que insiste em se manter presente?

Não podemos falar de passado sem nos remetermos ao inconsciente, onde está o registro completo de todos os fatos vivenciados, tanto positivos quanto negativos, quer você lembre ou não, desde sua concepção.

“O que é o inconsciente? O inconsciente é um nível mental que difere do consciente em muitos aspectos, não só quanto ao que contém como características, mas também na sua maneira de revelar os fatos, registrá-los, desenvolver a lógica, enfim, sua forma de se comunicar difere e, portanto, sua forma de ser compreendido também, exigindo uma interpretação muito diferente do habitual raciocínio lógico a que estamos acostumados, pois sua linguagem é outra e, para entender essa linguagem é necessário um profissional que trabalhe com essa abordagem, mas é importante que você o entenda para que possa ter uma melhor compreensão do passado que tanto a atormenta.”

Na verdade, o passado atormenta quando existem conflitos, que por defesa, foram reprimidos. Havendo muitos sentimentos reprimidos, eles se expressam muitas vezes através dos sonhos, pesadelos, angústia, doenças físicas ou psíquicas, pois em geral, no momento em que aconteceram não puderam ser expressos.

Quando continuamos a reprimir sentimentos dolorosos, resistimos a mudanças e ao confronto com nossos sentimentos, eles insistem em ressurgir, muitas vezes em padrões repetidos de comportamentos e que nem sempre percebemos. O inconsciente tende a repetir padrões do que foi registrado, principalmente o que foi sentido durante a gestação e a infância.

No inconsciente, ficam os conteúdos que alteram e influenciam o comportamento, tudo que é considerado agressivo à consciência. Tais lembranças são reprimidas no inconsciente como forma de defesa e censura interna. Pode-se dizer que o inconsciente é semelhante a um porão, onde se guarda tudo que não queremos ver e onde há bem mais coisas que imaginamos. É o lugar de despejo e que nem sempre se limpa.

Ou seja, as imagens, pensamentos e ideias esquecidas não deixaram de existir, apenas foram reprimidas no inconsciente. A qualquer momento, às vezes depois de muitos anos, mediante um fator desencadeador, como um cheiro, uma música, uma palavra, a atitude de alguém, podem provocar certas reações e comportamentos que não entendemos.

Sempre que houver emoção envolvida na situação, conteúdos do inconsciente podem ser mobilizados e desencadeados. Ou seja, você pode ter reações a determinadas situações que nem sempre entende, pois estas são contaminadas por conteúdos inconscientes. Por exemplo, a impulsividade é agir sem pensar, assim como a agressividade. Ou seja, sempre que agimos pela emoção, não temos o controle consciente.

A tendência em perder o controle da situação é muito forte quando conteúdos inconscientes atuam. É como se viesse à tona toda a emoção do momento original. Certos fatos vivenciados por nós quando crianças podem se manifestar quando adultos com a mesma carga emocional da época em que aconteceu.

Esse total de emoções registradas e reprimidas é o que causa nossas reações atuais. Enquanto isso for inconsciente, ou seja, você não tiver o conhecimento consciente do fato original, não haverá controle. Por isso, é preciso buscar conhecer a origem de suas reações e comportamentos, tornando os conteúdos inconscientes em conscientes, obtendo-se assim, mais controle sobre as próprias reações. É importante entender que quando certos fatos do passado permanecem no presente está sendo criada uma oportunidade de expressarmos sentimentos que na época não tínhamos quem os suportasse conosco.

O conflito, a angústia, os pesadelos, as doenças, tudo isso acontece para mostrar que consciente e inconsciente estão em desequilíbrio. Só através do autoconhecimento, da análise desses conteúdos inconscientes, podemos mudar comportamentos, atitudes, e obter mais controle sobre nossas ações, enfim, sobre a própria vida.

Há duas formas de alcançarmos conteúdos do inconsciente: através da meditação e da interpretação dos sonhos durante o processo de análise. Para isso é preciso um trabalho interno de introspecção, um comprometimento honesto consigo mesma para conseguir se libertar daquilo que tanto atormenta. Como as resistências para a mudança e o confronto com aquilo que já causou tanta dor são intensos, muitas pessoas permanecem presas ao passado por medo de terem mais sofrimento, porém quem tem coragem de enfrentar a si mesma é capaz de se libertar deixando o passado em seu lugar e viver em paz o momento presente.” Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/

 

sábado, 26 de fevereiro de 2022

BRASIL MUDA DE POSIÇÃO E CONDENA A RÚSSIA

Brasil vota a favor de resolução para condenar Rússia no Conselho de Segurança da ONU; Moscou veta                              

No total, 11 países votaram contra incursão e Putin na Ucrânia: Albânia, Brasil, Estados Unidos, França, Gabão, Gana, Irlanda, México, Noruega, Quênia e Reino Unido e China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

RÚSSIA X UCRÃNIA: ARMISTICIO À VISTA: ADOTARÁ UM “ESTATUS NEUTRO” E NÃO ENTRARÁ MAIS NA OTAN

 

Por THEODIANO BASTOS


Rússia ordena que tropas retomem ofensiva “em todas as direções” O Ministério da Defesa da Rússia afirmou, neste sábado (26), que suas tropas receberam ordens para retomar a ofensiva “em todas as direções”. Segundo o órgão, a medida foi decidida porque a Ucrânia “abandonou o processo de negociação” por um cessar-fogo. O governo ucraniano nega que tenha feito a recusa.

“[Na sexta-feira], depois que o regime de Kiev declarou sua prontidão para negociações, as hostilidades ativas nas principais direções da operação foram suspensas”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, major-general Igor Konashenkov, em um comunicado neste sábado (26).

“Depois que o lado ucraniano abandonou o processo de negociação, hoje todas as unidades receberam ordens para continuar sua ofensiva em todas as direções, de acordo com o plano de operação”.

Um representante da presidência ucraniana, no entanto, negou, na madrugada deste sábado, que o país tenha se recusado a negociar. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ao-vivo-russia-ataca-a-ucrania/

 

Enquanto a Ucrânia, tem um presidente inexperiente, Volodymyr Zelensky, 41 anos, primeiro judeu a ser eleito presidente da Ucrânia, um humorista, ator sem nenhuma experiência política a Federação Russa tem na presidência Vladimir Putin, uma raposa polícia, ex-oficial da KGB a temida polícia política da antiga União Soviética com delírio e nostalgia da URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviética.

Após cercar Kiev, Putin incentiva militares ucranianos a tomarem o poder e Zelenski em mensagem em vídeo publicada nesta sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a pedir conversas diretas com o presidente russo, Vladimir Putin.

Durante a fala, o líder ucraniano afirmou que seu país pode adotar um “status neutro”, o que, na prática, encerraria a intenção do país de entrar na Otan, principal aliança militar ocidental, e parte     

Em resposta, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou Moscou está pronta para enviar representantes a Minsk, capital de Belarus, para conversas com representantes de Kiev.

Antes dos ataques verbais ao governo ucraniano, mais cedo nesta sexta-feira, em telefonema com o presidente chinês, Xi Jinping, Putin já havia afirmado que a Rússia estaria “disposta a conduzir negociações de alto nível” com a Ucrânia, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.  Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/zelensky-pede-encontro-direto-com-putin-que-demonstra-possibilidade/

 

/

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

MOMENTO SOMBRIO

Por THEODIANO BASTOS


Tropas russas entram na capital ucraniana Kiev, diz NYT (25/02)                                                                           Batalha em Kiev                                          Soldados ucranianos defendem fogo russo a três quilômetros do Parlamento. O Ministério do Interior ucraniano relata fortes explosões. “Quem está disposto a lutar conosco? Ninguém”, diz o presidente Zelensky.

Otan deixa aviões de guerra em alerta máximo após invasão russa na Ucrânia. Em coletiva de imprensa nesta quinta (24), secretário da aliança militar, Jens Stoltenberg, disse que foi ativado um plano de defesa; mais tropas ocidentais devem ser enviadas para a região.                              Ainda nem saímos da pandemia com a Covid-19 e com grande preocupação e tristeza vemos a guerra de volta na Europa. As forças russas invadiram a Ucrânia por terra, ar e mar nesta quinta-feira. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que haverá uma cúpula virtual de emergência das 30 nações da aliança na sexta-feira, e a eles se juntarão os líderes da Suécia, Finlândia e instituições da União Europeia.

Ao abandonar as negociações diplomáticas e optar pela guerra, pela destruição e sofrimento, Putin pode até incendiar o mundo, caso os Estados Unidos, seus aliados e a OTAN rajam militarmente.

Como sabemos, a Rússia tem um poderoso exército e um arsenal nuclear superior ao dos Estados Unidos, mas este conta também com poder da OTAN e de seus aliados.  

A China manteve a cautela. “O embaixador da China nas Nações Unidas, Zhang Jun, pediu a todas as partes envolvidas na crise Ucrânia-Rússia que “mantenham a cabeça fria e racional É especialmente importante no momento evitar o aumento das tensões”, disse Zhang em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU na noite de quarta-feira. “Todas as partes envolvidas devem exercer moderação e evitar uma maior escalada de tensões”, disse ele, acrescentando que a China acredita que a “porta para uma solução pacífica para a questão da Ucrânia não está totalmente fechada”.

E o Brasil, contrariando as expectativas após o encontro de Bolsonaro com Putin, não vai reconhecer as províncias como países independentes e o porta voz na ONU propõe o caminho diplomático.

A situação é muito grave e resolvo reler A SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE de Erich Fromm.  

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

CIENTISTAS DO BRASIL, RÚSSIA, ALEMANHA E ESPENHA MINISTRAM CURSO DE ENGENHRIA NA SAÚDE



ENTISTAS MINISTRAM CURSO DE ENGENHRIA NA SAÚDE

O Mestrado Internacional é em Engenharia em Saúde (Engineering for Health). Os professores são do Brasil, Espanha, Alemanha e Rússia. Os alunos são brasileiros e russos (de momento).

O Prof. TEODIANO BASTOS FILHO, PhD representa o Brasil neste curso, ministrado a partir da Universidade Monterey na Cidade do México. /teodianobastoslab.net/                                                                 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

PUTIN É UMA AMEAÇA À PAZ MUNDIAL

 THEODIANO BASTOS

 Vladimir Putin (Vladimir Vladimirovitch Putin), o czar moderno, controla a Federação Russa de 2012, ex-agente da KGB, foi chefe dos serviços secretos da antiga União Soviética (KGB e FSB), órgãos ligados ao Partido Comunista.

A Rússia tem um poderoso exército e é a segunda potência nuclear. Tem capacidade de atingir o território dos Estados Unidos, mas uma guerra é improvável, pois representa uma aniquilação total mútua, ponde em risco a sobrevivência da humanidade.

A crise com a Ucrânia começou em 2014, quando a Rússia anexou a Crimeia, que era da Ucrânia, mas se agravou com Putin reconhecendo as duas regiões separatistas da Ucrânia como independentes e ocupar.

Lembremos a reação dos Estados Unidos em 1962 quando a então União Soviética tentou montar uma base em Cuba e quase desencadeou a 3ª Guerra Mundial. 

As áreas controladas pelos separatistas em Donbas ficaram conhecidas como a República Popular de Luhansk (RPL) e a República Popular de Donetsk (RPD). O governo ucraniano em Kiev afirma que as duas regiões estão de fato ocupadas pelos russos.

O acordo Minsk II de 2015 levou a um cessar-fogo instável, e o conflito se estabeleceu em uma guerra estática ao longo da linha de contato que separa o governo ucraniano e as áreas controladas pelos separatistas. Os Acordos de Minsk (em homenagem à capital de Belarus, onde foram celebrados) proíbem armas pesadas perto da linha de contato.

Putin, segundo a Forbes, é o homem mais rico do mundo

“Pelo segundo ano consecutivo, Forbes posiciona Vladimir Putin como a pessoa mais poderosa do mundo

Pelo segundo ano consecutivo, a revista Forbes posicionou ao presidente da RússiaVladimir Putin como o homem mais poderoso do mundo. A lista inclui 72 personalidades mundiais e se toma em conta diversos elementos como o dinheiro que lidam, a quantidade de pessoas que afetam suas decisões e sua esfera de influência.

Na lista dos 100 mais poderosos, 17 são chefes de Estado e Governos, que lideram o país com um PIB total combinado de 48 mil milhões [48 trilhões] de dólares este ano. Pela primeira vez na história em que entre os dez primeiros lugares, duas são mulheres: a chanceler da AlemanhaAngela Merkel, na quinta posição; a presidenta do Federal Reserve (Reserva Federal, o Banco Central americano) Janet Jelen, na sexta posição.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/por-que-donbas-esta-no-centro-da-crise-na-ucrania/ - https://www.bbc.com/portuguese/internacional-55944027

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

AS DORES DO CRESCIMENTO


THEODIANO BASTOS

45 anos depois releio a extraordinária obra de KAREN HORNEY “NEUROSE E DESENVOLVIMENTO HUMANO”, que li em 1977, e me detenho no capítulo que trata do Ódio e desprezo por si mesmo, págs. 121 a 168

Ela fala do orgulho neurótico, do voo em busca da glória, da batalha interior.

“A melhor maneira de descrever a situação é falar em termos de duas pessoas: existe a criatura única, ideal, e existe o estranho onipresente (o “eu” verdadeiro), que está sempre se intrometendo, embaraçando e perturbando, o conflito entre ele o estranho”.

Ela cita o poeta alemão Christian Morgenstern que definiu de maneira concisa, a natureza do ódio a si próprio no seu poema (Dores do Crescimento).       

O poeta conseguiu descrever o processo todo em poucas linhas, continua Karen Horney diz que podemos nos odiar com um ódio enervante e tormentoso; um ódio tão destruidor que nada podemos contra ele e que é capaz de nos destruir psiquicamente. E diz mais: afirma que não nos odiamos porque somos indignos, mas porque somos compelidos a ultrapassar os nossos próprios limites. O ódio, diz ele, resulta da discrepância que existe o que poderia ser e o que sou realmente. Não se trata, pois, penas de uma brecha, como falamos, mas de uma guerra cruel e assassina.

“São espantosas a força e a tenacidade do ódio a si próprio, mesmo para o analista, que está familiarizado como seu “modus operandi”, adverte.

Como o ódio e desprezo por si mesmo está no subconsciente, é difícil arrancar o neurótico do seu ódio a si próprio. 

GENERAL RECUSA CARGO NO TSE


terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

TERRORISMO DERMATOLÓGICO

 Por THEODIANO BASTOS

O terrorismo dermatológico nas mídias é alimentado pela poderosa indústria farmacêutica e pelos dermatologistas.

Veja, leitor, se o câncer de pele fosse assim tão mortal, o índice de mortes seria elevado. Agricultores, pescadores, marítimos, operários da construção civil e outros, teriam condições de comprar protetor solar apesar de trabalharem expostos ao Sol o dia todo.

Uma dermatologista receitou para um paciente o protetor solar Episol fator 70, para ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada três horas. O paciente fez as contas e disse para médica: doutora, fiz as contas e não teria dinheiro para comer se seguir a sua recomendação, dado o custo.

CÂNCERES DE PELE

Embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos). Já o carcinoma basocelular, apesar do nome horrível, é retirado nas clínicas em apenas 15 minutos e não provoca metástase.    

Os tumores benignos que se desenvolvem a partir de outros tipos de células da pele incluem:

A maioria dos tipos de pintas.

Queratoses seborreicas. Pontos salientes marrons ou pretos com superfície áspera.

Hemangiomas. Crescimentos benignos dos vasos sanguíneos muitas vezes chamados de manchas de cereja, morango ou vinho do porto.

Lipomas. Tumores benignos das células adiposas (gordura). Verrugas. Crescimentos de superfície áspera, causados por vírus.

A maioria desses tumores raramente se transforma em câncer. Existem ainda outros tipos de tumores benignos na pele, mas são raros.

&oq=tipos+de+c%C3%A2ncer+de+pele%2C+&aqs=chrome.3.69i57j0i512l6j0i30j0i5i30l2.41007j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

domingo, 13 de fevereiro de 2022

ENCOSTO, O INIMIGO DENTRO DE NÓS

 

Por THEODIANO BASTOS

Há pessoas que têm dupla personalidade, duas caras. Têm o lado da Luz e das Trevas e não têm controle sobre seus demônios interiores e é penoso a convivência, pois de uma hora para outra muda, pois o “outro” atravessa e a conversa não prossegue.

Em casos extremos a pessoa se torna cleptomaníaca ou até sociopata. Vejam o exemplo do rabino Henry Sobel ( 09/01/1944 Falecimento 22/11/2019), foi um defensor dos direitos humanos e rabino luso-americano radicado no Brasil. No país em que se radicou serviu, por mais de 40 anos, como presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista quando, em outubro de 2007se afastou formalmente para ser se submeter a tratamento, após ser preso nos Estados Unidos roubando uma gravata de US 50. 

O PIOR INIMIGO ESTÁ DENTRO DE NÓS  

Jung adverte: “Um homem completo sabe que mesmo seu mais feroz inimigo, não um só, mas um bom número deles, não chega aos pés daquele terrível adversário, ou seja, aquele “outro” que habita em seu seio. Enfim, “O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo”. O “animus” é a polarização sombria e masculina da mulher. Já a “anima” é o lado sombrio e feminino do homem.” Carl Gustav Jung

A causa do rompimento de Jung com Freud foi a convicção de Freud de que o inconsciente não age sem a permissão do consciente, e Jung provou que ele estava errado; o inconsciente consegue arrebatar o controle do consciente e age para prejudicar o indivíduo.   

Entre os espíritas, encosto é um espírito que está ao lado de um ser vivo para protegê-lo ou prejudicá-lo”. ... Em Espiritismo, encosto corresponderia a obsessão. Obsessão, segundo Allan Kardec “é a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo

Já o Cristianismo, diz que Jesus nos liberta dos espíritos que nos mantêm cativos (Lc 13,10-17).

Cada um deve pedir a Deus a graça para reconhecer que espírito o está atormentando e tirando da reta da vida, tornando-a turva.   O mal entrou em nós e criou essa má inclinação. Se isso é uma má notícia, não podemos ficar nela, porque há uma Boa Nova chamada Jesus. Ele veio para nos libertar de todo e qualquer espírito que nos escraviza, que nos mantêm cativos e aprisionados.

 Na forma eletrônica, este livro está disponível na AMAZON: http://www.amazon.com.br/s/ref=nb_sb_noss?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&url=search-alias%3Ddigital-text&field-keywords=Theodiano%20Bastos


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

JOAQUIM BARBOSA DETONA PT, LULA E DILMA


“Seria uma aventura muito grande eu me lançar na política, pelo meu temperamento, pelo meu isolamento pessoal, pelo meu estilo de vida”, disse em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, em dezembro de 2016. Sua filiação ao PSB no dia 6 de abril tornou essa possibilidade mais real e movimentou as redes sociais.

Aí vai a resposta do magistrado:

Nunca votei em nenhum candidato do PT. Muito menos em Lula. Mas confesso que durante a sua presidência, fiquei surpreso e por vários momentos cheguei até a admirá-lo. O que fez pelos menos favorecidos foi elogiável, reconheço. Cheguei a pensar até que o Brasil se tornaria uma grande nação mundial, sólida e educada politica e socialmente. A maioria dos brasileiros parecia feliz e ele deixou o poder com 80% de aprovação.

O que ninguém sabia, no entanto, era que por trás desta aparente tranquilidade e sucesso, havia uma quadrilha organizada e apoiada por ele, agindo nas sombras para surrupiar o País e as empresas públicas. O tumor maligno já estava instalado e lentamente se infiltrava nos órgãos, tranformando-se em metástase.

Dilma, um cacto, foi plantada para levar o plano em frente e seria sua marionete perfeita, quase humana. Mas o que ele não podia prever é que a marionete não articulava bem e o Pinóquio acabou fugindo da casa do Gepetto e passou a viver por conta própria. A história todos conhecem. Tola, temperamental e sem nenhuma sensibilidade política e no afã de manter-se no poder, exagerou na dose ao financiar programas que sabia que não seriam suportados pelo tesouro, acabando por levar o país à bancarrota e ao caos financeiro, político e social. O discurso sustentado sempre foi o de separação de classes, regiões, cores e gêneros. Velha política de "Dividir para governar", afastando-se da unidade nacional que deveria manter os brasileiros unidos para um progresso comum.

Além disso, foi o grande arquiteto do foro de São Paulo que pretendia implementar a ditadura do proletariado na América do Sul. Utopia. O Brasil nunca se renderia ao comunismo e nunca se renderá. Aqui, as pessoas gostam de trabalhar e ser regiamente pagas por seu trabalho. Que o governo criou programas interessantes, criou sim. Muitos aproveitados dos governos passados. O que não previu, ou a ansiedade de poder não deixou ver, é que quem financiaria esses projetos seria a classe produtiva com seus impostos e empregos. Mas resolveram dividir os ganhos com empresários corruptos, levando essas empresas a bancar suas contas.

Resultado: Apanhados em flagrante, a casa caiu, o financiador faliu e tudo o que haviam, em tese, feito em prol da sociedade foi se perdendo no caminho. Perderam a mão, o respeito e tudo o que restou foi o Nós, e o Eles.

E agora José?

O dinheiro acabou, a fonte secou e o Brasil parou. Agora agonizam e chafurdam na lama de suas próprias torpezas e irresponsabilidades com a república. Esqueceram da ética, da moral e do principal, da vergonha. Mentem compulsivamente. Dissimulam, fantasiam um poder que já não têm. Entregam com pompas, obras feitas de ar, e que sabem, não poderão pagar.

Ao fim, perguntamos:

Quem está dando golpe em quem?

Instalado o caos pelo crime e por tudo o que fizeram e o que deixaram de fazer, só nos resta confiar na última trincheira antes que o pior aconteça: A JUSTIÇA.

Que Deus nos proteja e que todos os brasileiros vivam em paz.

Joaquim Barbosa. http://www.confamil.com.br/  7 de out de 2012

 

JOAQUIM BARBOSA VEM AÍ?


Por THEODIANO BASTOS

O Povo brasileiro clama por renovação!

Depois de eleger um operário e uma mulher, o Brasil agora precisa eleger um negro em 2014 para presidente da república, seguindo o exemplo dos EUA, que elegeu Barack Obama para presidente.  

Há fortes indícios de que Sérgio Moro está empacado como candidato a presidente e acabe sendo candidato a Senador pelo Paraná.

E aí, em abril, Joaquim Barbosa seja lançado como candidato a presidente no lugar de Moro.

 Será o 7 de abril de Dom Pedro Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa deve se filiar a um partido político no dia 7 de abril. Foi em 7 de abril de 1831 que Dom Pedro I abdicou do trono.

Joaquim Barbosa tem tudo para chegar ao segundo turno e derrotar Lula e Bolsonaro.

(OS SENÕES: Ter o pavio curto e a saúde precária, por conta dos problemas da coluna e o receio de que, uma vez eleito presidente, o temperamento forte de Barbosa inviabilize a sua permanência no Planalto.)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O NOVO ENSINO MÉDIO PODE MUDAR O BRASIL

 

Por THEODIANO BASTOS (*)

"Revolução na educação, revolução pela educação"

Mudança da grade curricular que começa a vigorar a partir de fevereiro alinha o país aos modelos de educação das nações mais avançadas do mundo

Com a implantação do novo modelo de ensino médio às escolas nas próximas semanas, o Brasil tem a oportunidade de aproximar sua matriz educacional da dos países desenvolvidos. A partir de agora, as escolas públicas e privadas deixam de focar exclusivamente em uma grade de disciplinas generalistas focadas em um vasto conteúdo preparatório para o vestibular e investe-se em modelos de cursos mais flexíveis voltados às vocações, expectativas e habilidades dos estudantes. Leia mais em: https://veja.abril.com.br/educacao/como-o-novo-ensino-medio-pode-mudar-o-brasil/

Vejo com muito entusiasmo a implantação da Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Ela foi apresentada pelo governo de Michel Temer, com Mendonça Filho, como ministro da Educação, instituída pela lei federal 13 415 de 2017. estabelecendo disciplinas obrigatórias e disciplinas opcionais, dentre as quais o estudante deve escolher. A medida também prevê aumento da carga horária ao longo dos anos, acredita-se que a reforma deve ajudar a combater a evasão escolar] e estimular a ampliação do ensino em tempo integral

O texto aprovado divide o conteúdo do ensino médio em uma parte de 60% para disciplinas obrigatórias, a serem definidas futuramente pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e 40% para que o aluno escolha uma área genérica de interesse entre as seguintes opções: linguagensmatemáticaciências humanasciências da natureza e ensino profissional e pode muda-las ao longo do curso.

As escolas terão um prazo para aumentar a carga horária das 800 horas anuais para mil horas (ou de quatro horas diárias para cinco horas diárias), visando implantar gradualmente o ensino dito "de tempo integral". Futuramente, a carga anual deve chegar a 1,4 mil horas, mas não há prazo estipulado para esta meta.  

O que é o novo ensino médio? 

O novo ensino médio representa uma reforma na estrutura do atual sistema de ensino do país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo é aproximar os alunos das transformações do mercado de trabalho, possibilitando uma formação mais atualizada. A principal proposta da reforma do ensino médio é estabelecer uma estrutura curricular comum a todas as escolas, que será definida através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outra mais flexível, organizada pelo estudante. Ainda segundo o MEC, isso possibilitará maior autonomia para os alunos definirem os rumos da sua educação, de acordo com os seus interesses e afinidades pessoais. 

 

Como funciona o novo ensino médio?



A Base Nacional Comum Curricular deverá nortear o currículo do novo ensino médio. A BNCC define os elementos obrigatórios e comuns a todas as escolas, desde a educação infantil até o ensino médio. Em abril de 2018, o MEC entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a última versão da BNCC. O documento define que a carga horária do novo ensino médio terá o total de três mil horas. Dessas, 1.800 serão destinadas ao currículo comum e 1.200 aos itinerários formativos. Assim, essas serão as matérias do novo ensino médio:

  1. Linguagens e Suas Tecnologias
  2. Matemática e Suas Tecnologias
  3. Ciências a Natureza e Suas Tecnologias
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  5. Formação Técnica e Profissional


Apenas as disciplinas de português, matemática e língua inglesa serão obrigatórias nos três anos de curso. Para estudantes indígenas, fica garantido o ensino nas línguas maternas. Caberá a cada estado e município organizar os seus currículos escolares, tendo a BNCC como base.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra mudança que deve ser observada na prática do novo ensino médio é a organização por módulos ou créditos, semelhante modelo adotado nas universidades. Dessa forma, caso necessite trocar de escola, o aluno pode eliminar o que já estudou e continuar a cursar os conteúdos faltantes. No entanto, isso ainda deve ser regulamentado. 

 

Novo ensino médio e o Enem

 

O que muda no Enem com o novo ensino médio? Esse é uma das diversas dúvidas que cercam o tema. Segundo especialistas, o exame deve sofrer modificações para abarcar as mudanças trazidas com a reforma do ensino médio. Estudiosos da área educacional acreditam que o Enem deverá ser restrito às 1.800 horas do currículo comum entre as escolas, visto que os itinerários formativos serão diferentes em cada instituição e dependerá da escolha de cada aluno. 

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/novo-ensino-medio-o-que-e-importante-saber?gclid=cjwkcaiao4oqbhbbeiwa5kwu_7vgqlidrdee1_pw6k_x4xky3mgk4tl0lx27kszhvsz87bzjrydichocn4iqavd_bwe

THEODIANO BASTOS (*) é presidente do CEPA – Círculo de Estudo, Pensamento e Ação, ONG que atua em parceria com a UFES na área de educação. Veja o blog: ongcepaes.blogspot.com.br