sábado, 15 de junho de 2024

CRUELDADE CONTRA AS MULHERES, ABORTAR APÓS 22 SEMANAS É HOMICÍDIO. PENA MAIOR QUE O DO ESTRUPADOR

 

Por THEODIANO BASTOS

O Dep. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor da proposta, após críticas e protestos em diferentes cidades do país contra o projeto de lei que equipara a pena de aborto após 22 semanas de gestação à de homicídio, o deputado federal autor da proposta, afirmou ao UOL que o texto tem 300 votos de parlamentares favoráveis ao texto.                          .                                        87% da população é contra. 

PL antiaborto deixa a lei brasileira tão dura quanto a de países como Afeganistão e Indonésia conhecidos pelas violações dos direitos das mulheres.

Após repercussão negativa, governo se posiciona contra PL sobre aborto. Ministro Alexandre Padilha afirmou que o Executivo vai trabalhar para que o PL não seja votado.

A Câmara aprovou o regime de urgência para a tramitação do projeto na quarta-feira. Isso significa que o PL não precisará passar por comissões temáticas na Casa e poderá ser pautada diretamente em plenário.

Após a repercussão negativa do projeto de lei 1.904/2024, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva começou a dar indicativos de que pode agir  para que ele não seja aprovado. O projeto, que vem sendo chamado de PL do aborto, equipara a interrupção da gravidez após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio.

Leia mais em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/06/pl-antiaborto-deixa-a-lei-brasileira-tao-dura-quanto-a-de-paises-como-afeganistao-e-indonesia.shtml - https://veja.abril.com.br/brasil/apos-criticas-governo-se-posiciona-contra-projeto-sobre-aborto

quinta-feira, 13 de junho de 2024

MORADORES DE RUA 227 MIL, AUMENTO DE 935%

 

                                                                     Centro de Vitória/ES

                                                          Cenro de São Paulo

Por THEODIANO BASTOS

O Brasil tem hoje 227 mil pessoas em situação de rua, um aumento de 935% em 10 anos. Os números frios não mostram as famílias, as crianças, mulheres sozinhas, idosos que não têm um teto, nem sequer um lugar onde guardar seus poucos pertences

São as pessoas que a gente vê nas ruas das grandes cidades brasileiras, mas também nas das pequenas. A capital do país tem a maior taxa proporcional, 3 pessoas em situação de rua para cada mil habitantes. Como chegamos nessa situação e o que está sendo feito para superá-la?

Há ainda um novo fenômeno no país que já vem sendo captado pelas pesquisas: o crescimento do número de famílias – e não apenas indivíduos sozinhos – que vivem nas ruas, em barracas feitas com lonas...

Estima-se que um terço dessa população, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, migrou para as ruas depois da pandemia de covid-19. São trabalhadores que já estavam em situação precária antes ...

precária antes da crise sanitária e que, com a pandemia, perderam sua rede de proteção social e foram morar nas ruas com os filhos.

 Na cidade de São Paulo, o número de barracas nas ruas cresceu 330% ...

SAIBA MAIS EM: https://www.camara.leg.br/tv/1033592-aumento-da-populacao-em-situacao-de-rua-24-01-2024/#:~:text=O%20Brasil%20tem%20hoje%20227,onde%20guardar%20seus%20poucos%20pertences. - https://veja.abril.com.br/coluna/balanco-social/o-crescimento-do-numero-de-familias-em-situacao-de-rua-nas-grandes-cidades

terça-feira, 11 de junho de 2024

PLANO REAL, 30 ANOS DE SUCESSO


Fernando Henque Cardoso, implantou o Real e foi eleito presidente duas vezes em primeiro turno, derrotando Lula 

Por THEEODIANO BASTOS

Os 30 anos do Real, o plano que salvou o Brasil da hiperinflação

Com o projeto, e uma nova moeda, o país venceu uma de suas maiores mazelas. Falta achar soluções para outros problemas  para a economia deslanchar de vez 

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/os-30-anos-do-plano-real-a-moeda-que-salvou-o-brasil-da-hiperinflacao/

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/economia/os-30-anos-do-plano-real-a-moeda-que-salvou-o-brasil-da-hiperinflacao/

Após 15 anos de hiperinflação, 6 moedas e 5 planos fracassados. 30 anos do Plano Real.                                

Plano Real foi um processo de estabilização econômica iniciado em 1993 e o seu sucesso representou a quebra da espinha dorsal da inflação no Brasil.

Conflito distributivo, inflação inercial e pactos sociais: revisitando os trabalhos de Persio Arida, Edmar Bacha e André Lara-Resende.

Tudo começou com a Proposta Larida, também chamada de Plano Larida, que foi um plano de estabilização monetária concebido por Pérsio Arida e André Lara Resende em 1984. O plano previa a criação de uma moeda indexada que circularia paralelamente ao Cruzeiro. Visando o controle da inflação, a proposta serviria de inspiração para o Plano Real.

Plano Real foi deslanchado no fim de fevereiro de 1994, quando o presidente Itamar Franco enviou para votação no Congresso Nacional a medida provisória (MP) que criou a Unidade Real de Valor (URV), uma espécie de moeda fictícia que antecedeu o real.

Rubens Pontes, com 101 anos de idade, comenta: Convivi com os fatos e seus efeitos. Itamar Franco presidente e Fernando Henrique Cardoso Ministro da Fazenda, com uma equipe de jovens e talentosos economistas, diz Rubens Pontes, com 101 anos de idade.

Theodiano: Também vivenciei todo esse período. A remarcação era diária, 87% de inflação ao mês, projeção de 3.000% ao ano. Tinha um pequeno supermercado em Nanuque e quatro filhos estudando na UFES em Vitória. Não acrescentei nada no patrimônio mas nada perdi. Lembro que Gedeão Botelho, dono de três fazendas e 15.000 cabeças de gado, concessionária da Ford, etc, disse numa roda da qual participava: você é um gênio em finanças, eu perdi um terço do patrimônio.

FONTES: https://www.scielo.br/j/ee/a/vhq6Ptdn8973gw6SyRXG4zg/ E https://www.google.com/search?q=plano+real+1994&oq=plano+real+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqBwgFEAAYgAQyBwgAEAAYjwIyBwgBEAAYgAQyBwgCEC4YgAQyBwgDEAAYgAQyEAgEEAAYgwEYsQMYgAQYigUyBwgFEAAYgAQyBwgGEAAYgAQyBwgHEAAYgAQyBwgIEAAYgAQyBwgJEAAYgATSAQkxNzcyMGowajeoAgCwAgA&sourceid=chrome&ie=UTF-8 E https://veja.abril.com.br/economia/os-30-anos-do-plano-real-a-moeda-que-salvou-o-brasil-da-hiperinflacao / 

domingo, 9 de junho de 2024

COMPLEXO MULTIMODAL COM ZTE, FERROVIA DE 670km, PORTO E AEROPORTO EM CARAVELAS/BA

 

                                                        Centro histórico de Caravelas/Bahia

Por THEODIANO BASTOS

A Multimodal Caravelas (MTC), 


em projeto estimado em 13 bilhões construirá um complexo multimodal uma moderna ferrovia de bitola larga e composições com 100 vagões de minérios, com 670km ligando Rio Pardo,
Grão Mogol e Salinas em Minas a Caravelas na Bahia, com ramais para Teixeira de Freitas e Mucuri até a Suzano indústria de celulose, aeroporto com duas pistas e área portuária com 486.000m2 e gerará 15 mil empregos.

A ferrovia transportará lítio, minério de ferro, madeira de eucalipto e celulose até o porto em Caravelas.

Estão na fase do projeto e licenciamentos. Após isso que vem a parte dos investimentos maiores, que estamos com alguns financiadores acertados.

A construção desse Projeto Logístico impactará positivamente toda a região: sul da Bahia, norte do Espírito Santo, Vale do Mucuri e Jequitinhonha em Minas Gerais viabilizando indústrias que antes inviáveis devido a dificuldade para alcançar mercados consumidores, além de desafogar os portos do sudeste.

Oportunidades para o
potencial turístico

Dado o potencial que a região possui com suas belezas naturais, o complexo Multimodal também visa aumentar substancialmente a capacidade turística e hoteleira da região. E assim, tornando-se destino de embarcações e grandes aeronaves, massificando o turismo tanto do litoral quanto do interior do país onde a ferrovia atenderá.

Além do transporte de cargas, a Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros, informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC.

 

 

 


sexta-feira, 7 de junho de 2024

FERROVIA BAHIA MINAS TERÁ 670km, DE RIO PARDO/MG A CARAVELAS/BA

 

Por THEODIANO BASTOS

Após 57 anos de paralização, a ferrovia Bahia Minas será reativada para transpor de Lítio usado nas baterias dos veículos, também celulose e madeira e no futuro também transporte de passageiros.  

O investimento privado será de aproximadamente R$ 13 bilhões. É importante ressaltar que a ferrovia passará pelas regiões mais carentes dos estados de Minas Gerais e Bahia, o que impactaria economicamente todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, além do Extremo Sul da Bahia, Informam o consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor MTC

A Multimodal Caravelas (MTC) é uma empresa mineira que, em 2023, recebeu a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a reconstrução da Ferrovia Bahia e Minas.

Além da reconstrução da ferrovia, a MTC também construirá um porto em Caravelas (BA). Em seu traçado original, a ferrovia começava no município baiano e tinha o seu ponto final em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Recebida a autorização da ANTT, a MTC pode explorar o trecho por 100 anos.

No fim do ano passado, a MTC pediu uma ampliação da ferrovia até a cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte de MG, totalizando 670km de extensão, passando por 20 municípios. 

A ferrovia vais ter ramais para Teixeira de Freitas e para Mucuri, até a fábrica de celulose da Suzano.


Apesar do lítio ser uma das cargas, a quantidade dele não é muito volumoso para uma ferrovia. a principal carga vai ver o minério de ferro ali da região de Nova Aurora (em Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Salinas, etc)

A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral.

“Atualmente, encontramo-nos em fase de projeto básico, e a MTC está em contato com algumas empresas que apresentarão sugestões de trajetos que serão submetidos à ANTT. Coforme informações de José Luiz Campos Assessor MTC

De fato, o Vale do Jequitinhonha tem sido o destino de investimentos do segmento de lítio e já começa a ser conhecido globalmente como “lithium valley”. E há, inclusive, uma proposta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para criar o Polo Minerário e Industrial do Lítio nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Passageiros

Além do transporte de cargas, o consultor da Multimodal Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de passageiros”.



 

 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

PUTIN É UMA AMEAÇA À PAZ MUNDIAL, UM LOUCO COM GATILHO NUCLEAR

 


Por THEODIANO BASTOS

Com 17.100.000 km² a Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial.

Os Estados Unidos em segundo lugar têm 9.834.000 km², o Brasil 8.510.000 km², mas a Rússia  quer ocupar a Ucrânia...  

"Putin é um grande perigo para o mundo: aumentam ameaças nucleares.

Mas se ele apertar o gatilho nuclear haverá a retaliação por parte dos 32 países da OTAN e a Rússia será dizimada.                                                Nenhum ser vivo sobrará na face da terra

A Ucrânia já parece perdida e o chefão russo eleva o tom das chantagens envolvendo a guerra do fim do mundo

Por que não levar a sério as ameaças cada vez mais radicais feitas por Vladimir Putin? Por que achar que é só um show e não uma declaração de intenções?

Nos últimos dias, as chantagens subiram de tom...

E não são só palavras evocando a guerra do fim do mundo. No começo de maio, Putin mandou fazer um ostensivo exercício com armas nucleares táticas, os artefatos usados num campo de batalha específico, ...

O que ele diz deve ser levado a sério: se o chefe do país com o maior número de armas nucleares do planeta passa a usar enunciados que mesmo no auge da guerra fria eram cautelosamente evitados pelos eram cautelosamente evitados pelos líderes soviéticos, suas palavras não podem ser relegadas a uma manobra da guerra da propaganda. Têm um peso gravíssimo."

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/mundialista/putin-e-um-grande-perigo-para-o-mundo-aumentam-ameacas-nucleares

sábado, 1 de junho de 2024

CASAIS COM GRANDE DIFERENÇA DE IDADE






Rubens Pontes, 101 anos a esposa Márcia Maria 81 anos e ao fundo Maria do Carmo, esposa de Theodiano Bastos

Por THEODIANO BASTOS

Quando CHARLES CHAPLIN decidiu se casar com OONA O’NEIL, 36 anos mais jovem, ele disse a ela: Case-se comigo para eu te ensinar a viver e você me ensinar a morrer...

Ela respondeu: Não Charles vou me casar com você para me ensinar a crescer, e eu te ensinar a ser jovem até o fim...

O casamento durou 34 anos (de 1943 a 1977), eles tiveram 8 filhos e viveram juntos até a morte de Charles (25/12/1977), aos 88 anos.

As suas duas primeiras esposas tinham 16 anos quando se casaram com o ator. A sua última esposa, Oona, tinha apenas 18 anos quando se casou com Chaplin.

Como todos sabemos, é comum o homem se casar com mulher mais nova.

Meu amigo Rubens Pontes, por exemplo, agora com 101 anos, ainda lúcido e produtivo se casou com Márcia Maria 20 anos mais nova.

Lula é 24 anos mais velho que esposa Rosângela, a Janja, também. 

MICHEL E MARCELA

Michel Temer, aos 62 anos se casou com Macela 42 anos mais, nova. Ela tinha 20 anos quanto se casou e tem um filho.

MACRON, PRESIDENTE DA FRANÇA É 25 ANOS MAIS NOVO QUE BRIGITE

Macron era aluno de Brigite e aos 15 anos disse que  se casar com ela

Em 22 de junho de 1974, Brigitte casou-se com o banqueiro André-Louis Auzière, com quem teve três filhos. Ela se divorciou de Auzière em 2006 e casou-se com Macron em 2007. 

Casada desde 2007 com Emmanuel Macron, 70 anos,  primeira-dama está no centro das atenções desde a primeira campanha eleitoral de seu esposo

Brigitte Macron revela início de romance com Emmanuel Macron: 'Esperei 10 anos para não arruinar a vida dos meus filhos'

Em rara entrevista, primeira dama revela bastidores do início de sua relação com o atual presidente da França, 25 anos mais novo que ela, e revelou como seus filhos, de idade próxima a Emmanuel, receberam o romance

A primeira dama francesa Brigitte Macron é a capa da revista parisiense Paris Match deste mês, e entregou, em uma rara entrevista pessoal, ao veículo detalhes da sua relação com o presidente Emmanuel Macron. 25 anos mais velha que ele, Brigitte revelou o começo da relação - que causou um grande escândalo na província francesa de Picardie, onde moravam - e os desafios que passaram até assumirem sua relação.

"“O maior obstáculo foram os meus filhos. Dediquei todo o tempo que foi preciso para não arruinar as suas vidas", diz ela à revista Paris Match.  

SAIBA MAIS EM: https://veja.abril.com.br/brasil/marcela-temer-bela-recatada-e-do-lar -   https://www.facebook.com/share/p/YMVuinm4ZrrAa39q/?mibextid=xfxF2i E https://revistamarieclaire.globo.com/celebridades/noticia/2023/11/brigitte-macron-revela-inicio-de-romance-com-emmanuel-macron-esperei-10-anos-para-nao-arruinar-a-vida-dos-meus-filhos.ghtml