domingo, 15 de setembro de 2024

ENVELHECIMENTO, BÔNUS E ÔNUS COMO ENVELHECER COM SAÚDE

 

Por THEODIANO BASTOS

“Quem de jovem não morre, de velho não escapa”

O autor deste blog está com 88 anos (a completar em outubro) e a esposa com 85 anos e ambos gozam de boa saúde e sem nenhuma comorbidade.

Para envelhecer bem, é importante adotar hábitos saudáveis e manter uma vida social ativa: 

  • COMO ENVELHECER BEM:
  • Caminhada, exercícios na água, dança, alongamento, são os mais indicados, porém, é recomendável buscar orientação de um profissional de saúde antes de iniciar um programa de atividades físicas. Exercitar a mente também é muito importante: O cérebro é como os músculos, se não exercitar, ele não se desenvolve.
  • Alimentação: Ter uma alimentação saudável e balanceada, com frutas, legumes e verduras. Exercícios: Praticar exercícios físicos com regularidade, como caminhada, dança, alongamento ou exercícios na água. 
  • Sono: Ter boas noites de sono, de acordo com a faixa etária. 
  • Vida social: Manter uma vida social ativa, evitando o isolamento e conversando com a família e amigos. 
  • Cérebro: Exercer o cérebro, pois ele precisa de atividade para se desenvolver. 
  • Estresse: Controlar o estresse. 
  • Medicamentos: Não ter vício em medicamentos opioides. 
  • Fumo e álcool: Não fumar e evitar o abuso de álcool. 
  • Acompanhamento médico: Consulte um médico periodicamente. 

Envelhecimento transforma demências num dos maiores desafios da ciência

Ao menos, o Brasil se mobiliza com um plano de ação

Trata-se de “enfrentar problemas de saúde acumulados na velhice”, como resume o documento da Organização Mundial da Saúde (OMS) com diretrizes para os países oferecerem melhores cuidados aos idosos. Publicado há sete anos, ele também era um chamado para as nações articularem políticas públicas para lidar com os desafios de uma população que deve dobrar globalmente até 2050. Uma das maiores preocupações da entidade são as doenças que levam ao colapso cognitivo e à demência, sendo a mais prevalente delas o Alzheimer. 

Desde que foi descrita pelo patologista alemão Alois Alzheimer, em 1906, a doença neurodegenerativa impõe dificuldades e armadilhas, a ponto de ainda não ser totalmente compreendida.

SAIBA MAIS EM: https://www.google.com/search?q=como+envelhecer+bem&oq=como+envelh&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqDggAEEUYJxg7GIAEGIoFMg4IABBFGCcYOxiABBiKBTIGCAEQRRg5MgcIAhAAGIAEMgcIAxAAGIAEMgcIBBAAGIAEMgcIBRAAGIAEMgcIBhAAGIAEMgcIBxAAGIAEMgcICBAAGIAEMgcICRAAGI8C0gEJMjE4MjRqMGo3qAIAsAIA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 E https://veja.abril.com.br/saude/envelhecimento-transforma-demencias-mentais-num-dos-maiores-desafios-da-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário