segunda-feira, 26 de junho de 2023

COMEÇO DO FIM DE VLADIMIR PUTIN

 


Análise: Invasão do Grupo Wagner na Rússia mostrou Putin como enfraquecido e ingênuo

Revolta de mercenários contra o Estado russo forçou um presidente visivelmente zangado a se dirigir à nação e ameaçar Prigozhin, líder das tropas particulares, com consequências terríveis.

comentarista da CNN Marco Antonio Villa analisou, nesta segunda-feira (26), a rebelião do Grupo Wagner contra a Rússia. Villa afirmou que o episódio é o começo do fim de Vladimir Putin.

“Olha, eu assisti estarrecido à tentativa de golpe de Estado na Federação Russa. Foi uma tentativa de golpe de Estado. É o começo do fim de Vladimir Putin, do longo domínio que ele teve da Rússia por quase duas décadas”, disse.

Os acontecimentos do último fim de semana na Rússia se caracterizam como uma interrupção quase surreal do longo conflito que se desenrola na vizinha Ucrânia.

A revolta de Yevgeny Prigozhin, lider do Grupo Wagner, conta o Estado russo explodiu e recuou no espaço de 24 horas, mas as consequências de seu motim de curta duração podem reverberar por muito mais tempo.

As forças Wagner, apesar de toda a sua ostentação, nunca seriam fortes o suficiente diante das forças de segurança russas. A marcha sobre Moscou envolveu tropas dispersas que tinham pouca forma – e poder de fogo insuficiente para desafiar os militares regulares.

Apesar da arrogância de Prigozhin, não há praticamente nenhuma evidência de que quaisquer unidades regulares russas tenham ficado do lado de Wagner, embora algumas possam ter optado por não enfrentá-los.

De certa forma, foi surpreendente que as tropas de Prigozhin tenham chegado tão longe.

Ainda assim, a saga foi humilhante para os militares russos e, no mínimo, embaraçosa para o Kremlin.

Houve o bizarro encontro registrado entre Prigozhin e dois oficiais militares experientes em Rostov-on-Don, durante o qual ele os repreendeu como adolescentes condenados à detenção [e disse que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, havia fugido].

SAIBA MAIS EM: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/marco-antonio-villa-e-o-comeco-do-fim-de-vladimir-putin/ - https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/analise-invasao-do-grupo-wagner-na-russia-mostrou-putin-como-enfraquecido-e-ingenuo/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário