sábado, 29 de abril de 2017

PLANO B PARA MICHEL TEMER



PLANO B PARA TEMER,                    por Theodiano Bastos

Embora o governo Temer tenha Henrique Meireles e uma equipe brilhante à frente da economia, pela herança maldita recebida, não tem conseguido reverter o desemprego.
Temer recebeu o país em ruína econômica, financeira, fiscal, política, social e moral, com 12 milhões de desempregados, famílias, empresas, estados e municípios endividados e com a missão de efetuar as reformas e conduzir o Brasil até 2018. Seria impossível ser popular.                                                 

Ouvindo apenas 2.000 pessoas (a população do Brasil é de 206 milhões; não é fantástico?), o IBOPE informa reprovação de 55% de Temer, o que se explica pelas denúncias da Lava – Jato envolvendo ministros do governo, as reformas da Previdência Social, Terceirização, Trabalhista e fiscal,  em tramitação no Congresso, e principalmente o aumento do desemprego.
E tem o risco das periferias das grandes cidades, com o quadro assustador de 8 a 9 milhões de jovens, de ambos os sexos, que não estudam, não trabalham, de famílias desestruturadas, sem nenhuma perspectativa de vida, pronta para serem cooptadas para cometerem todo tipo de baderna.
Como se vê, o quadro da situação lhe é adverso e estamos apreensivo com o esgarçamento lento e gradual do tecido social e constitucional. Além de ter oito ministros e muitos senadores e deputados envolvidos , estão envolvidos na Lava – Jato. 
Veja a composição da Câmara dos deputados: somente 35 deputados, dos 513 da atual legislatura, se elegeram com votação própria mas por conta das coligações, o eleitor votava em seu candidato e elegia outro...
E no Senado, com os senadores biônicos,  que compram os mandatos financiando o titular que logo é nomeado para outro cargo e assim chega ao Senado da República sem um único voto...
As eleições de 2018 têm o maior significado, porquanto serão eleitos o presidente da república, os 27 governadores, deputados federais e estaduais e dois senadores para cada estado
Mas para o bem do Brasil, o ideal seria a antecipação das eleições, com Temer renunciando, mas como isso parece não ser possível,  espero que o governo Temer consiga superar os tremendos problemas na política e na economia e consiga chegar em 2018,
É bem possível que o Governo Temer consiga aprovar as principais reformas e venha até a ser considerado um estadista por isso. Habilidade não lhe falta.
Por isso se sugere O BLANO B, em que o presidente Temer, num ato de grandeza, abre mão do resto de seu mandato e antecipe as eleições de 2018 para 01 de outubro deste ano, mas convocando uma Assembleia Geral Constituinte Exclusiva. 

ASSEMBLEIA GERAL CONSTITUINTE
               EXCLUSIVA
                      “É ingenuidade pedir a quem tem poder para mudar o poder”, Giordano Bruno.


A Nova Carta Magna seria submetida a um referendo e a Assembleia Constituinte seria dissolvida e seus membros proibidos de concorrer  a cargos eletivos nas eleições seguintes, único jeito de se implantar o Parlamentarismo e aprovação das reformas imprescindíveis, como as políticas, fiscal, tributária, trabalhista e sindical, o que propiciará a execução de projeto ambicioso de “engenharia social” no Brasil, preservando-se do Estado Democrático de Direito. É um desafio neste mundo conturbado e preso à síndrome do medo, mas necessárias e desejadas a fim de se conseguir as mudanças profundas que dêem outro rumo ao Brasil, no interesse das maiorias sempre marginalizadas e excluídas.





Um comentário:

  1. Esperar para ver...

    Não creio, Thede, em mudanças. Entendo que o rumo está traçado

    e, a meu ver, nada mudará em termos políticos até o próximo ano.

    O poder tem sido o mais saboroso dos nectares que ao homem é dado ingerir...

    Pouquíssimos,no reino terrestre, resistem a ele.

    Mas quem sabe seu otimismo ajude a romper grilhões?
    Diz Rubens Pontes, Serra/ES, por e-mail

    ResponderExcluir