sábado, 13 de janeiro de 2018

PORTO ALEGRE: JUÍZES AMEAÇADOS E BADERNAS



24/01/18: JULGAMENTO DO MITO LULA EM PORTO ALEGRE

Há uma grande expectativa quanto ao julgamento do mito Lula, o “operário salvador”, no TRF-4 em Porto Alegre.

Estão programadas badernas de militantes do PT, do “exército” de João Pedro Stedile, dirigente do MST, Guilherme Boulos e seu MTST e de outros movimentos sociais.


Justiça acuada        

‘As ameaças estão sendo públicas’
Roberto Veloso, presidente da Ajufe, à Rádio Gaúcha:
“As ameaças estão sendo públicas, não estão sendo veladas. Temos assistido a vídeos com ameaças públicas de que serão depredados prédios públicos, que irão tomar de assalto as dependências do tribunal, que irão fazer a acontecer, até de atear fogo nós ouvimos.”
Ele pediu “calma, tranquilidade e paz”.
“É lógico que é livre a manifestação do pensamento. As pessoas podem até se reunir nesse dia, mas pacificamente. Não com o intuito de causar confusão, baderna. Isso não faz parte do jogo democrático. Pedimos encarecidamente àqueles que organizam movimentos que o façam dentro da ordem, da lei.”             O Antagonista 15/01/18
TRF-4 ameaçado

 A bandidagem ameaça o TRF-4. O Jornal Nacional (13/01/18) confirmou que essas ameaças são direcionadas ao Tribunal e aos três desembargadores que vão julgar Lula: João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus. Eles são ameaçados por telefone, cartas e internet.


“Lula escancarou as portas do Estado para a corrupção”, diz um dos fundadores do PT


Um dos fundadores do PT e coordenador da campanha de Lula à presidência em 1989, César Benjamin, hoje secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, falou à Folha sobre o julgamento de Lula pelo TRF-4:
“Eu não sei se Lula deve ser condenado ou absolvido do ponto de vista jurídico, pois não estudei direito e não conheço os autos do processo. Mas, como cidadão, sei que ele deve ser condenado politicamente, pois, ao escancarar as portas do Estado para a corrupção e aceitar a função de lobista de grandes empresas, não manteve a dignidade que se espera de um presidente da República e um líder popular.”

Marcelo Bretas acaba de comentar no Twitter o post de O Antagonista sobre as ameaças a juízes relatadas pelo presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores.

“A quem interessaria uma Justiça acuada, cumprindo seu papel sob pressão e ameaças?”, indaga o juiz da Lava Jato no Rio –que sabe muitíssimo bem do que está falando.

Ameaçados, juízes tiraram famílias do RS, disse Thompson Flores a petistas

Carlos Eduardo Thompson Flores disse aos petistas que se reuniram hoje com ele no TRF-4 estar preocupado com ameaças de conflitos durante o julgamento de Lula, no dia 24.
O presidente do tribunal, segundo a Folha, disse que os juízes estão recebendo ameaças e alguns deles tiraram suas famílias do Rio Grande do Sul.
Citou o caso de uma pessoa de Mato Grosso do Sul que tem ameaçado atacar fisicamente o prédio do TRF-4 e contou ter recebido um telefonema do presidente da associação de magistrados, com relatos de ameaças a juízes.

PT quer mandar 50 ônibus de SP para apoiar Lula em Porto Alegre



Até 50 ônibus com militantes do PT e membros de movimentos sociais sairão de São Paulo rumo a Porto Alegre para os atos do julgamento do ex-presidente Lula, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Pelo menos trinta estão garantidos até agora, garantem lideranças do partido. O trajeto de ida e volta de cada um custará 15 000 reais, em média.
 

Lula vai a Porto Alegre para acompanhar julgamento no TRF-4
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai comparecer ao julgamento que pode torná-lo inelegível, no Tribunal Regional da 4.ª Região (TRF-4), dia 24, em Porto Alegre (RS), de acordo com informações do Estado de S. Paulo. O Partido dos Trabalhadores prepara um ato de recepção ao ex-presidente no mesmo dia, na volta a São Paulo. 

"O PT está organizando protestos em defesa do ex-presidente Lula nos dias 23 e 24/1 em Porto Alegre", diz a página oficial do PT no Facebook.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) afirmou anteriormente que vai manter a mobilização marcada para a semana de 24 de janeiro. O juiz Osório Avila Neto proibiu a instalação de acampamento nas proximidades do prédio do Tribunal na capital gaúcha, mas liberou o local para manifestações.

O petista deve participar das manifestações na capital gaúcha
A assessoria do Instituto Lula informou ao jornal paulista que a defesa do petista solicitou ao TRF-4 que o ex-presidente seja ouvido durante o julgamento, mas que o pedido ainda não foi apreciado pelos desembargadores. A expectativa de Lula é que o pedido seja acatado. Caso contrário, o petista deve estar na capital gaúcha para participar das manifestações. 

No dia 23, a ex-presidente Dilma Rousseff vai participar da abertura de uma vigília no Parque Harmonia, em frente ao TFR-4. 

O PT e lideranças têm compartilhado nas redes sociais o manifesto “Eleição Sem Lula é Fraude”. Com versões em português, inglês, espanhol, francês e árabe, o documento já recebeu mais de 100 mil assinaturas, entre elas a do linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky e dos possíveis concorrentes de Lula na eleição presidencial Guilherme Boulos e Manuela D’Ávila (PC do B).

3 X 0 contra Lula valem mais do que qualquer reforma, diz O Antagonista de 13/01/18
A economia depende do TRF-4.
Uma fonte do governo disse para O Globo que o julgamento de Lula conta mais do que a reforma previdenciária:
“É muito mais importante para as pessoas acreditarem que os ajustes necessários realmente serão feitos.”
O economista Álvaro Bandeira acrescentou que, se Lula for condenado, o mercado financeiro deve comemorar:
“Se o placar no TRF-4 for de 3 a 0, aí o processo fica mais limpo. Depois, virá a discussão de quem é candidato e quais serão seus programas econômicos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário