Por THEODIANO BASTOS
Após 57 anos de paralização, a ferrovia Bahia Minas
será reativada para transpor de Lítio usado nas baterias dos veículos, também
celulose e madeira e no futuro também transporte de passageiros.
O investimento privado será de aproximadamente R$ 13
bilhões. É importante ressaltar que a ferrovia passará pelas regiões mais
carentes dos estados de Minas Gerais e Bahia, o que impactaria economicamente
todo o Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, além do Extremo Sul da
Bahia, Informam o
consultor da empresa, Fernando Cabral e José Luiz Campos, Assessor
MTC
A Multimodal Caravelas (MTC) é uma empresa mineira
que, em 2023, recebeu a autorização da ANTT (Agência Nacional de Transportes
Terrestres) para a reconstrução da Ferrovia Bahia e Minas.
Além da reconstrução da ferrovia, a MTC também
construirá um porto em Caravelas (BA). Em seu traçado original, a ferrovia
começava no município baiano e tinha o seu ponto final em Araçuaí, no Vale do
Jequitinhonha. Recebida a autorização da ANTT, a MTC pode explorar o trecho por
100 anos.
No fim do ano passado, a MTC pediu uma ampliação da
ferrovia até a cidade de Rio Pardo de Minas, no Norte de MG, totalizando 670km
de extensão, passando por 20 municípios.
A ferrovia vais ter ramais para Teixeira de Freitas e para Mucuri, até a fábrica de celulose da Suzano.
Apesar do lítio ser uma das cargas, a quantidade dele
não é muito volumoso para uma ferrovia. a principal carga vai ver o minério de
ferro ali da região de Nova Aurora (em Rio Pardo de Minas, Grão Mogol, Salinas,
etc)
A perspectiva é de que a fase de projeto e de licenciamento ambiental leve de um a dois anos. “Concluídas essas etapas, aí vem a execução”, diz Cabral.
“Atualmente, encontramo-nos em fase de projeto básico,
e a MTC está em contato com algumas empresas que apresentarão sugestões de
trajetos que serão submetidos à ANTT. Coforme informações de José Luiz Campos Assessor
MTC
De fato, o Vale do Jequitinhonha tem sido o destino de
investimentos do segmento de lítio e já começa a ser conhecido globalmente como
“lithium valley”. E há, inclusive, uma proposta na Assembleia
Legislativa de Minas Gerais para criar o Polo Minerário e Industrial do Lítio
nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.
Passageiros
Além do transporte de cargas, o consultor da Multimodal
Caravelas conta que existe a possibilidade de a ferrovia oferecer transporte de
passageiros”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário