Por THEODIANO BASTOS
Em 30/04/23, Caravelas inaugura marco da reativação da Ferrovia Bahia-Minas e o então Prefeito Silvio Ramalho recepciona em Caravelas autoridades durante assinatura do Projeto logístico multimodal da ferrovia Bahia-Minas em Ponta de Areia A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral
Mas já tem 2 anos e 5 meses e não inicia a fase de execução para reativação da EF340
O investimento privado será de aproximadamente R$ 13 bilhões. É importante ressaltar que a ferrovia passará pelas regiões mais carentes dos estados de Minas Gerais e Bahia, o que impactaria economicamente todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, além do Extremo Sul da Bahia, informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC
Veja o projeto: https://mtcsa.com.br/
A Multimodal Caravelas (MTC) é uma empresa mineira com sede Belo Horizonte, Av. Álvares Cabral, 397 - Sl. 401 - Lourdes, - MG, 30170-001 Telefone: (31) 3519-9339.
A empresa recebeu a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a reconstrução da Ferrovia Bahia e Minas. No fim do ano passado, a MTC pediu uma ampliação da ferrovia até a cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte de MG, totalizando 670km de extensão, passando por 20 municípios. A ferrovia vais ter ramais para Teixeira de Freitas e para Mucuri, até a fábrica de celulose da Suzano.
O ato realizado neste domingo (30/04), no distrito, reuniu prefeitos de todos os onze municípios cortados pela rodovia, além de vereadores, deputados estaduais e federais dos estados de Minas Gerais e Bahia, todos assinando o termo de adesão e o compromisso com o projeto de reativação da Ferrovia Bahia-Minas.
“O prefeito da época não é o mesmo hoje. O atual não está nem aí. Isso é política pura. Projeto meio fantasioso. Só acredito quando estiver pronto. É bonito no papel. Dar o pontapé inicial é outra história.”, diz um morador de Caravelas
A Multimodal Caravelas (MTC) foi criada em 2017 com o intuito de desenvolver um complexo logístico moderno, com conceito sustentável de baixo impacto ambiental, com a possibilidade de contribuir efetivamente para a transformação da região conectando-a à cadeias de produções estratégicas para o Brasil e o mundo.
O último ferroviário vivo, Manoel Bernadino de Almeida, de 91 anos, telegrafista da Bahia-Minas por mais de 30 anos, nascido e criado em Caravelas fez questão de aparecer ao evento da reconstrução da ferrovia e falar da emoção de ver de volta a locomotiva que tantas saudades lhe trazem.
SAIBA MAIS EM: https://www.instagram.com/reel/CrvCZxfMb-B/?igsh=MXV1c2hrMW1ocjVxdg==
https://jornalalerta.com.br/caravelas-inaugura-marco-da-reativacao-da-ferrovia-bahia-minas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário